Pular para o conteúdo principal

Documentário mostra a profeta que emagrecia cristãos. Até que ela morre em acidente

IMDb: 7,7/10. Ótima pontuação para esse tipo de documentário. Conta a história do culto a Gwen Shamblin Lara, que prometia emagrecer os fiéis e garantia a salvação no Céu. Ela ficou milionária, e a sua morte em acidente de avião até hoje inspira teorias de conspiração. Disponível no Max.


A série documental "A Queda: Deus, Avareza e o Culto de Gwen Shamblin", lançada em 2021, é uma obra contundente e perturbadora que investiga a ascensão e queda da Remnant Fellowship, uma seita cristã que prometia emagrecer as pessoas. É bizarro, mas atraiu o interesse de muitas pessoas porque, afinal, o sobrepeso é um grave problema de saúde nos Estados Unidos.

A série é de Marina Zenovich, que também dirigiu o documentário The Princes of Darkness, sobre o culto de Charles Manson.

Gwen Shamblin Lara, fundadora da Remnant Fellowship, era carismática e manipuladora que se apresentava como profeta. Ela prometia que seus seguidores poderiam perder peso e alcançar a salvação através da fé e da obediência a Deus.

A Remnant Fellowship seguia um programa de dieta rigoroso que incluía jejum prolongado e exercícios excessivos. Submetidos a um intenso controle psicológico, os membros da seita eram proibidos de sair da comunidade.

O documentário apresenta depoimentos de ex-membros que relatam o sofrimento que sofreram na seita. Eles contam histórias de abuso físico e psicológico, de isolamento social e de perda de identidade. Durante a gravação, registrou-se a morte de alguns deles, tornando a série mais dramática.

A Remnant Fellowship se tornou uma fonte de riqueza para Shamblin e seu marido, Joe Lara. O casal vivia em um luxuoso rancho na Geórgia e acumulava uma fortuna com a venda de livros, DVDs e outros produtos da igreja.

Em 2021, Shamblin, Joe Lara e outros seis membros da seita morreram em um acidente de avião. A morte deles foi um choque para a comunidade e deu um novo impulso às investigações sobre a seita.

O fanatismo religioso como fonte de sofrimento

O documentário é um retrato assustador do poder do fanatismo religioso. Aos fiéis eram ensinados que a única maneira de alcançar a salvação era seguindo as regras da seita. Eles eram proibidos de questionar a liderança de Shamblin Lara.

O controle psicológico era essencial. Shamblin ensinava seus seguidores que eles eram fracos e pecadores e que só ela poderia salvá-los.

O fanatismo religioso levou a um grande sofrimento para os membros da seita, sendo submetido inclusive a abusos físicos.

O fim da seita

A morte de Gwen Shamblin Lara e de outros membros da Remnant Fellowship foi um choque para a comunidade e deu um novo impulso às investigações sobre a seita, que entrou em colapso e se dissolveu.
 
Página na internet de supostos representantes da extinta seita critica o documentário do Max, dizendo que se trata de ficção. Nega que Shamblin ensinou "qualquer coisa que tenha apoiado o abuso infantil de qualquer forma".

O legado de Shamblin, contudo, serve como mais um exemplo das consequências do poder de uma liderança carismática. 

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica