Pular para o conteúdo principal

STJ revoga decisão de construção com recursos públicos de Museu da Bíblia em Brasília

A Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos afirma que o empreendimento afronta o Estado laico, além de atender a interesses particulares; o caso agora vai para o Supremo Tribunal Federal


PAULO LOPES
jornalista, trabalhou na Folha de S.Paulo, Agência Folha, Diário Popular, Editora Abril e em outras publicações

Por 9 votos contra 3 — portanto por maioria expressiva —, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) revogou a decisão de abril de 2021 de Humberto Martins, ministro da mesma corte, que autorizava o governo de Brasília a financiar a construção do Museu Nacional da Bíblia.

Com a filosofia de vida "Deus está no comando de todas as coisas", o ministro Martins é fiel da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que se situa entre as religiões mais conservadoras do Brasil. No Governo Bolsonaro, ele entrou na lista dos candidatos a uma vaga no Supremo Tribunal Federal, com o apoio de Flávio Bolsonaro.

Na sessão de 14 de dezembro do STJ prevaleceu o entendimento do ministro Herman Benjamin, relator do caso, segundo o qual cabe ao STF (Supremo Tribunal Federal) julgar a questão. Não há previsão da chegada do processo à Corte Suprema.

Com o apoio do governador Ibaneis Rocha (MDB), a iniciativa para a construção do museu partiu de deputados evangélicos que diziam garantir uma parte da verba para o empreendimento com emendas parlamentares.

Sobre o custo total do empreendimento, a assessoria do governador admitiu a estimativa de R$ 80 milhões, sem considerar o valor do terreno. Desse total, as emendas parlamentares representariam apenas R$ 12 milhões.

Em setembro de 2020, a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), via ação civil pública, intimou o governo de Brasília a apresentar uma justificativa razoável para a construção de um centro de eventos evangélicos, além do museu bíblico, com ajuda financeira estatal — o terreno seria doado aos empreendedores, na figura da SBB (Sociedade Bíblica Brasileira). 

Na época, o advogado Thales Bouchaton, da Atea, argumentou que a construção do museu seria “uma afronta ao povo do Distrito Federal e ao povo brasileiro” por atender a “interesses privados".

A primeira instância da Justiça vetou a obra, mas a decisão foi derrubada pelo ministro Martins.

Representação do museu da
Bíblia que seria construído
com recursos públicos

O projeto do museu é polêmico desde o seu início porque, segundo carta de intenções que Ibaneis Rocha assinou com parlamentares evangélicos, o empreendimento teria a doação de terreno de 7,5 mil metros quadrados no eixo monumental de Brasília — área tombada pelo patrimônio histórico, e que, portanto, não pode ser alterada. 

Como argumento para convencer o patrimônio histórico, os parlamentares argumentam que o museu tem como base desenhos de Oscar Niemeyer, o arquiteto de Brasília.

Rolando Piccolo Figueiredo, estudioso do legado de Niemeyer, disse na época que os supostos rascunhos do arquiteto para a obra são pouco detalhados e "insuficientes para garantir uma construção cuja autoria pudesse ser atribuída postumamente". 

Fundada a 75 anos com estatuto de organização sem fins lucrativo, a Sociedade Bíblica Brasileira é uma das maiores editoras do país de Bíblias, em vários formatos. Ela produz cerca de 50% das Bíblias comercializadas no país, além de outras publicações de conteúdo evangélico. Sua sede fica em Barueri (SP), onde mantém um museu da Bíblia em parceria com a prefeitura da cidade.
 
Em tese, com o prestígio que têm junto à comunidade evangélica, a SBB poderia assumir os custos da construção de um museu da Bíblia em Brasília promovendo uma campanha de arrecadação de recursos, sem recorrer aos cofres públicos, nem afrontar a laicidade do Estado brasileiro.

Com informação do STJ e de outras fontes.

• Por que Estado laico interessa mais aos cristãos que aos ateus

• Desafio o vereador Pozzi a se submeter ao Estado laico e pedir desculpas

• Saúde: decreto do Governo Lula afronta a ciência e o Estado laico

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...