Pular para o conteúdo principal

E se a realidade não existe? E se ela for um delírio humano? Cientistas examinam a questão

Entre outros pensadores, livro cita o filósofo David Hume, para quem é impossível saber se a realidade objetiva existe ou não


Antonio Ruiz de Elvira Serra
catedrático de física aplicada, Universidade de Alcalá, Espanha

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Inventamos a realidade? É apenas fruto do cérebro humano?

Existe uma corrente, baseada na física quântica, que insiste em afastar a realidade da realidade. A proposta é esta: se uma árvore morrer, para dar um exemplo, ela estará morta não importa quem a observe, e podemos ter provas empíricas de que assim é. Porém, quando entramos no território da física quântica, a realidade não é tão sólida.

A realidade objetiva
é construída por um
conjunto de mentes?
FOTO: SHUTTERSTOCK / TRAVELWILD

Um antigo teste mental chamado “Amigo de Wigner”, do físico e ganhador do Nobel Eugene Wigner, descreveu um experimento mental em que dois observadores podem vivenciar realidades diferentes. No entanto, mesmo a física quântica não é tão estranha como é vendida.

Um livro recente, The Rigor of Angels, do acadêmico e crítico literário americano William Egginton, explora a natureza da realidade, ou melhor, a irrealidade que filósofos, físicos e literatos. Mais especificamente, um filósofo (Kant), um físico (Heisenberg) e um autor de ficção (Borges).

Criar

O ser humano pode falar, projetar, construir, pintar, fazer música, pois em seu cérebro consegue combinar imagens gravadas nos circuitos neurais com novas imagens. Chamamos isso de criação.

Todos podemos imaginar homens voando batendo os braços. Ou, como fizeram os gregos, minotauros, pégasos, centauros e outras alucinações mentais que os humanos antes acreditavam serem reais.

Mas existe alguma maneira de discernir entre o que é real e o que o cérebro constrói? Existe alguma maneira de provar que não vivemos num mundo que nós mesmos criamos em nossas mentes?

O vôo de Lindbergh e a física quântica

The Rigor of Angels começa contando a aventura de Lindbergh, o primeiro voo solo sem escalas entre Nova York e Paris, em 1927. E ele a compara ao salto de um elétron de um nível de energia para outro quando o elétron faz parte de um átomo.

Lindbergh também fez voos para a Bélgica e Grã-Bretanha no Spirit antes de retornar aos Estados Unidos. Uma multidão o recebeu no sul de Londres em 29 de maio de 1927. Wikimedia commons , CC BY

O livro inclui a proposta do físico teórico alemão Werner Karl Heisenberg em que descreve como o elétron está em um nível, recebe uma quantidade de energia e aparece em outro nível, mas, no intervalo do salto, deixou de existir. 

Na comparação de Heisenberg, é como se o piloto Charles Lindbergh tivesse deixado de existir ao sair de Nova York, voltando à vida quando foi observado em solo na França.

Relata Heisenberg, em una carta ao físico austríaco Wolfgang Ernst Pauli:

“A trajetória de uma partícula só surge quando a observamos.”

Mas o autor do livro esquece de mencionar, como muitos dos que então trabalharam em física de partículas, que o observador não é apenas aquele que está no destino: quem detecta ou observa as entidades, os objetos, não está sozinho no destino.

Os elétrons são entidades com carga elétrica, portanto qualquer outra carga elétrica no universo os detecta, os observa constantemente, os “sente” a todo momento, até mesmo no momento do salto.

Quanto ao piloto Lindbergh, ele foi detectado por ondas, correntes de ar, aves marinhas, enfim, todo tipo de outras entidades do universo, observadores no momento do trânsito.

Centauros de Kant

Para o filósofo David Hume, a questão de saber se a realidade objetiva existe ou não é insolúvel. Hume afirma que não só não sabemos o que são as coisas, como nem sabemos se elas existem, e que o que o cérebro supõe ser real é outra alucinação como a dos centauros.

Immanuel Kant tentou resolvê-lo recorrendo à arquitetura do cérebro humano. Ocorre a Kant pensar que o espaço e o tempo são construções mentais semelhantes aos centauros e pégasos, irreais.

Essa semelhança é altamente duvidosa. Se uma vez que abrimos os olhos vemos uma pintura na parede, e a vemos tantas vezes quantas abrimos os olhos, e ela é vista por uma multidão de outras pessoas com quem não nos comunicamos durante a visão, a única possibilidade é que na parede tem uma certa pintura.

Traduzimos as correntes nervosas, as unidades de impulsos, os “bits” em representações de algo real. A realidade não é criada no cérebro, ela existe independentemente dos seres humanos e deriva das constantes interações entre entidades, os objetos da natureza.

Dar forma a um universo

O problema de o cérebro de um humano inventar um mundo inteiro, com milhares de milhões de estrelas e um número ainda maior de bactérias, é que existem oito bilhões seres humanos que compreendem o que esse ser humano inventou. Embora para o neurocientista britânico Anil Seth a realidade seja uma alucinação controlada.

Já se passou quase um século desde que Poincaré, Heisenberg e Gödel perceberam que a ciência não pode explicar tudo. Mas se usarmos o princípio da navalha de Ockham, ou seja, a solução mais simples é a correta, o mais simples é aceitar que a realidade existe fora de nós, e que cada um dos oito bilhões de humanos recebe sensações em nossos sentidos e processamos mais ou menos a mesma coisa em nossos cérebros, e esse “mesmo” tem todos os sinais de ser real.

Kant, Heisenberg e até Borges focaram na individualidade, na sensação de uma pessoa, de um único átomo, de uma biblioteca gigantesca que só recebeu uma pessoa. Mas a realidade está na interação constante entre múltiplas individualidades.

O erro comum é idealizar o ser humano, e acreditar que algo tão pequeno como ele é capaz de criar um universo tão gigantesco como este em que vivemos... ou sonhamos?

> Com informação do liveo The Rigor of Angels e outras fontes.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...