Pular para o conteúdo principal

Se aprovada, PEC da imunidade tributária religiosa afetará a arrecadação federal

Comissão da Câmara aprovou proposta apresentada pelo deputado Marcelo Crivella, bispo licenciado a Igreja Universal


A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição que, se aprovada em plenário, terá impacto na arrecadação de impostos federais.

A PEC 05/23 foi aprovada de forma e sem destaques. Ela amplia a imunidade tributária para entidades religiosas, partidos políticos, sindicatos e instituições de educação e assistência social sem fins lucrativos.

A Comissão não fez um estudo sobre o montante que a medida causar nos cofres públicos.

O benefício às igrejas
terá impacto nos
investimentos públicos

Atualmente, a Constituição Federal já impede a cobrança de impostos sobre patrimônio, renda e serviços relacionados com as finalidades essenciais dessas entidades.

A nova proposta vai além, impedindo a cobrança de tributos na compra de bens e impondo isenção fiscal na contratação de serviços necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e à prestação de serviços dessas entidades.

A PEC 05/23 é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, e recebeu parecer favorável do relator, deputado Fernando Máximo (União Brasil-RO), médico legista da Polícia Civil de Rondônia.

Para deliberação do Senado Federal, a proposta deve ser discutida e votada em dois turnos pelos deputados, e receber no mínimo 308 votos a cada apreciação (quórum de três quintos).

A ampliação da imunidade tributária levanta preocupações sobre o avanço do setor religioso sobre a arrecadação federal e, consequentemente, na economia do país.

> Com informação da Agência Brasil e outras fontes.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Líder de igreja é acusado de abusar de dezenas de fiéis

MP pede prisão do 'irmão Aldo' da Apostólica sob acusação de estupro

História das traduções da Bíblia é marcada por muito ódio

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Ateus são o grupo que menos apoia a pena de morte, apura Datafolha

Fabricação de cimento, emissor de carbono, pode ser menos poluente com troca de matéria-prima

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Drauzio Varella: 'Os religiosos que têm dificuldade para entender como alguém pode discordar de sua cosmovisão devem pensar que eles também são ateus quando confrontados com crenças alheias'