Pular para o conteúdo principal

Conservação dos oceanos se encaixa no currículo escolar, mostra estudo

A Base Nacional Comum Curricular possibilita que os princípios da cultura oceânica sejam abordados pelas escolas de forma interdisciplinar


AGÊNCIA BORI

Oceano é um tema interdisciplinar, que pode ser acionado em diversas competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio. Assim, escolas de todo o Brasil tem potencial para incorporar em seus currículos aspectos como a importância da conservação do oceano para a sobrevivência humana.

A constatação é de estudo publicado nesta sexta (4) na revista “Ambiente & Sociedade” por pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP).

A equipe do estudo verificou a intersecção entre as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular na área de Ciências da Natureza e os Princípios da Cultura Oceânica, termo que se refere a iniciativas de valorização e conscientização sobre o ambiente marinho.

Diferentes disciplinas
levam os estudantes
à compreensão
dos oceanos

Conforme Natalia Ghilardi-Lopes, professora da UFABC e uma das autoras do estudo, a equipe se reuniu durante um ano para a construção de uma tabela em que identificaram uma grande quantidade de relações entre cada uma das habilidades referentes às competências específicas da BNCC e cada um dos subitens dos sete princípios da cultura oceânica. 

“Para algumas competências e princípios não foi possível a identificação de relações, mas isso não quer dizer que elas não existam”, ressalta a autora.

“O conhecimento oceânico demanda a mobilização de diferentes disciplinas para que a gente consiga ter uma compreensão ampla dos processos que ali ocorrem”, diz Ghilardi-Lopes.

O estudo também destaca a complexidade do tema e a possibilidade de se trabalhar o raciocínio lógico do fazer científico como fatores que facilitam a abordagem sobre o oceano em sala de aula. 

“Educandos com pensamento sistêmico ou pensamento complexo podem compreender que a perda de uma espécie marinha ou um impacto sobre ela pode desequilibrar todas as cadeias alimentares no ambiente marinho, alterar o funcionamento desse ecossistema e, até mesmo, afetar o clima do planeta”, ilustra o artigo.

Ghilardi-Lopes explica que o reconhecimento da biodiversidade marinha e a interligação entre o oceano e a humanidade são os princípios que podem ser mais facilmente inseridos no currículo da educação básica, pois já são naturalmente trabalhados por docentes de ciência e biologia. Eles correspondem a competências específicas da Base Nacional Comum Curricular como a análise de fenômenos naturais e processos tecnológicos para a proposição de ações individuais e coletivas que minimizem impactos socioambientais.

O artigo incentiva a formação de educadores e a elaboração de propostas pedagógicas que considerem a transversalidade dos conteúdos sobre o oceano. Ghilardi-Lopes conta que a pesquisa foi motivada por um curso de extensão sobre temas oceânicos oferecido na UFABC a educadoras e educadores do Brasil e de Portugal. 

“Alguns profissionais, especialmente de escolas litorâneas, já tinham familiaridade com o tema. Mas, em geral, os participantes do curso relataram sentir falta de materiais didáticos sobre o oceano”, diz a pesquisadora, que também ressalta o apoio da gestão escolar como fundamental para a inserção do tópico nos planos de ensino.

Ghilardi-Lopes lembra que estamos na Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que se estende até 2030, um momento propício para discutir a aplicação do conhecimento científico oceânico na vida cotidiana. 

“O estudo traz subsídios para a tomada de decisão, como para secretarias de educação de municípios, para incorporar o oceano no currículo escolar”, exemplifica a autora. 

A pesquisadora destaca que as relações identificadas na pesquisa têm base na formação dos autores, que atuam na área de Ciências da Natureza, e encoraja a realização do exercício por outras áreas da educação básica que também podem abordar o conhecimento oceânico.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese