Pular para o conteúdo principal

Defesa do uso da homeopatia é irresponsável, antiética e possivelmente criminosa

Um artigo publicado no Internacional Journal of Homoepathic Sciences afirma que a homeopatia cura infecção causada por vermes. A informação faz rir, mas é perigosa


Edzard Ernst
professor emérito da Escola de Medicina da Península, na Universidade de Exeter, Inglaterra

Um artigo intitulado “Homeopatia para infestações por vermes em crianças” chamou minha atenção. Aqui está o resumo não alterado:

Tipos incomuns de vermes podem estar presentes no estômago de uma criança e podem iniciar várias complicações de saúde, como dor, infecção, etc. Para tratar infecções por vermes, é necessário identificar várias de suas categorias. Após compreender o tipo de infecção induzida pelo verme, o tratamento para bebês ou crianças pode ser planejado. Existem vários medicamentos homeopáticos disponíveis que podem ser usados ​​para tratar infecções por vermes sem quaisquer efeitos colaterais na saúde das crianças.

Remédio homeopático?
Não, obrigado
IMAGEM GERADA POR IA

No próprio artigo, o autor, dr. AK Dwivedi (professor e HOD, Departamento de Fisiologia e Bioquímica, SKRP Guajarati Medical College, Indore, Madhya Pradesh, Índia), explica:

Os homeopáticos não cuidam apenas da doença, mas são prescritos com base na condição física, emocional e genética da pessoa. Os medicamentos homeopáticos atuam tanto no nível mental quanto no físico dos indivíduos. A homeopatia é um sistema natural e suave de medicamentos que utiliza doses mínimas de remédios bem pesquisados ​​para melhorar o processo de cura natural do corpo. Os medicamentos homeopáticos se originam de substâncias provenientes de plantas, minerais e animais.

A conclusão do autor é igualmente impressionante:

Com base em nossa pesquisa e após analisar os pacientes após a medicação, descobrimos que a homeopatia pode curar completamente a infecção por vermes. Se as dosagens forem prescritas corretamente e tomadas com base em relatórios de investigação de tempos em tempos, sob a orientação de um médico homeopata experiente, a infecção pode ser tratada eficazmente com homeopatia.

Sim, esse nível de incompetência pode ser muito engraçado! Mas, infelizmente, também é bastante preocupante. A maioria das infestações por vermes é facilmente tratada com terapias convencionais eficazes. Se não forem tratados, podem ter consequências graves. 

Defender a homeopatia — que é obviamente ineficaz — é irresponsável, antiético e possivelmente criminoso, na minha opinião.

> Esse texto foi traduzido para o português e aqui publicado com autorização de Edzard Ernst.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica