Pular para o conteúdo principal

Escola de Samba homenageará alemão radicado no Brasil que foi colaborador do Darwin

Radicado no Brasil, o alemão Fritz Müller manteve correspondência com o naturaliza inglês no momento em que ele escreve o livro A Evolução das Espécies


A Consulado, heptacampeã do Carnaval de Florianópolis, levará à Passarela Nego Quirido, no sábado (29), os “delírios febris” de Fritz Müller. O botânico e naturalista alemão será o tema do desfile da escola, que busca o oitavo título.

Müller foi um colaborador do naturaliza Charles Darwin, autor do livro A Evolução das Espécies, um março da ciência.



Nascido em 1822, Müller mudou-se para Blumenau em 1852, fugindo de perseguições políticas na Alemanha. 

No Brasil, aprofundou seus estudos sobre botânica e crustáceos, realizando descobertas que o aproximaram de Darwin, com quem manteve intensa troca de correspondências.

O samba-enredo da Consulado, “O Jardim Secreto — Nos Delírios de Fritz Müller”, explora a jornada introspectiva do cientista, seu fascínio pela natureza e a busca por conhecimento. A letra faz referência ao “jardim secreto” de Müller, um espaço de reflexão e conexão com a vida.

Compositores como Alan Cardozo e Edson do Tamborim assinam o samba-enredo, que será interpretado por Alan Cardozo. A vice-presidente da escola, Monique Luz, expressou confiança no espetáculo e na busca pelo campeonato.

> Com informação da prefeitura de Florianópolis e de outras fontes.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias