Pular para o conteúdo principal

Se aprovada, PEC da imunidade tributária religiosa afetará a arrecadação federal

Comissão da Câmara aprovou proposta apresentada pelo deputado Marcelo Crivella, bispo licenciado a Igreja Universal


A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição que, se aprovada em plenário, terá impacto na arrecadação de impostos federais.

A PEC 05/23 foi aprovada de forma e sem destaques. Ela amplia a imunidade tributária para entidades religiosas, partidos políticos, sindicatos e instituições de educação e assistência social sem fins lucrativos.

A Comissão não fez um estudo sobre o montante que a medida causar nos cofres públicos.

O benefício às igrejas
terá impacto nos
investimentos públicos

Atualmente, a Constituição Federal já impede a cobrança de impostos sobre patrimônio, renda e serviços relacionados com as finalidades essenciais dessas entidades.

A nova proposta vai além, impedindo a cobrança de tributos na compra de bens e impondo isenção fiscal na contratação de serviços necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e à prestação de serviços dessas entidades.

A PEC 05/23 é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, e recebeu parecer favorável do relator, deputado Fernando Máximo (União Brasil-RO), médico legista da Polícia Civil de Rondônia.

Para deliberação do Senado Federal, a proposta deve ser discutida e votada em dois turnos pelos deputados, e receber no mínimo 308 votos a cada apreciação (quórum de três quintos).

A ampliação da imunidade tributária levanta preocupações sobre o avanço do setor religioso sobre a arrecadação federal e, consequentemente, na economia do país.

> Com informação da Agência Brasil e outras fontes.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Os absurdos religiosos são tantos que nem dá para contá-los. Mas eis alguns deles