Pular para o conteúdo principal

Páscoa é herança de tradições pagãs. E os cristãos não deveriam se opor a isso

Ensinar qualquer tipo de programa acadêmico com conteúdo religioso pode ser uma tarefa complicada. As paixões religiosas, sejam elas pró ou contra, podem ser voláteis; religião é um assunto que pode deixar as pessoas chateadas.


Rod Blackhurst
professor honorário, Faculdade de Artes, Ciências Sociais, Universidade La Trobe, Austrália

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Os meus estudos de doutoramento decorreram na área relativamente segura da filosofia grega — hoje em dia ninguém realmente se importa com o que se diz sobre Sócrates e os seus companheiros — mas ensinei estudos religiosos durante muitos anos e foi, em comparação, um campo minado de sensibilidades. Em todos esses anos, porém, só consegui incomodar alguém uma vez.

A estudante em questão era uma senhora francesa madura, e ela fez grande objeção ao meu anúncio prosaico em uma palestra de que a Páscoa tinha muitas associações pré-cristãs e tinha suas raízes em antigos festivais pagãos.

Ela ficou com o rosto roxo, cuspiu vários palavrões em francês, saiu furiosa da sala de aula e nunca mais voltou.

Fiquei surpreso com isso porque considerava as raízes pagãs da Páscoa um assunto incontroverso. Para começar, a própria palavra, “Páscoa”, é geralmente considerada derivada de formas anglo-saxônicas como “Estara” ou “Ostara” (e cognatos) associadas a uma deusa do amanhecer e a festivais comuns de primavera celebrados nas Ilhas Britânicas e norte da Europa muito antes do Cristianismo. Segundo alguns, essas associações remontam à divindade babilônica Astarte.

Mais obviamente, o onipresente ovo dado como presente (ou mastigado como uma indulgência de chocolate) na Páscoa é um símbolo de fertilidade amplamente utilizado que sinaliza o renascimento da vegetação e o fim da hibernação animal após o inverno do hemisfério norte. (Se você cuida de galinhas no quintal, como eu, você entenderia.)

Certamente não há nada de cristão no ovo de Páscoa; é pré-cristão e, mais especificamente, pagão em sua história e em suas associações. Que a festa da Páscoa tenha camadas de simbolismo pré-cristão e pagão, portanto, considero um fato incontestável, mas parece que mesmo tal “dado” pode ser contestado e pode perturbar algumas pessoas; tal é a natureza da religião, um campo de certezas acalentadas.

A verdadeira fonte da irritação da mulher francesa, suponho, é a implicação mais ampla de que existem elementos pagãos no cristianismo. Isso é tudo o que sugeri e, mais uma vez, parece-me um assunto que não deveria suscitar controvérsia. Nem diminui o cristianismo — pelo contrário, pode e deve ser visto como parte da riqueza acumulada da tradição cristã.


O ovo é um símbolo
pagão do renascimento
da vegetação

Quando o cristianismo se mudou para regiões pagãs — especialmente na Europa — adotou por vezes a táctica de erradicar impiedosamente a cultura religiosa existente. Mais frequentemente, porém, foi necessária uma abordagem mais pragmática e compassiva de absorver e adaptar ritos, locais e instituições pagãs onde quer que não fossem totalmente hostis ao espírito cristão.

Em vez de serem hostis a todas as coisas pré-cristãs, muitas das figuras mais sábias das ideias cristãs — Santo Agostinho é um exemplo notável — consideraram que as religiões pagãs tinham, à sua maneira, preparado o terreno para Cristo e que o cristianismo era não tanto um substituto para o paganismo, mas um cumprimento dele.

Desta forma, as divindades pagãs locais tornaram-se santos cristãos e as igrejas cristãs foram construídas em locais sagrados pagãos. Não se tratava tanto de uma questão de invasão e erradicação, mas sim de adoção e conversão.

O mesmo se aplica a festivais e dias santos. O Natal e a Páscoa são exemplos óbvios. Ambos são casos em que Cristo foi assimilado a aspectos do culto solar pré-cristão e ao mito do sol moribundo e renascido, que é uma realidade orientadora na vida de qualquer povo agrícola.

O Natal foi assimilado ao Yule e festivais relacionados no meio do inverno e a Páscoa foi assimilada aos festivais que celebram o renascimento do sol na primavera. Ao fazer isso, o cristianismo mostrou-se não como um credo novo e bizarro do Médio Oriente, mas antes como o cumprimento de grandes tradições espirituais que remontam ao início da história.

Além disso, Cristo não era apenas um obscuro carpinteiro judeu da Palestina, mas, como insistia o Novo Testamento, o Príncipe da Criação, o Logos, que existia desde o início e que não era desconhecido antes da Encarnação. Apreciar as assimilações pagãs do cristianismo enriquece a tradição cristã; negá-los empobrece-o.

É verdade que algumas pessoas usam a assimilação pagã do cristianismo para supostamente “expor” e minar a fé cristã. É uma espécie de polêmica do tipo “pegadinha” usada por anticristãos e ateus. Mas isso é um equívoco simplista e não precisa ser assim.

Mostrar que a Páscoa ou algum outro aspecto da tradição cristã tem raízes pagãs, ou pré-cristãs apenas demonstra a riqueza da tradição. As tradições vivas são sempre assim. Eles absorvem o que veio antes deles. O Budismo fez praticamente o mesmo ao se espalhar pela Ásia. Até mesmo o Islã, apesar de toda a sua hostilidade oficial à idolatria pagã, absorveu, absorveu e assimilou grande parte dos costumes árabes pré-islâmicos.

O mês sagrado do Ramadã foi celebrado muito antes de Maomé. Não deveríamos ficar surpresos que este seja o caso. As tradições religiosas nunca desfrutam de uma tabula rasa. Eles se tornam mais destrutivos e autodestrutivos quando negam tudo o que veio antes deles. Por outro lado, eles são mais criativos e férteis quando transformam todas as melhores coisas que vieram antes deles.

A Páscoa é um exemplo disso. O cristianismo não só transformou e sublimou os significados da herança judaica sobre a qual foi construído, mas o cristianismo absorveu e remodelou grande parte da ordem pagã que veio antes dele e é mais rico por fazer isso.

É até discutível, por mais paradoxal que possa parecer, que preservou e alimentou grande parte da antiga ordem pagã que já havia caído em decadência devido às degradações do Império Romano.

Em qualquer caso, a proposição de que a Páscoa é um assunto 100% puramente cristão é manifestamente insustentável. Irão encontrá-lo apresentado como tal por apologistas cristãos — especialmente os da persuasão protestante literalista — mas mostra uma ignorância da história. Pior ainda, demonstra uma incapacidade de compreender como as tradições religiosas funcionam e os ricos padrões orgânicos de tradição que elas tecem, muitas vezes em desacordo com a sua própria retórica.

As religiões são coisas complexas porque os seres humanos e a própria vida são complexos. Deixar de apreciar este fato é exatamente o pecado do fundamentalista. A realidade está fervendo e "contaminada", e não se pode querer que seja estéril e monocromática.

O fundamentalista moderno também não consegue apreciar o que às vezes é chamado de religião “cósmica”. Esse fracasso é um sintoma da vida urbana moderna e abstrata. Estamos afastados de grandes fatos cósmicos como a mudança das estações e os ciclos do sol.

Para a maioria dos cristãos do passado, Cristo era muito mais uma divindade solar conquistadora, que superou a calha escura do inverno e renasceu com a nova grama no equinócio da primavera, do que uma pessoa histórica.

É disto que se trata a Páscoa, porque é celebrada na primeira lua após o equinócio e porque foi assimilada aos mesmos ciclos e temas dos tempos pré-cristãos.

> Esse texto foi escrito originalmente em inglês.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica