Pular para o conteúdo principal

Crença de que fumar cannabis é inofensivo coloca pessoas em risco, alerta médica

Pesquisas mais recentes mostram ser um equívoco achar que a cannabis faz menos mal que o tabaco tradicional 


BETH COHEN
professora de medicina na Universidade
da Califórnia, São Francisco, EUA

The Conversation

Embora o consumo de tabaco esteja em queda entre os adultos nos EUA, o consumo de cannabis está em alta. As leis e políticas que regulam o consumo de tabaco e cannabis também estão evoluindo em direções diferentes.

As políticas do tabaco estão se tornando mais restritivas, com proibições de fumar em locais públicos e limites às vendas, tais como proibições a nível estadual de produtos aromatizados. Em contraste, mais estados estão legalizando a cannabis para uso médico ou recreativo, e há esforços para permitir exceções nas leis antitabagismo.

Estas mudanças significam que é provável que um número crescente de pessoas fique exposto ao fumo de cannabis. Mas quão seguro é o fumo direto e passivo de cannabis?

Sou médica de cuidados primários e investigador num estado onde a cannabis é agora legal para uso médico e recreativo. Meus colegas e eu estávamos interessados ​​em saber como as opiniões sobre a segurança do fumo de tabaco e cannabis têm mudado durante esse período de crescimento do uso e da comercialização de cannabis.

No nosso inquérito a mais de 5.000 adultos nos EUA em 2017, 2020 e 2021, descobrimos que as pessoas sentiam cada vez mais que a exposição ao fumo da cannabis era mais segura do que o fumo do tabaco. Em 2017, 26% das pessoas pensavam que era mais seguro fumar um baseado de cannabis do que um cigarro diariamente. 

Em 2021, mais de 44% escolheram a cannabis como a opção mais segura. Da mesma forma, as pessoas eram mais propensas a classificar o fumo passivo de cannabis como sendo “completamente seguro” em comparação com o fumo do tabaco, mesmo para grupos vulneráveis, como crianças e mulheres grávidas.

Apesar destas opiniões, pesquisas emergentes levantam preocupações sobre os efeitos da exposição à fumaça de cannabis na saúde.

As opiniões sobre a cannabis têm embasamento científico?

Décadas de investigação e centenas de estudos associaram o fumo do tabaco a vários tipos de câncer e a doenças cardiovasculares

No entanto, muito menos estudos foram realizados sobre os efeitos a longo prazo do fumo de cannabis. Como a cannabis continua ilegal em nível federal, é mais difícil para os cientistas estudá-la.

Tem sido particularmente difícil estudar resultados de saúde que podem levar muito tempo e uma exposição mais pesada para se desenvolverem. 

Revisões recentes de pesquisas sobre cannabis e câncer ou doenças cardiovasculares concluíram que esses estudos eram inadequados porque continham relativamente poucas pessoas com exposição intensa, não acompanhavam as pessoas por um tempo suficiente ou não contabilizavam adequadamente o consumo de cigarros.

Muitos defensores apontam para a falta de conclusões claras sobre os efeitos negativos para a saúde da exposição ao fumo da cannabis como prova da sua inocuidade. No entanto, os meus colegas e eu sentimos que este é um exemplo da famosa citação científica de que “ausência de evidência não é evidência de ausência”.

Os cientistas identificaram centenas de produtos químicos tanto na cannabis como no fumo do tabaco, e partilham muitos dos mesmos agentes cancerígenos e toxinas. A combustão do tabaco e da cannabis, seja através do fumo ou da vaporização, também liberta partículas que podem ser inaladas profundamente nos pulmões e causar danos nos tecidos.

Estudos em animais sobre os efeitos do tabaco passivo e do fumo de cannabis mostram efeitos preocupantes semelhantes no sistema cardiovascular. Estes incluem deficiências na dilatação dos vasos sanguíneos, aumento da pressão arterial e redução da função cardíaca.

Estudos sobre a exposição
à cannabis são poucos,
mas eles já indicam sérias
consequências à saúde

Embora sejam necessárias mais pesquisas para determinar o risco de câncer do pulmão, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais provocados pelo fumo da cannabis, o que já se sabe suscitou preocupações entre as agências de saúde pública.

Por que as opiniões sobre a cannabis são importantes?

A forma como as pessoas percebem a segurança da cannabis tem implicações importantes para o seu uso e para as políticas públicas. Os investigadores sabem, através do estudo da canábis e de outras substâncias, que se as pessoas pensam que algo é menos arriscado, é mais provável que o utilizem. 

As opiniões sobre a segurança da cannabis também moldarão as leis e outras políticas sobre o uso medicinal e recreativo de cannabis, tais como se o fumo da cannabis será tratado como o fumo do tabaco ou se serão feitas excepções nas leis aéreas antifumo.

Parte da complexidade nas decisões sobre o consumo de cannabis é que, ao contrário do tabaco, os ensaios clínicos demonstraram que a cannabis pode trazer benefícios em determinados contextos. Estas incluem a gestão de tipos específicos de dor crónica, a redução das náuseas e vómitos associados à quimioterapia e o aumento do apetite e do aumento de peso nas pessoas com VIH/SIDA. Notavelmente, muitos destes estudos não se basearam em cannabis fumada ou vaporizada.

Infelizmente, embora pesquisar cannabis no Google retorne milhares de resultados sobre os benefícios da cannabis para a saúde, muitas dessas afirmações não são apoiadas por pesquisas científicas.

Encorajo as pessoas que desejam aprender mais sobre os potenciais benefícios e riscos da cannabis a falarem com prestadores de cuidados de saúde ou a procurarem fontes que apresentem uma visão imparcial das evidências científicas. 

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...