Pular para o conteúdo principal

Dengue, chikungunya e agora oropouche. Doenças de mosquitos abalam a saúde pública

Ministério da Saúde monitora crescimento da doença e investiga rumor no Nordeste


O Brasil registra um aumento de casos de febre oropouche em 2024, com 3.161 notificações até o momento, contra 832 em 2023. A doença, transmitida por mosquitos, apresenta sintomas semelhantes à dengue e preocupa as autoridades.

A grande maioria dos casos (2.462) está concentrada no Amazonas, seguido por Roraima (590), Acre (68), Pará (23) e Amapá (18). As faixas etárias mais afetadas são entre 30 e 39 anos, 20 e 29 anos e 40 e 49 anos.


O Ministério da Saúde investiga um possível caso da doença no Nordeste, ainda não confirmado. "Estamos analisando e em contato com o município", disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

Os sintomas da febre oropouche duram entre 2 e 7 dias e incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores nas costas e articulações. A doença é transmitida por mosquitos, principalmente o maruim (Culicoides paraensis) e o mosquito da dengue (Culex quinquefasciatus).

Em fevereiro, uma equipe do Ministério da Saúde foi enviada ao Acre para revisar casos de dengue que, na verdade, poderiam ser de febre oropouche.

A melhor forma de prevenir a doença é evitar a proliferação de mosquitos. Use repelentes, telas de proteção e elimine criadouros de água parada.

> Em caso de sintomas, procure atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequados.> Saiba mais: Ministério da Saúde: Febre Oropouche: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/f/febre-do-oropouche.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes