Pular para o conteúdo principal

O deus da nova extrema direita é o deus vingador de evangélicos

Trump, Bolsonaro e Milei reivindicam liberdade total para pregar o ódio e violência do Deus do Velho Testamento 


Juan Arias
jornalista

El País

O avanço dos partidos de extrema direita que se multiplicam no mundo começa a ser analisado por especialistas. Como escreveu o meu colega Marc Bassets em El País, “não é uma onda, é uma corrente de fundo”. 

Talvez por isso, por não ser uma moda mas sim algo mais profundo e preocupante, não pode ser minimizado. É um movimento que se cristaliza com diferentes facetas que acabam se unindo em alguns denominadores comuns.

Uma dessas facetas que talvez caracterize de maneira especial estes novos movimentos de extrema direita é a sua confluência num interesse especial pela Bíblia e mais especificamente pelo Antigo Testamento, o de “olho por olho e dente por dente, ”o da violência, o apocalíptico. Nunca a do perdão, a da defesa dos humilhados da terra.

Talvez não seja uma simples coincidência que três dos novos líderes ultraicônicos, Trump, Bolsonaro e Milei, sejam atraídos por movimentos cristãos que se inspiram no Antigo Testamento da Bíblia.

Começando por Bolsonaro, é curioso e sintomático que, após ter sido católico toda a vida, de repente ele tenha decidido ser batizado novamente, mas como evangélico e nas águas do Jordão, terra bíblica. E tudo leva a crer que venceu as eleições de 2018 apoiado na propaganda segundo a qual o atentado frustrado contra a sua vida foi um sinal de Deus de que ele era o Seu escolhido. E imediatamente levantou seu slogan: “Deus acima de tudo, Brasil acima de todos”. E ele elevou a Bíblia bem alto. Seu verdadeiro evangelho, porém, era o da violência, sua paixão pelas armas, sua linguagem tensa e até profana, seu desprezo pelas mulheres e sua exaltação ao machismo. E como era de se esperar, ela se apaixonou imediatamente pelo atual primeiro-ministro de Israel, o ultraconservador Netanyahu.

O discurso de ódio de Bolsonaro
posiciona-o como um dos líderes 
da extrema direita mundial

Trump, pai espiritual de Bolsonaro, também era fascinado pelos evangélicos, pelos mais ligados ao Antigo Testamento, ao do Deus vingador, e chegou a ser comparado a Ciro, o Grande, o rei persa que, segundo a Bíblia, permitiu que os judeus retornaram a Israel do exílio na Babilônia. Trump chegou a dizer: “Nenhum presidente lutou tanto pelos cristãos como eu”. Trump aparece aos movimentos evangélicos conservadores como o homem mau que faz coisas boas e os seus erros são vistos como sucessos.

Não é por acaso, em geral, que estes novos líderes da extrema-direita, que estão ressuscitando o pior dos movimentos políticos revolucionários do passado, terem se sentido atraídos pelos aspectos mais belicosos do Antigo Testamento, ao mesmo tempo chamando-o de “demônio”, como foi o que aconteceu, Milei, ao Papa Francisco, que luta para devolver ao cristianismo, nascido do judaísmo, o seu carácter libertador, próximo daqueles descartados pelos detentores do poder, que eram, nas suas raízes, religiões progressistas, defensores dos direitos humanos, dos desamparados e dos perseguidos.

Todos esses movimentos tentam ressuscitar a grande epopeia da Bíblia, que nada mais é do que a história da humanidade, com suas luzes e sombras, priorizando, no entanto, seu lado negro, a violência, o atraso cultural e as guerras e conquistas.

A certa altura, o movimento judaico e o novo cristianismo, que procuram regressar às suas origens inovadoras abrindo novos caminhos de libertação, terão de enfrentar este novo movimento político, inspirado na velha extrema-direita guerreira e que, no final, está empobrecendo e adulterando duas das mais importantes grandes religiões monoteístas da história.

Esta paixão da extrema direita por um judaísmo e por um evangelismo que sejam caricaturas da sua verdadeira realidade libertadora tem características que também os une a todos de uma forma ou de outra. Fazem-no recorrendo à ambiguidade da linguagem, falando de liberdade, de ruptura, de iconoclastas, de patriotas, ao mesmo tempo que ostentam violência, irreverência, atrevimento, uma masculinidade exacerbada, medo e desprezo pelos novos movimentos feministas e, é claro, todos eles se consideram campeões do patriotismo.

As grandes religiões monoteístas deveriam hoje estar mais preocupadas com estes movimentos de extrema direita, que são fundamentalistas religiosos que estão esvaziando a Bíblia da sua força renovadora, transformando-a num fantoche que usam e abusam para a sua loucura ultracentrista.

Esta coincidência dos novos movimentos políticos ultraconservadores e da sua união com a Bíblia pode parecer secundária, mas não é. A história nos ensina que quando as religiões monoteístas acabam se prostituindo e instrumentalizando Deus como o vingador e não o libertador, acabam entrando em guerras. Com todos eles, com os religiosos e os políticos. 

Lembremo-nos, senão, por parte do cristianismo, das guerras religiosas, das cruzadas, da Inquisição, eufemisticamente chamada "santa", da perseguição aos defensores de um Evangelho de libertação e, por parte do Islã, do seu atual obscurantismo, violência e atraso histórico.

E para não esquecer também em Espanha, onde o líder Franco, sob cujo governo tanto sangue foi derramado, era aparentemente ateu quando jovem e quando chegou ao poder, tornou-se o católico mais fervoroso a quem os papas acabaram por cobrir com privilégios e bênçãos, permitindo que apareça nas procissões sob o dossel, como algo sagrado. 

Até a minha mãe, uma professora que escolheu, por fidelidade à sua fé cristã, as escolas que durante o regime de Franco ficaram sem professores por serem consideradas perigosas ou demasiado isoladas, quis convencer-me de que o generalíssimo era um homem de Deus.

Se um dia existiram guerras religiosas, hoje as mais ultraguerras e políticas abraçam tristemente mais uma vez os movimentos evangélicos e até judaicos que acabam por prostituir a força renovadora das suas origens.

O Deus vingador dos novos movimentos ultrapolíticos infelizmente ressuscita novamente sob a máscara hipócrita de uma fé que em vez da libertação das iniquidades, nos devolve aos tempos de trevas em que os deuses guerreiros eram preferidos aos que abençoavam aos semeadores da paz, aos puros de coração, aos que sofreram perseguições por defenderem a justiça.

Esse texto foi publicado originalmente em espanhol. O título em português do ariigo é de autoria deste site.

• Extrema direita evangélica será desafio ao governo de Lula

• Bolsonarismo mostra que a serpente do fascismo saiu do ovo

• Por que a extrema-direita brasileira ama a Idade Média europeia

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento