Pular para o conteúdo principal

Saiba por que a prática frequente de sexo proporciona benefícios físicos e psicológicos

Há melhora no humor, redução do estresse, fortalecimento do sistema imunológico, redução da pressão arterial e reforço nos vínculos emocionais com parceiro (a)


Joaquín Mateu Mollá
diretor do mestrado em gerontologia e atenção centrada na pessoa, Universidade Internacional de Valência, Espanha

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

O sexo é uma experiência prazerosa, quer seja vivido sozinho ou partilhado com outra pessoa, especialmente se nos sentirmos profundamente atraídos por ela ou se estivermos unidos por um vínculo significativo. Também pode se tornar uma forma extraordinária de comunicação, através da qual transmitir sentimentos complexos e fortalecer o relacionamento.

Por ser também uma dimensão fundamental da vida, muito se escreveu sobre como e quando seria melhor dedicar tempo a ela. Porém, a verdade é que não existem respostas universais para esta questão: quase sempre depende de cada indivíduo, do casal e do contexto. A única verdade é que requer consenso entre as partes, que devem sentir-se confortáveis ​​e satisfeitas nas suas expectativas mútuas.

Existem muitas evidências sobre os benefícios físicos e psicológicos que o sexo traz. Respeitando que cada pessoa é única em suas necessidades e valores, a seguir detalharemos o que ela pode nos proporcionar quando praticada com a frequência que consideramos desejável.

Melhora o humor

Ao fazer sexo, o cérebro produz endorfinas; substâncias que geram excitação, satisfação e bem-estar. Eles também estão envolvidos na euforia e na calma que precede e segue o orgasmo, respectivamente. Assim, estão incorporados na resposta de recompensa que experimentamos ao sentir diferentes formas de prazer.

Os benefícios valem para
todas as faixas de idade

Embora nos faça sentir bem, não se pode dizer que o sexo sirva como tratamento antidepressivo. Pode nos proporcionar momentos positivos que se somam a outros para potencializar emoções agradáveis, mas os transtornos de humor exigem abordagens terapêuticas muito mais complexas e muitas vezes multidisciplinares.

Por último, devemos ter em mente que o sexo facilita o adormecimento, o que tem um efeito positivo na insônia que muitas vezes acompanha os problemas de saúde mental.

Reduz o estresse

A experiência subjetiva de estresse (ou angústia) surge quando nos sentimos oprimidos pelas demandas do ambiente e perturba tanto nosso humor quanto nosso desejo sexual. 

Quando convivemos muito tempo com situações que nos sobrecarregam, a frequência com que queremos fazer sexo diminui, o que às vezes pode se traduzir em menos satisfação com nosso parceiro.

Isso pode ser devido aos níveis de cortisol, um hormônio necessário para lidar com as demandas ambientais, mas prejudicial quando sua concentração no corpo aumenta muito ou por muito tempo. 

Nesse sentido, o sexo pode nos ajudar a reduzir o estresse associado à sobrecarga diária, embora, paradoxalmente, o próprio estresse também reduza o desejo.

Um fato curioso nesse sentido é que os casais mais satisfeitos tendem a buscar relações sexuais nos dias seguintes a um dia estressante. Além disso, são também os que mais beneficiam dos seus efeitos positivos.

Aumenta o sistema imunológico

A atividade sexual regular aumenta as nossas defesas fisiológicas contra vírus, bactérias e outros agentes patogénicos. Existem até estudos que sugerem que ter relações íntimas três vezes por mês pode nos proteger do coronavírus. A descoberta estende-se, claro, a outras patologias infecciosas.

Este benefício no sistema imunitário é independente da idade e de práticas sexuais específicas, pelo que qualquer pessoa pode alcançá-lo em diferentes momentos da sua vida. 


Resumindo: as evidências sugerem que à medida que aumentamos a frequência das relações sexuais, o nosso sistema imunitário se torna mais competente contra ameaças.

Reduz a pressão arterial e a dor

A atividade sexual promove a saúde cardiovascular. Sabemos que os jogos eróticos a dois aumentam a pressão sistólica e diastólica, com um pico durante o orgasmo que atenua à medida que desaparece. Nos jovens, um único encontro sexual traduz-se em quase seis equivalentes metabólicos (ou seja, um consumo de energia seis vezes superior ao que teria sido alcançado em repouso).

Outro estudo recente sugere que a manutenção da atividade sexual durante a velhice reduz a probabilidade de problemas cardiovasculares, afetando positivamente fatores de risco conhecidos

Também pode contribuir para o alívio da dor nas patologias que a causam, existindo muitos dados sobre este ponto, principalmente na população feminina.

Fortalece o relacionamento

O sexo é importante para construir e manter o vínculo com o parceiro, pois é um espaço propício à partilha de experiências gratificantes. Isso está ligado à produção de ocitocina, hormônio que contribui para o fortalecimento de todos os tipos de relacionamento (inclusive entre mãe e filho durante a amamentação).

A oxitocina ajuda a regular os comportamentos sociais e emocionais, tornando-a fundamental para o bem-estar. Também modula as respostas de medo, ansiedade e estresse; florescendo especialmente em momentos íntimos como abraços, carícias ou beijos.

Esta realidade sublinha a importância de o sexo não se limitar à genitalidade, mas sim contemplar outras formas de interação mais subtis. Embora o orgasmo seja o ponto alto da resposta sexual, nossas relações íntimas não devem orbitar em torno dele ou ser entendidas como incompletas se não forem alcançadas.

Resumindo, o sexo tem múltiplos benefícios. A prioridade será sempre que se ajuste às necessidades das pessoas envolvidas, para proporcionar momentos agradáveis ​​e descontraídos. Colocar pressão sobre sua intensidade ou frequência costuma ser contraproducente. Conhecer e respeitar nossas necessidades mútuas será a chave.

> Esse artigo foi publicado originalmente em espanhol.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...