Pular para o conteúdo principal

Associação Médica da Alemanha acaba com treinamento em homeopatia de médicos

Para entidade, prática é puro placebo; resistência de lobby é grande


Edzard Ernst
professor emérito da Escola de Medicina da Península, na Universidade de Exeter, Inglaterra

A profissão médica alemã está lutando para decidir qual posição deve tomar sobre a homeopatia. A evidência é clara: a homeopatia é uma terapia de puro placebo. Há lobby poderoso tentando impedir a aceitação geral dessa conclusão. Agora, mais um passo em direção ao progresso foi dado.

Após dois anos de debate acalorado, a Associação Médica de Baden-Württemberg, Alemanha, decidiu que o treinamento adicional para médicos em homeopatia será cancelado.

Em julho de 2022, a Assembleia de Representantes já havia votado a favor da remoção da homeopatia dos regulamentos de treinamento adicional em Baden-Württemberg. 

Essa medida gerou forte oposição em vários níveis; o Ministro dos Assuntos Sociais Manfred Lucha (Verdes), por exemplo, chamou isso de “o sinal absolutamente errado”. A homeopatia é uma parte importante da assistência médica para muitas pessoas, ele afirmou.

O tratamento de pacientes em Baden-Württemberg com homeopatia não será restringido nem proibido por esta etapa. Médicos que já concluíram o programa de treinamento adicional ou continuam no processo de fazê-lo não serão afetados pela mudança.

A avaliação da câmara concluiu não haver/ evidências científicas mostrando que a homeopatia é eficaz para qualquer condição. 

A Associação Médica Alemã chegou ao mesmo veredito e, já em 2022, se manifestou a favor da abolição em 2022.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Os absurdos religiosos são tantos que nem dá para contá-los. Mas eis alguns deles