Pular para o conteúdo principal

Você já sofreu 'breadcrumbing'? Descubra o que são migalhas emocionais

Cerca de 35% dos usuários de aplicativos de namoro são vítimas de quem só quer "enrolar", sem interesse em relacionamento sério 


JON ANDONI DUÑABEITIA
diretor da Cátedra em Saúde
Cognitiva na Universidade
de  Nebrija, em Madrid, 
Espanha

The Conversation
plataforma de informação
e análise produzida por 
acadêmicos e jornalistas

Muitas pessoas hoje usam aplicativos de namoro nos quais estranhos iniciam conversas com um objetivo aparentemente comum: encontrar um parceiro. O primeiro erro que muitos usuários desses aplicativos cometem é pensar justamente isso, já que nossos interlocutores nem sempre estão em busca do amor verdadeiro.

Na verdade, alguns estudos sugerem que as motivações para interagir através deste tipo de plataformas são extremamente variadas, podendo ir desde a mera intenção de falar com as pessoas até fofocar sobre outros perfis. Ou seja, a busca pelo amor nem sempre é um objetivo compartilhado pelos usuários desses aplicativos.

Neste desconcertante mundo moderno de aplicativos de namoro, encontramos uma paisagem que lembra um conto clássico, cheio de personagens intrigantes e desafios emocionais. Eles nos levam a um mundo com lobos astutos e mentirosos, migalhas de pão que podem nos desencaminhar e fantasmas que desaparecem misteriosamente.

O lobo das mentiras

Nesta história, o lobo das mentiras espreita na floresta dos aplicativos de namoro. Como o lobo mau em Chapeuzinho Vermelho, este lobo se esconde atrás de um véu de engano. No mundo do namoro online, aproximadamente 7% do que se diz na fase inicial das conversas é mentira .

Muitas vezes as pessoas recorrem à mentira para tornar seu perfil mais atraente ou para evitar conversas estranhas. E embora nas histórias clássicas a verdade seja sempre revelada, no mundo dos aplicativos de namoro é muito mais difícil distinguir entre mentiras e verdades, e muitos usuários podem ficar céticos e desconfiados após se sentirem enganados. Mau começo para estabelecer um relacionamento duradouro.

A armadilha na floresta do namoro

Nesta história, muitos protagonistas se aventuram em uma floresta, onde migalhas de pão são usadas não para encontrar o caminho de volta para casa, mas para manter as pessoas presas em um intrincado labirinto emocional. Essa prática é conhecida como “ breadcrumbing ” e é derivada da palavra breadcrumb , que em inglês significa “breadcrumb”.

O termo tem origem na prática de deixar migalhas de pão como sinais, em referência à história de João e Maria em que os personagens deixavam pistas para marcar seu caminho na floresta.

Assim, breadcrumbing consiste em dar sinais intermitentes de interesse sem um compromisso real de avançar no relacionamento. Alguém que despertou o nosso interesse de vez em quando nos deixa sinais que mantêm viva a ilusão ou a esperança, mas que nunca levam a mais nada. Como nas histórias, quem segue as migalhas muitas vezes se perde em uma floresta de expectativas não realizadas.

De acordo com um estudo recente, cerca de 35% dos usuários de aplicativos de namoro iniciaram ou experimentaram o breadcrumbing. Longe de ser uma curiosidade, o 'breadcrumbing" tem um forte impacto negativo na vida de quem o sofre, levando-os a sentirem-se perdidos num labirinto emocional do qual é difícil sair emocionalmente intactos.

Há estudos que mostram que, à medida que as migalhas continuam, as pessoas podem sentir menos satisfação na vida e sentir-se mais sozinhas e desamparadas, visto que o seu interlocutor não tem intenção real de levar o relacionamento a um nível mais profundo.

O fantasma

Neste conto moderno, também encontramos um fantasma misterioso. Como fantasmas em histórias de terror, “fantasmas” em aplicativos de namoro envolvem alguém desaparecendo repentinamente sem deixar rastros. Ghosting (ghost em inglês significa fantasma) seria traduzido como “desaparecimento fantasmagórico” ou “desaparecimento repentino”, e também é conhecido coloquialmente como “deixar alguém a ver navio" [na versão em português].

Como se fossem personagens de um romance de mistério, as pessoas que sofrem fantasmas são abandonadas em meio à incerteza, sem pistas do que aconteceu. Após diversas interações através de um aplicativo de namoro, e tendo gerado expectativas na outra pessoa, o fantasma desaparece, causando um sentimento de perplexidade que, por vezes, tem forte impacto emocional.

O relacionamento Chapeuzinho
Vermelho como o Lobo Mau é
real 
no mundo dos aplicativos
ILUSTRAÇÃO: REDE SOCIAL

Vamos relembrar o momento em que o príncipe e a Cinderela se encontram no baile e fazem uma partida mágica e emocionante. Ambos se sentem instantaneamente atraídos um pelo outro, semelhante ao que acontece em muitos aplicativos de namoro quando duas pessoas começam a interagir. Porém, Cinderela pratica fantasmas e desaparece misteriosamente, deixando o príncipe sozinho com um sapatinho de cristal e se perguntando o que aconteceu. Felizmente para o príncipe, a história termina bem e o amor prevalece.

Por outro lado, o ghosting na história dos aplicativos de namoro nem sempre termina bem. Um estudo recente relata que cerca de 20% dos usuários dessas plataformas iniciaram ou sofreram ghosting.

Busca de relacionamentos sólidos

No mundo dos aplicativos de namoro, lobos de mentiras, migalhas liderando o caminho e fantasmas são apenas alguns dos desafios. Esses problemas podem levar à desconfiança, frustração e confusão nos relacionamentos. No entanto, nem tudo está perdido.

Assim como na história da Cinderela, onde a história continua depois do baile, na vida real relacionamentos significativos são construídos à medida que as pessoas se conhecem mais profundamente por meio de encontros reais e conversas honestas. 

Em vez de desaparecerem como fantasmas, estudos científicos demonstraram que as pessoas podem encontrar um maior sentido de ligação e autenticidade investindo tempo e esforço no desenvolvimento de relações que vão além da superfície, criando a sua própria história de amor duradouro.

Na verdade, estima-se que dois terços dos relacionamentos românticos de jovens adultos começaram como amizades. Assim como nas histórias de infância, onde os personagens criaram laços antes de encontrar o amor verdadeiro, a construção de relacionamentos fortes é baseada no conhecimento mútuo, na confiança e na comunicação eficaz. Não vamos esquecer como nasceu o amor entre a Bela e a Fera .

Cada um de nós é protagonista da sua própria história e está em nossas mãos escrever o final.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...