Pular para o conteúdo principal

Religiosos se opõem levar restos mortais de humanos para a Lua porque ela é 'sagrada'

Com problema no propulsor, um módulo lunar comercial não conseguiu deixar na Lua cinzas de humanos, mas levantou uma polêmica. Para o presidente da Nação Navajo, a Lua é 'sagrada' e, por isso, não pode ser contaminada  


Joanne M. Pierce
professora Emérita de Estudos Religiosos, Colégio da Santa Cruz

Matheus Schmalz
professor de Estudos Religiosos, Colégio da Santa Cruz

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

O envio de restos mortais humanos à Lua no primeiro módulo lunar comercial, Peregrine 1, em 8 de janeiro de 2024, com instrumentos científicos, causou polêmica.

Buu Nygren, presidente da Nação Navajo, objetou, dizendo que “a lua ocupa um lugar sagrado” nos Navajo e em outras tradições tribais e não deveria ser contaminada desta forma.

O interior da sonda seria uma espécie de “sepultamento espacial” para os restos mortais de cerca de 70 pessoas. Cada uma das famílias pagou mais de US$ 12 mil por um memorial permanente na Lua.

Como professores de estudos religiosos que ministraram cursos sobre ritos de morte, sabemos que os rituais de morte nas religiões foram moldados por milênios de tradição e prática. 

Embora as cinzas não tenham chegado à Lua devido a um vazamento de propulsor, sua presença na sonda levantou algumas questões religiosas importantes: as crenças sobre a natureza poluente do cadáver, a aceitabilidade da cremação e a sacralidade da Lua variam entre as tradições.

Rituais de morte judaica e purificação

No antigo judaísmo, acreditava-se que certas atividades eram poluentes, tornando a pessoa inadequada para participar de orações e sacrifícios de animais oferecidos exclusivamente no Templo de Jerusalém. 

Havia muitas maneiras pelas quais alguém poderia tornar-se ritualmente impuro, e cada nível de poluição era limpo por um rito de purificação apropriado. 

Acreditava-se que o contato direto com um cadáver humano causava a forma mais intensa de poluição; até mesmo tocar uma pessoa ou objeto que esteve em contato com um cadáver causaria um nível menor de contaminação.

Cinzas de humanos na
Lua é um sacrilégio ou
uma celebração à
conquista do espaço
?

Depois que os romanos destruíram o Templo em 70 d.C., a prática religiosa judaica mudou drasticamente, incluindo as regras sobre purificação. Hoje em dia, após um enterro ou visita a um cemitério, muitos judeus lavam as mãos para afastar espíritos ou energias negativas.

No Judaísmo, os corpos dos mortos devem ser enterrados ou sepultados na terra. A cremação de corpos humanos, rejeitada durante séculos, tornou-se mais popular, mas continua a ser uma opção controversa devido à tradição mais antiga de respeito pelo corpo como uma criação de Deus — ser enterrado intacto e sem mutilação.

Rituais de morte cristãos ao longo dos séculos

Antes de o cristianismo se desenvolver no primeiro século EC, a religião civil romana enfatizava a necessidade de separar os vivos dos mortos. Cadáveres ou restos cremados eram enterrados em cemitérios fora das cidades e vilas — na necrópole, literalmente uma cidade dos mortos. Como no Judaísmo, qualquer visitante precisava de purificação posteriormente.

Como monoteístas, os cristãos rejeitaram a crença nos deuses e deusas gregos e romanos, incluindo a deusa da Lua chamada Selene ou Luna. Eles também se recusaram a participar de rituais religiosos do Estado romano ou de atividades baseadas no politeísmo pagão. 

Décadas mais tarde, depois que o cristianismo se tornou a religião imperial oficial, os cristãos transferiram os restos mortais de pessoas que consideravam sagradas para vilas e cidades para serem sepultados novamente para facilitar a veneração dentro das igrejas.

Durante o período medieval, os cristãos comuns desejavam ser enterrados perto destes santos, em antecipação à ressurreição do corpo na segunda vinda de Cristo. Os cemitérios ao redor da igreja foram consagrados como “terra sagrada”. 

Desta forma, os cristãos acreditavam que os falecidos poderiam continuar a beneficiar da santidade dos santos. Seus corpos eram considerados fontes de bênção espiritual e não causas de poluição espiritual.

Cada vez mais hoje, a cremação é considerada aceitável, embora a Igreja Católica exija que os restos mortais cremados não sejam espalhados ou divididos, mas enterrados ou colocados em outro lugar nos cemitérios.

Nasa confirma descoberta de água na face iluminada da Lua

Ao contrário de algumas outras religiões, nem o Judaísmo nem o Cristianismo consideram a Lua divina ou sagrada. Como parte da criação de Deus, desempenha um papel na definição dos calendários religiosos. Tanto nos escritos espirituais judaicos quanto nos cristãos, a Lua é usada como uma analogia espiritual: no judaísmo, da majestade de Deus, e no cristianismo, de Cristo e da igreja.

Crenças islâmicas sobre enterro

A cremação é estritamente proibida no Islã. Após a morte, o falecido é ritualmente lavado, envolto em mortalhas e levado para sepultamento no cemitério o mais rápido possível.

Após uma oração fúnebre, liderada por um imã ou membro sênior da comunidade, o falecido é enterrado — geralmente sem caixão — com a cabeça voltada para a cidade sagrada de Meca. Diz-se que a alma do falecido visita seus entes queridos no sétimo e no 40º dia após a morte.

O Alcorão alerta contra a adoração da Lua , como era feito na cultura pré-islâmica, porque a adoração é devida somente a Deus.

Em setembro de 2007, quando o primeiro astronauta muçulmano da Malásia se preparava para ir para o espaço, a Agência Espacial Nacional da Malásia publicou instruções religiosas sobre rituais funerários para muçulmanos no espaço. 

Essas instruções diziam que se não fosse possível trazer o corpo de volta, então ele seria “enterrado” no espaço após uma breve cerimônia. E se não houvesse água disponível no espaço para os rituais cerimoniais, então o “pó sagrado” deveria ser varrido no rosto e nas mãos “mesmo que não haja poeira” na estação espacial.

Práticas funerárias hindus e budistas

O hinduísmo é uma religião diversificada e, portanto, as práticas funerárias variam frequentemente conforme a cultura e o contexto. Mais comumente, a morte e o período após a morte de uma pessoa estão associados à poluição ritual. Por isso, o falecido deve ser cremado dentro de 24 horas após a morte.

A cremação do cadáver corta os laços da alma, ou do atman, com o corpo, permitindo-lhe passar para o próximo nível de existência e eventualmente reencarnar. As cinzas são coletadas e colocadas em uma urna no terceiro dia após a cremação e imersas em um corpo d'água, de preferência um rio sagrado como o Ganges.

No Hinduísmo, a Lua desempenhou um papel importante na conceituação do que acontece com os mortos. Por exemplo, os antigos textos hindus descrevem os espíritos dos mortos virtuosos como entrando em Chandraloka, ou o reino da Lua, onde experimentam felicidade por um tempo antes de reencarnarem.

Nas muitas formas de budismo, a morte oferece uma oportunidade para os enlutados refletirem sobre a impermanência de todas as coisas. Enquanto no budismo tibetano existe a tradição do “enterro no céu”, em que o falecido é desmembrado e deixado aos elementos, na maioria das formas de budismo os mortos são geralmente cremados e, como no hinduísmo, o cadáver é considerado poluente de antemão.

Nas formas mais antigas de budismo no Nepal e no Tibete, entendia-se que a Lua era identificada com o deus Chandra, que anda numa carruagem. A Lua é também uma das nove divindades astrológicas cujo movimento fornece informações para avaliar o futuro individual e coletivo.

Perguntas difíceis

Em resposta à objeção dos Navajo de que o lançamento de cinzas na Lua era uma contaminação, o CEO da Celestis, a empresa que pagou pelas cápsulas contendo as cinzas, emitiu um comunicado sublinhando que o lançamento de contentores de cinzas humanas para a Lua é “a antítese da profanação”. … é uma celebração.”

No final, a questão era discutível. O Peregrine 1 nunca fez seu pouso suave na Lua devido a um mau funcionamento do motor, e sua carga foi destruída após entrar na atmosfera.

À medida que mais pessoas decidem enviar as suas cinzas para o espaço, porém, é inevitável surgirem conflitos religiosos. A principal preocupação, e não apenas para a Nação Navajo, será como respeitar todas as tradições religiosas à medida que os humanos exploram e comercializam a Lua. Ainda hoje continua sendo um problema aqui na Terra.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica