Pular para o conteúdo principal

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

'Sou ateia e um dos meus objetivos é libertar a Bíblia das mãos da igreja dominante e dos cristãos conservadores'


Duc Dau

pesquisadora da Bíblia, Universidade da Austrália Ocidental

O filósofo anarquista do século XIX, Michael Bakunin, disse o seguinte sobre o cristianismo em seu livro de 1882, Deus e o Estado:

O cristianismo é precisamente a religião por excelência, porque exibe e manifesta, em toda a sua extensão, a própria natureza e essência de cada sistema religioso, que é o empobrecimento, a escravização e a aniquilação da humanidade em benefício da divindade.

Estou inclinada a concordar com Bakunin.

Muitos de nós que crescemos numa cultura rodeada pelo cristianismo não conseguimos pensar em Deus sem associar a divindade à Bíblia e ao cristianismo.

Assim, é provável que a maioria dos ateus e agnósticos não tenha uma boa opinião sobre um texto que constitui a base do cristianismo — e de uma série de males sociais históricos em que essa religião participou, incluindo a escravatura, o sectarismo e o conservadorismo sexual.

Há muito a criticar sobre um sistema de crenças que censura as práticas sexuais fora do casamento, da monogamia e das relações heterossexuais.


Muitas Bíblias, muitos leitores

A Igreja Católica Romana na qual fui criada tem uma história imperdoável de falha na proteção de um número incontável de crianças contra o abuso físico, emocional e sexual por parte dos seus padres, irmãos e freiras.

Enumerar o número de ofensas do cristianismo contra a humanidade levaria mais do que alguns parágrafos.

E, no entanto, sou uma ateia e estudiosa literária que escreve sobre a Bíblia. Não acredito em Deus, mas escrevo extensivamente sobre um texto considerado por muitos cristãos como sancionado por Deus.

Não é uma contradição para mim porque um dos meus objetivos é libertar a Bíblia das mãos da igreja dominante e dos cristãos conservadores.

Sou um dos vários estudiosos que desejam abrir as possibilidades interpretativas do texto e dos seus leitores. Tal como o teólogo queer Gerard Loughlin em Alien Sex: The Body and Desire in Cinema and Theology (2003), no meu trabalho tento “conectar o aparentemente inconectável”: erotismo e religião, o corpo e a teologia, o ateu e a Bíblia.

A Bíblia não é um livro produzido por revelação divina. Quando a autoridade divina do autor é retirada da Bíblia, ela libera sua capacidade de ser adaptada e interpretada de maneiras múltiplas e surpreendentes na literatura.

Antigamente, as Bíblias eram acorrentadas nas igrejas inglesas, aparentemente para protegê-las de roubo e vandalismo. No entanto, como afirma Hugh S. Pyper em The Unchained Bible: Cultural Appropriations of Biblical Texts:

A interpretação subversiva e equivocada deste acorrentamento como símbolo de um livro cativo da igreja estabelecida é difícil de suprimir.

Uma vez libertada das suas correntes, porém, "a Bíblia revela-se um texto que chega a todo o lado e que sofre metamorfoses surpreendentes e por vezes contraditórias".

Existe mais de um tipo de Bíblia, e é a Bíblia desencadeada que me interessa. Essa é a Bíblia que escapa aos grilhões da igreja dominante e dos cristãos conservadores — bem como ao equívoco dos não crentes que imaginariam que a única Bíblia que existe é a sua contraparte acorrentada.

A personagem Sue Bridehead critica a Bíblia acorrentada no romance Jude the Obscure (1895), de Thomas Hardy. Falando sobre o livro bíblico erótico Cântico dos Cânticos (ou Cântico de Salomão), ela diz:

As pessoas não têm o direito de falsificar a Bíblia! Eu odeio a farsa que tenta encobrir com abstrações eclesiásticas o amor extático, natural e humano que existe naquela grande e apaixonada canção!

O que para ela é um hino ao amor e ao sexo foi distorcido por interpretações “falsas”. Sue acrescenta:

O que insisto é que explique versículos como este: “Para onde foi o teu amado, ó mais bela entre as mulheres?”.

A interpretação "A Igreja professa a sua fé" é extremamente ridícula!

Sue critica o impulso cristão em direção à interpretação tipológica, especialmente considerando que o Cântico dos Cânticos é um dos dois livros da Bíblia que não menciona Deus.

Na ficção contemporânea, Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Cafe (1987), de Fannie Flagg, cita o livro de Ruth para destacar uma terna história de amor entre duas personagens femininas principais.

Ao finalmente decidir deixar seu marido abusivo, Ruth envia a sua amada Idgie a seguinte passagem:

Roga-me que não te deixe, nem volte de te seguir; pois para onde quer que fores, eu irei; e onde estiveres, eu me hospedarei; o teu povo será o meu povo, e o teu Deus, o meu Deus.

Essa é uma das passagens mais notáveis ​​da Bíblia, e a sua utilização aqui é igualmente notável: para validar os diferentes tipos de amor entre mulheres. Diga-me, se Deus existisse, ele desaprovaria?

Comentários

MetalWe disse…
Bíblia = Mein Kumpf

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento