Pular para o conteúdo principal

Mais três mulheres acusam o padre Marko Rupnik de abusos psicológicos e sexuais

O religioso é autor de mosaicos instalados em igrejas de vários países, incluindo o Brasil, com o Santuário Nacional de aparecida.


Cinco novas denúncias contra o padre Marko Rupnik, ex-jesuíta e artista renomado, foram apresentadas ao Dicastério para a Doutrina da Fé. As vítimas, duas ex-religiosas da Comunidade Loyola e três outras não identificadas, acusam Rupnik de abusos sexuais e psicológicos.

Essa é a terceira investigação sobre Rupnik nos últimos cinco anos. 

A primeira, em 2019, resultou na excomunhão do padre por absolver uma mulher com quem teve relações sexuais, mas a medida foi anulada três semanas depois. 

A segunda, em 2020, concluiu pela prescrição dos crimes de abuso, mas a Companhia de Jesus impôs restrições ao seu ministério, que ele ignorou.

A decisão de reabrir o caso foi tomada pelo papa Francisco em outubro de 2023, após relatórios da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores denunciarem “graves problemas” no tratamento do caso e a “falta de proximidade com as vítimas”.


Mosaico de Aparecida
é o maior já feito por
Marko Rupnik

Comunidade Loyola

O foco da investigação também recai sobre a Comunidade Loyola, fundada por Ivanka Hosta. Um decreto disciplinar indica que Ivanka encobriu e impôs silêncio às irmãs sobre as “relações gravemente impróprias” de Rupnik.

A investigação também deve considerar se Rupnik será punido e se a investigação se estenderá aos “graves problemas” no tratamento do caso.

Marko Rupnik é um padre esloveno e artista renomado. Ele esteve várias vezes no Brasil, para acompanhar a instalação de seus mosaicos no Santuário Nacional de aparecida. 

Até 2023 foi membro da Companhia de Jesus, da qual foi expulso. 

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida