Pular para o conteúdo principal

'Em Nome do Céu' conta a história real de mórmons fanáticos que matam mãe e filha

A série de 7 episódios é de 2022. Seu IMDb é 7,8/10. Poucos filmes obtêm tão boa pontuação. Conta a história  de uma jovem assassinada por seus irmãos porque ela estava se desviando da conduta dos mórmons. A filha dela, de 15 meses, também é morta. O investigador que desvendou o crime fica chocado — ele também é mórmon. Disponível no Star +


A minissérie "Em Nome do Céu" apresenta as consequências perturbadoras do fanatismo religioso.

É uma adaptação do livro homônimo de Jon Krakauer, que conta a história real do assassinato de Brenda Wright Lafferty e de sua filha pequena, em 1984, em uma pequena cidade rural dos Estados Unidos.

O crime é investigado pelo detetive Jeb Pyre, um membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD), Igreja Mórmon. Ele é forçado a confrontar suas crenças religiosas à medida que descobre os segredos obscuros da família Lafferty e da igreja Mórmon.

A minissérie começa com o assassinato de Brenda e de sua filha. Jeb Pyre. À medida que Pyre avança na investigação, ele descobre que Brenda era uma mulher independente e progressista, que estava se afastando da igreja SUD. Isso desperta a ira de seus irmãos, Ron e Dan Lafferty, que são membros fundamentalistas da igreja.

Ron e Dan Lafferty acreditam que Brenda está traindo a fé e que deve ser morta. Eles convencem seu irmão Wayne a ajudá-los no crime. Em junho de 1984, Ron, Dan e Wayne invadem a casa de Brenda e a matam brutalmente. Eles também matam a filha de Brenda, Erica, que tem apenas 15 meses.

Pyre é responsável por interrogar os irmãos Lafferty. Ele fica chocado ao descobrir que os irmãos acreditam que estão agindo de acordo com a vontade de Deus. Isso leva Pyre a questionar suas próprias crenças religiosas. Ele começa a pesquisar a história da igreja e descobre que ela tem um passado de violência e intolerância.

A minissérie também explora a relação entre a religião e a violência. Ela mostra como a interpretação extremista de uma religião pode levar a atos de crueldade.


Os personagens

Jeb Pyre (Andrew Garfield) é um detetive honesto e dedicado à família,

Brenda Wright Lafferty (Daisy Edgar-Jones) é uma mulher independente e progressista que está se afastando da igreja. .

Ron Lafferty (Sam Worthington) é o irmão mais velho de Brenda. É um membro fundamentalista da igreja SUD e acredita que Brenda está traindo a fé. Ele é o principal responsável pelo assassinato de Brenda e de sua filha.

Dan Lafferty (Wyatt Russell) é outro irmão de Brenda. Ele é um homem violento e impulsivo. Ele apoia o plano de Ron de matar Brenda.

Wayne Lafferty (Gil Birmingham) é o irmão mais novo. É gentil e pacífico, reluta em participar do plano de Ron, mas acaba cedendo à pressão de seus irmãos.

"Em Nome do Céu" é uma minissérie bem produzida e atuada. Andrew Garfield dá uma performance memorável como Jeb Pyre. Ele consegue capturar a complexidade do personagem, sendo um homem honesto e dedicado, mas que também está lutando para reconciliar suas crenças religiosas com a violência que ele está testemunhando.

A minissérie é bem dirigida. Dustin Lance Black cria um clima de suspense e tensão. Ele também consegue explorar as questões complexas da religião e da violência de uma forma equilibrada e respeitosa.

Com informação do filme e de outras fontes. 

• Igreja Mórmon investe US$ 38 bi em empresas como Apple e Google

• Pagar dízimo é mais importante que ter comida, diz mórmon

• Missionário mórmon questiona sua própria pregação e vira ateu

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica