Pular para o conteúdo principal

Por que sou ateu: 'Prefiro sentir a emoção do mistério a tentar extingui-lo com fábulas'

'Não gosto daqueles que dizem saber a Verdade porque acreditam em Deus; eles são tão ignorantes como eu'


Carlo Rovelli
professor do Centro de Física Teórica na Universidade de Marseille, França

Várias pessoas me perguntam por que digo que não acredito em Deus. Aqui está a minha resposta.

Eu não gosto daqueles que se comportam bem por medo de acabar no inferno. Prefiro aqueles que se comportam bem porque gostam de se comportar bem. Não gosto daqueles que são bons para agradar a Deus. Prefiro aqueles que são bons porque são bons. Não gosto de respeitar os meus semelhantes porque são filhos de Deus. Gosto de respeitá-los porque são seres que sentem e que sofrem.

Não gosto de quem se dedica ao próximo e cultiva a justiça, pensando assim agradar a Deus. Gosto de quem se dedica ao próximo porque sente amor e compaixão pelas pessoas.

Não gosto de me sentir em comunhão com um grupo de pessoas ficando calado em uma igreja ouvindo um sermão. Gosto de me sentir em comunhão com um grupo de pessoas olhando os meus amigos nos olhos, conversando com eles e olhando o seu sorriso. 

Não gosto de me consolar com a morte pensando que Deus me acolherá. Gosto de encarar a limitação da nossa vida e aprender a sorrir com afeto para a irmã morte. Não gosto de me fechar em silêncio e orar a Deus. Gosto de me fechar em silêncio e ouvir as profundezas infinitas de silêncio. Não gosto de agradecer a Deus: gosto de acordar de manhã olhando o mar e agradecer ao vento, às ondas, ao céu e ao perfume das plantas, à vida que me faz viver, e ao sol que se levanta.

'Não gosto de me emocionar
com a natureza porque Deus
a criou linda. Gosto de me
emocionar porque é tão linda'

Não gosto daqueles que me explicam que Deus criou o mundo, porque acho que nenhum de nós sabe de onde vem o mundo; acho que quem diz sabê-lo está se iludindo; prefiro olhar o mistério de frente, sentir sua tremenda emoção, a tentar extingui-lo com fábulas. 

Não gosto daqueles que acreditam em Deus e por isso acham onde está a Verdade, porque acredito que eles são tão ignorantes quanto eu. Acredito que o mundo ainda é para nós um infinito mistério. Não gosto daqueles que conhecem as respostas. Gosto mais daqueles que procuram as respostas e dizem “não sei”.

Não gosto de quem diz que sabe o que é bem e o que é mal, porque está numa igreja que tem o monopólio de Deus, e não vê quantas igrejas diferentes existem no mundo. Quantas morais diferentes, e cada uma sincera, existem no mundo. 

Não gosto de quem diz a todo mundo o que todo mundo deve fazer, porque se sente forte graças ao seu Deus. Gosto de quem me dá sugestões moderadas, de quem vive de uma forma que me maravilha e admiro, quem faz escolhas que me emocionam e me fazem pensar.

Gosto de conversar com os amigos, de tentar consolá-los caso estejam sofrendo. Gosto de falar com as plantas, dar-lhes de beber se sentem sede. Gosto de amar. 

Gosto de olhar para o céu em silêncio. Gosto das estrelas. Gosto infinitamente das estrelas. Não gosto de quem se refugia nos braços de uma religião quando está perdido, quando sofre; prefiro quem aceita o vento da vida, e sabe que os pássaros do céu têm o seu ninho, mas o filho do homem não tem onde reclinar sua cabeça.

E já que gostaria de ser semelhante às pessoas de quem gosto, e não àquelas de quem não gosto, não acredito em Deus.

> Esse texto foi publicado originalmente com o título Perchè sono ateo no blog Leggere i segni dei tempi, do capelão nas paróquias de Visitazione, Regina Pacis, Tre Santi e Sacra Famiglia, na Itália. A tradução é de Luisa Rabolini para IHU Online.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...