Pular para o conteúdo principal

Diferença na expectativa de vida entre capitais brasileiras é de até 15 anos

Estudo do Instituto Cidades Sustentáveis revela disparidades em áreas como saúde, educação e saneamento.


A esperança média de vida varia de 57 a 72 anos entre as capitais brasileiras, expondo a desigualdade que marca o país, conforme o Mapa da Desigualdade entre as Capitais Brasileiras, lançado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), evidencia essa disparidade chocante.

Enquanto em Belo Horizonte e Porto Alegre a população vive em média até os 72 anos, em Boa Vista a expectativa de vida cai para 57 anos. Essa diferença de 15 anos é um retrato das disparidades em áreas como saúde, educação, renda, habitação e saneamento.

O estudo analisou 40 indicadores em cada capital e concluiu que as cidades com menor expectativa de vida também apresentam os piores índices em áreas essenciais para o bem-estar da população.

"As questões de saneamento, habitação precária, qualidade de saúde e educação, mortalidade infantil, violência e homicídios contra jovens são números muito ruins nessas cidades", explica Jorge Abrahão, coordenador geral do ICS.

Outro indicador que reforça a desigualdade é o acesso à rede de esgotamento sanitário. Em São Paulo, 100% da população é atendida, enquanto em Porto Velho esse número cai para apenas 5,8%.

Curitiba lidera o ranking das capitais com melhor desempenho nos indicadores, seguida por Florianópolis, Belo Horizonte, Palmas e São Paulo. Na outra ponta do ranking, Porto Velho aparece como a capital mais desigual, seguida por Recife, Belém, Manaus e Rio Branco.

"Das seis cidades mais bem colocadas na média dos indicadores, cinco são das regiões Sul e Sudeste. E das seis mais mal colocadas, quatro estão na Região Norte", destaca Abrahão.

Para reverter esse quadro, o estudo aponta para a necessidade de políticas públicas direcionadas às regiões mais desiguais. "O Brasil precisa de políticas públicas que valorizem as regiões onde a desigualdade é maior", afirma Abrahão.

O coordenador do ICS lembra que 2024 é um ano de eleições municipais e que a população deve estar atenta aos indicadores ao escolher seus candidatos a prefeito e vereador.

"É importante que as cidades se enxerguem para poderem ver onde é que estão suas maiores fragilidades e, a partir daí, discutam esses problemas com os candidatos", conclui Abrahão.

> Com informação da Agência Brasil.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Pesquisadores cristãos submetem o poder de cura da oração ao método científico. E ficam decepcionados

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Para evangélicos, Trump é só um degrau a mais para impor a extrema-direita religiosa ao mundo