Pular para o conteúdo principal

Existência do mal descarta a existência de Deus, diz filósofo



da Livraria Folha

Há muitas respostas teístas ao problema do mal. Alguns argumentam que a existência do mal é de alguma forma necessária, uma parte crucial do plano divino de Deus. Outros frisam que alguns males avassaladores são um teste no qual estamos fadados a fracassar. É o que afirma o filósofo americano James Garvey em "Filosofia".

Epicuro teria sido
autor da questão
Deus versus Mal
Ele escreve que é possível chegar à conclusão de que a existência do mal é incompatível com a existência de um Deus onisciente, onipotente e onibenevolente.

"Se algo deve ser rejeitado, é a existência de Deus, pois o que não podemos negar é o fato de que existe mal no mundo".

Garvey explica que a primeira formulação sobre "o problema do mal" para o teísmo provavelmente foi de autoria de Epicuro, um filósofo da Grécia antiga.

Embora seja impossível saber exatamente o que Epicuro disse, ele não estava exatamente argumentando pelo ateísmo.

"Seu objetivo geral era eliminar o medo das vidas humanas, e uma grande fonte de temor à sua época era o medo dos deuses. Você nunca sabia se estava na sua hora de receber um belo castigo. Mas, dada a existência do mal (ou melhor, do mal imerecido), parecia que os deuses não tinham muito a fazer com as vidas humanas".

Seguindo esta lógica, é possível concluir que ou os deuses querem fazer algo a respeito do mal e não podem, ou eles podem e não fazem. "Desse modo, ou eles são impotentes, portanto nada com o que devamos nos preocupar, ou perversos, e portanto não são realmente deuses".

"Filosofia" traz as respostas para perguntas sobre as mais importantes teorias da área, explicadas de modo acessível e fácil de entender. Editado por Barry Loewer, chefe do Departamento de Filosofia da Rutgers University, nos Estados Unidos, o livro faz parte de uma série publicada pela Publifolha cujos outros volumes são "Arquitetura","Matemática" e "Psicologia".



Professor de filosofia escreve ‘Manual para criação de ateus’

Comentários

Deus é um ser imaginário da mesma natureza dos outros deuses, divindades, santos, etc. Num certo momento histórico os judeus, que até então eram politeístas, adotaram o Deus Único como forma de se aglutinarem e afastar os conflitos entre suas tribos. As dezenas de deuses mencionados na Bíblia comprovam o politeísmo judaico. Todos os salvadores, messias, profetas e pregadores são os precursores dos atuais exploradores de nossa credulidade. Ainda assim, afastar de nossas mentes o Deus herdado desde o colo da mãe é uma tarefa impossível para muitos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes