Pular para o conteúdo principal

Metade da população tem a bactéria H. pylori, que pode causar gastrite, úlcera e câncer

O microorganismo gástrico foi observado pela primeira vez há mais de 100 anos e ainda pouco se sabe sobre ele 


Javier Velasco Montes
professor associado na Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de La Rioja, Espanha

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Se existe uma bactéria cosmopolita e universal, é a Helicobacter pylori (H. pylori): pode afetar pessoas de todo o mundo e de todas as idades, embora seja mais comum e seja adquirida mais precocemente em países menos desenvolvidos. Acredita-se que metade da população mundial esteja infectada por ele, nada menos. Em alguns casos, pode persistir e causar doenças no estômago e no duodeno. E, apesar de tão difundido, ainda sabemos muito pouco sobre como é transmitido.
Um pouco de história

Estes microrganismos gástricos foram observados pela primeira vez há mais de 100 anos, e a sua relação com a gastrite tornou-se evidente na década de 1970. Em 1982, Marshall e Warren identificaram e cultivaram a bactéria do estômago chamada Campyobacter pyloridis, que mais tarde foi classificada como Helicobacter.pylori.

Esta bactéria possui características especiais que lhe permitem sobreviver num ambiente muito hostil como o estômago e assim causar algumas doenças. Tem sido associada a gastrite crônica, muitas úlceras e câncer de estômago, bem como ao linfoma.

O que sabemos?

Não se sabe exatamente como a infecção por H. pylori é transmitida, embora provavelmente ocorra através da exposição fecal-oral ou oral-oral entre diferentes pessoas.

Os humanos parecem ser os principais reservatórios do H. pylori, embora também tenha sido encontrado em primatas de cativeiro e gatos domésticos. Estes últimos podem conter bactérias viáveis ​​na saliva e no suco gástrico, que podem transmitir aos humanos.

As ovelhas também podem abrigar H. pylori no leite e no suco gástrico, o que talvez explique por que os pastores são infectados com mais frequência do que os seus descendentes.

Apesar de a bactéria causar
dores no estômago, ainda não
se sabe como ela se transmite
de pessoa para pessoa

A transmissão fecal-oral também é possível. O uso de água contaminada em países menos desenvolvidos pode servir como fonte ambiental da bactéria. O H. pylori pode sobreviver vários dias na água, o que nos permite encontrar vestígios dele na água em áreas onde a infecção é frequente .

Crianças que nadam em rios, riachos, piscinas ou comem vegetais crus podem ser infectadas mais facilmente. A bactéria também foi encontrada nas fezes de crianças africanas, onde aos cinco anos quase todos os seus habitantes estão infectados.

Quanto mais irmãos, mais infecções

O agrupamento de infecções em algumas famílias sugere a possibilidade de transmissão entre pessoas. Por exemplo, os cônjuges com H. pylori têm maior probabilidade de infectar os membros da sua família (esposas e filhos) do que aqueles que não estão infectados.

Em estudo realizado na Colômbia, constatou-se que o risco de infecção estava relacionado ao número de crianças entre dois e nove anos que moravam na mesma casa. Foi mesmo demonstrado que as crianças mais novas foram infectadas com mais frequência quando as crianças mais velhas do mesmo agregado familiar também foram infectadas.

Colônias geneticamente idênticas de H. pylori foram isoladas de pessoas da mesma família e de pessoas que vivem na mesma instituição, sugerindo a possibilidade de transmissão entre pessoas que vivem juntas. Além da transmissão familiar que ocorre em países desenvolvidos, também pode ocorrer entre pessoas não aparentadas que vivem em países com alta frequência de infecção.

Helicobacter na placa dentária

A transmissão oral-oral da bactéria não foi confirmada, embora tenha sido identificada na placa dentária. No entanto, dentistas e higienistas dentais expostos através de seu trabalho não apresentam infecção por H. pylori com mais frequência. Sabe-se também que secreções gástricas infectadas podem ser fonte de transmissão desta bactéria.

Diferentes dispositivos de saúde, como endoscópios e seus acessórios, podem transmitir H. pylori após entrarem em contato com eles. Médicos e enfermeiros do aparelho digestivo podem correr maior risco de infecção, o que pode ocorrer devido à exposição durante o trabalho a gases gástricos infectados.

Para reduzir esse risco de transmissão acidental ou ocupacional, eles devem ser devidamente desinfectados após o uso nos pacientes.

Existe uma suscetibilidade hereditária?

A existência de susceptibilidade hereditária à infecção por H. pylori não está comprovada, embora indivíduos de algumas etnias e raças sejam infectados com mais frequência do que outros.  Por exemplo, os hispânicos e os afro-americanos têm taxas de infecção mais elevadas do que os americanos caucasianos. Essas diferenças não são completamente explicadas pelas diferenças sociais ou econômicas entre eles.

A possibilidade de suscetibilidade à infecção também é apontada em estudos feitos em gêmeos. Assim, aqueles que cresceram juntos apresentam maior concordância de infecção do que aqueles que cresceram separadamente. Portanto, o papel do ambiente durante a infância parece ser importante na aquisição do H. pylori.

Conclusões

Ainda não se sabe muitas coisas sobre a H. pylori, uma bactéria que precisa de mais pesquisas para saber como podemos prevenir sua transmissão.

As vias fecal-oral e oral-oral entre diferentes pessoas parecem ser as formas de transmissão mais prováveis, embora ainda não esteja claro. Felizmente, uma vez curada a infecção, uma nova não é comum. Esta baixa taxa de reinfecção suporta a existência de um menor risco de aquisição desta bactéria durante a vida adulta. A imunidade adquirida após a primeira infecção também pode ser importante.

Esse texto foi publicado originalmente em espanhol. 

• Crianças ribeirinhos têm altura abaixo da média devido à desnutrição

• Pandemia silenciosa das superbactérias causa mais de 4 milhões de mortes por ano

• No Sul, há salmonella resistente em ração de suínos. É grave ameaça à saúde humana

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Suécia corta subsídios das igrejas fundamentalistas e impõe novas restrições

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs...

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...