Pular para o conteúdo principal

Minilua se afasta da Terra, mas muitas outras virão, sem risco de colisão

O pequeno tamanho do corpo celeste manteve-o invisível no céu, exceto para grandes telescópios


David Galadi Enriquez 
professor do departamento de física da Universidade de Córdoba, Espanha

The Conversationl
plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas

Em 7 de agosto de 2024, o sistema de alerta precoce de asteroides potencialmente perigosos ATLAS da NASA detectou o objeto 2024 PT5. Parecia apenas mais um na lista de objetos próximos à Terra, ou NEOs.

Embora a humanidade só explore o mundo dos NEOs há algumas décadas, neste momento já são conhecidos mais de trinta mil, e a descoberta de cada um deles já não causa a mesma sensação de no passado. 

No entanto, rapidamente se provou que o 2024 PT5 tinha algo especial: estava destinado a tornar-se, durante apenas alguns meses, o segundo satélite natural da Terra.

Um estudo da Universidade Complutense de Madrid revelou que entre 29 de setembro e 25 de novembro este pequeno asteroide, cujo tamanho é estimado em apenas cerca de dez metros de diâmetro, ficaria preso pelo abraço gravitacional da Terra. Ele se movimentou pelo nosso ambiente como se fosse uma mini-lua.

Capturado por energia negativa

Para um planeta, a Terra ou qualquer outro, pegar um asteroide em seu caminho e transformá-lo em seu satélite não é tão simples quanto parece. Um objeto que se aproxima da Terra à distância e não está gravitacionalmente ligado a ela tem energia total positiva. 

A lei da conservação da energia exigiria que essa energia fosse conservada, portanto o objeto teria que manter o mesmo valor positivo para sempre, o que acabaria por separá-lo do nosso planeta.

Porém, a Terra e o asteroide não estão sozinhos no universo, e as perturbações do Sol e da Lua alteram esse quadro simples e abrem a porta para trocas de energia capazes de modificar o panorama.
567.000 km do centro da Terra.


O sistema ATLAS
capturou o asteroide
horas antes de sua
maior aproximação,
que ocorreu em
8 de agosto com
a rocha espacial a
apenas 567 mil km
do centro da Terra,
48% a mais que
 a distância até a
Lua (que equivale
a 384 mil km).

Desde então, 2024 PT5 e a Terra realizaram uma dança cósmica na qual a distância e a velocidade relativa mudaram.

Perdemos a minilua

O asteroide afastou-se do nosso mundo mas, ao mesmo tempo, reduziu a velocidade com que se move do nosso ponto de vista, até se deslocar a apenas 680 km/h no dia 29 de outubro, uma velocidade ridícula falando em astronomia.

No decurso desta complexa interação multibanda, a energia do asteroide medida a partir da Terra tornou-se ligeiramente negativa desde o final de setembro e assim permanecerá até aos últimos dias de novembro. Isso significa que, nesse intervalo, o planeta Terra terá tido dois satélites naturais!

Ao mesmo tempo, o asteróide traçou um loop complexo que acabará por afastá-lo da Terra depois de recuperar a energia necessária para que o seu equilíbrio geocêntrico se torne positivo novamente. Embora se aproxime novamente do planeta em janeiro de 2025, não teremos 2024 PT5 novamente como “minilua” da Terra até o ano de 2055.

O movimentado pátio da minha casa

Antes da virada do século, o espaço interplanetário era considerado muito mais vazio do que se pensa agora. Especulou-se sobre possíveis satélites naturais desconhecidos da Terra e de outros planetas, e durante algum tempo acreditou-se que havia sido encontrada uma segunda lua , que passou a ser chamada de Lilith, embora tudo indique que se tratou de um erro de observação.

No entanto, campanhas sistemáticas para localizar objetos potencialmente perigosos revelaram que a Terra habita uma vizinhança cósmica muito movimentada. Entre os mais de trinta mil corpos próximos à Terra (a maioria deles minúsculos), há alguns em órbitas exóticas, sujeitos a jogos gravitacionais caprichosos e variados.

A abundância de quase-satélites

Há objetos que podem ser capturados pela Terra “de passagem”, de forma muito transitória, enquanto outros acabam por acompanhar o nosso planeta durante meses ou anos, com os quais chegam a fazer várias voltas completas à nossa volta, o que os torna “miniluas”. Isso pode acontecer várias vezes a cada década.

Os chamados “quase-satélites” não são capturados (mantêm sempre energia positiva), mas dão a impressão de girarem em torno do planeta, em órbitas aparentes muito inclinadas. A Terra tem nove quase-satélites e Vênus pelo menos um.

Asteroides com órbitas em “ferradura” se aproximam da Terra “por trás” e depois mudam de trajetória sem nos ultrapassar, e se movem para trás e para trás tanto que acabam aparecendo novamente à frente após uma revolução completa. 

Ao chegarem lá, aceleram novamente, fogem para frente e repetem mil vezes aquele balanço cósmico. Perturbações gravitacionais podem fazer com que objetos em órbitas em ferradura se tornem miniluas transitórias.

Trojans são feitos de pedra

Finalmente, existem os satélites troianos da Terra, objetos que seguem nosso planeta em sua trajetória, mas sessenta graus à frente ou atrás dele em sua mesma órbita.

O pátio da nossa casa terrestre é particular, e ali chovem meteoros, mas também circulam blocos de dimensões um pouco mais consideráveis. 

Ainda não foi descoberto nenhum que nos deva realmente assustar, por isso, entretanto, aproveitemos as curiosidades cósmicas que os jogos gravitacionais nos proporcionam e que nos apresentam miniluas, ferraduras e as acrobacias de tiros e troianos.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...