Pular para o conteúdo principal

Ter medo faz parte da evolução humana, mas em excesso desencadeia transtorno

Em casos extremos, o susto pode até matar, principalmente quem tem problema de coração, alerta professora


Felipe Bueno
jornalista

Jornal da USP

Você já se perguntou o porquê de algumas pessoas se interessarem por histórias de terror, contos macabros ou esportes e aventuras radicais — às vezes por todos esses? Pois bem, esse tipo de passatempo, em geral, produz uma sensação de susto repentino e, logo em seguida, a sensação de “alívio pós-medo” domina o corpo humano.

A professora Leila Tardivo, do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP), explica que esse sentimento é necessário para o indivíduo evoluir, uma vez que isso proporciona um impulso para vencer o medo e, dessa forma, ele se satisfaz. No entanto, ela alerta que aqueles com maior vulnerabilidade psíquica ou sensorial — como idosos, crianças ou pessoas no espectro autista — devem tomar cuidado.

Medo é uma reação herdada
dos humanos primitivos
quando se escondiam
em caverna de predadore
s

Sob outro ponto de vista, Adalberto Studart, pesquisador do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), desenvolve: “O desencadeamento da resposta do sistema nervoso autônomo simpático libera adrenalina, o hormônio da luta ou fuga, isso causa sensação de prazer”. 

Ele acrescenta que o susto é um estímulo transitório e, pouco tempo depois, o indivíduo tem a noção de que não possui risco para sua integridade de vida.

Quando o indivíduo sofre o susto, é automaticamente aumentada sua pressão arterial, frequência respiratória e sudorese, os pelos ficam arrepiados e sua pupila é dilatada — isso é uma ação do Sistema Nervoso Autônomo Simpático, que prepara a pessoa para uma possível fuga ou combate físico. 

“Seus órgãos sensoriais primeiro captam, você vê, sente e escuta. Esses órgãos sensoriais levam essa informação para a amígdala, que desencadeia o processo e leva à ativação do sistema nervoso autônomo simpático”, afirma.

Para Leila Tardivo, essa sensação é uma reação intensa de ameaça porque é algo que sai da rotina do dia-a-dia e remonta aos tempos dos seres humanos primitivos, quando tinham de se esconder dos predadores nas cavernas: “É uma reação de alerta, nós sempre buscamos o bem-estar, o equilíbrio, então é algo que rompe isso”.

Além disso, Studart alerta que existem casos de pessoas que, durante um estímulo ao susto, sofrem uma parada cardíaca — indivíduos que já possuem alguma doença no coração — pela resposta adrenérgica. Ou seja, a expressão “vou morrer de medo” pode ser literal.

Outro ponto indicado pela docente é para situações extremas, como nas experiências vividas nas guerras, em desastres naturais ou acidentes, nas quais os indivíduos sofrem com traumas tão fortes que tanto o corpo quanto o psicológico não dão conta. 

“A comunidade internacional que trabalha com saúde mental está muito preocupada com os efeitos do desenvolvimento das crianças, principalmente nesses locais com excesso de traumas”, afirma.

O medo

De acordo com Leila, o medo é uma reação natural e necessária para o indivíduo, que leva à sua proteção enquanto espécie, contudo, ela ressalta que o seu excesso, muitas vezes infundado, leva a uma patologia: transtorno do pânico. 


Ela diz que existe um desequilíbrio voltado a alguma situação vivida, que possui um aspecto bioquímico e necessita de tratamento — sejam consultas psicólogas ou, até mesmo, medicamentos: “Não há uma ameaça real, mas é vivido como um risco fantasioso e a reação é física. Não é necessariamente algo patológico, mas traz sofrimento”, conta.

A psicóloga ainda comenta que uma pessoa sem medo corre muitos riscos, entre eles a “onipotência exagerada”, na qual o indivíduo acredita poder fazer qualquer coisa sem possuir consequências negativas para si. 

Segundo ela, o que ajudou o ser humano na conformação do medo foi o desenvolvimento da inteligência e a união entre a espécie, isto é, a pessoa necessita de apoio para superar momentos difíceis.

Leila Tardivo garante ser necessário a coletividade humana para os indivíduos cuidarem um do outro: “As pessoas podem reconhecer os seus sintomas, seus sinais, saber procurar ajuda, não entrar em desespero e não achar que são a única pessoa no mundo com isso”.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica