Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas

Lei da cidade obriga bibliotecas de escolas municipais a terem exemplar do livro cristão, não estendendo a medida à literatura de outras religiões


“Nós perdemos por 17 a 7”, reconheceu em março o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), de Sorocaba, ao comentar uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

“Infelizmente, a Justiça julgou ilegal a obrigatoriedade de ter uma bíblia na biblioteca [de escolas municipais].”

Mesmo reconhecendo a derrota, o prefeito, que é evangélico, disse que descumprirá a decisão judicial, mantendo exemplares do livro sagrado cristão à disposição dos estudantes.

Manga informou que aguardará uma manifestação do STF (Supremo Tribunal Federal), não se sabe quando, porque o tema não está na pauta daquela Corte.

O que o TJ-SP decidiu foi o fato de uma lei municipal exigir a obrigatoriedade em bibliotecas escolares somente da Bíblia, omitindo-se em relação a livros das demais religiões.


O prefeito Manga é
acusado de fazer
compra sem licitação
FOTO: REPRODUÇÃO DO FACEBOOK 

O desembargador Campos Mello, o relator do caso, afirmou, em seu parecer, que fica claro na referida lei de Sorocaba a “opção do legislador pela difusão apenas das religiões cristãs”, afrontando, assim, o princípio da laicidade de Estado.

“Nem o Alcorão (livro sagrado do islamismo), nem o Talmude ou a Torá (livros sagrados da tradição judaica) terão sido objeto dessa obrigatoriedade”, constatou Mello.

“O art. 19 da Lei Maior veda que a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios estabeleçam cultos religiosos, embaracem os respectivos funcionamentos ou com eles mantenham relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.”

O prefeito Manga, além de se empenhar para impor a Bíblia às escolas, terá de se explicar ao Ministério Público, que o acusa criminalmente de ter feito na Catargo Editorial uma compra de R$ 13,2 milhões para o projeto Banco Mais Escola sem licitação pública.

> Com informação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, site Porque e de outras fontes.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco