Pular para o conteúdo principal

Nova tecnologia produz hambúrgueres com 50% menos sódio e mesma qualidade

Novo método e receita de fabricação tem baixo custo sem alterar a qualidade do produto, informa a Escola Superior de Agricultura


Agência Bori

Pesquisadores descobriram que o uso de sal em pó bem fininho e de ultrassom reduziu a quantidade de sódio em hambúrgueres pela metade sem impactar a qualidade do produto. Além de ecologicamente corretas, as tecnologias são de baixo custo e facilmente aplicáveis, permitindo a produção de um alimento mais saudável e atraente ao consumidor.
 
A análise da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e universidades parceiras, está descrita em artigo publicado na sexta (22) da revista científica “Scientia Agricola”.

O objetivo foi reduzir o sódio, mantendo características dos hambúrgueres atualmente comercializados, incluindo a sua textura. Para isso, os pesquisadores compararam dez combinações diferentes, com três concentrações de 0,75%, 1% e 1,5% de sódio em sal microionizado, uma espécie de sal em pó bem fininho, e tempos de ultrassom, de cinco a dez minutos. 

Os hambúrgueres fabricados pela indústria têm como padrão a concentração de 2% a 1,5% de sódio e não usam ultrassom no seu processo de produção.

Ultrassom reduziu a
quantidade de sódio
no produto
FOTO: CHIMENES DARLAN LEAL ARAÚJO / ARQUIVO PESQUISADORES

Chimenes Darlan Leal Araújo, coautor do estudo e pesquisador da USP, explica que “há uma grande demanda pela redução do sódio nos alimentos, pois o consumo excessivo tem uma relação direta com as doenças cardiovasculares”. 

Uma pesquisa recente mostra que as carnes ultraprocessadas representam 20 a 30% do consumo mundial diário de sódio. Reduzir o teor do mineral em produtos como salames, mortadelas, hambúrgueres, segundo o pesquisador, seria de grande importância à saúde pública, apesar de não ser uma tarefa fácil.

“A gente já sabia que o hambúrguer iria perder características importantíssimas com a redução do teor de sódio”, comenta Araújo. O mineral influencia na textura e, também, aumenta a vida útil do produto. “Essas funções afetam até para a segurança alimentar, porque o sódio impede o desenvolvimento de microrganismos, além de ter uma importância inigualável para o sabor”, relata. Ao ajudar a extrair alguns tipos de proteínas e a reter moléculas de água, o sódio também deixa a carne mais suculenta.

Ainda assim, o uso das tecnologias no experimento permitiu manter algumas características do produto, como cor e textura, mesmo reduzindo a porcentagem de sódio. Elas também têm a vantagem de serem ecológicas, não liberando resíduos no meio ambiente. 

“Mesmo que o ultrassom, neste momento, não seja tão aplicável na indústria, a tecnologia de microionização é extremamente barata, pode ser feita usando uma peneira, por exemplo. É um grande avanço, porque vou ter um produto com 50% a menos sódio, mas com características mais próximas de um hambúrguer comercial”, conclui Araújo.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica