Pular para o conteúdo principal

Ferramenta ajuda pacientes com Alzheimer a preservar a memória

Desenvolvida por brasileiros, a plataforma bAIgrapher obteve um prêmio na França


PAULA LABOISSIÈRE
jornalista
Agência Brasil

Uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre auxilia pacientes com Alzheimer a preservarem a memória por meio da terapia de reminiscência, que se baseia na recuperação de memórias do passado.

De acordo com o Ministério da Educação, a intervenção é reconhecida em estudos científicos pelos efeitos positivos sobre a saúde mental de pacientes, cuidadores e familiares, além do atraso da progressão dos sintomas.

Paciente é solicitado
a produzir uma
autobiografia

Diferentemente de outras tecnologias em inteligência artificial mais conhecidas, como o ChatGPT, a plataforma bAIgrapher foi projetada para produzir autobiografias e não atua como um assistente de escrita ou chatbot.

O sistema utiliza depoimentos de pessoas indicadas pelo paciente, em formato de texto, áudio e imagens. Os materiais são interpretados, organizados e reescritos para construir uma autobiografia literariamente uniforme e cronologicamente ordenada.

O projeto conquistou o Leão de Bronze no Festival de Cannes, na França, na categoria Print&Publishing e representa, de acordo com o ministério, auxílio tecnológico para pessoas com Alzheimer.

> Agência Brasil é financiada pelo governo brasileiro. 

• Demência pode afetar psicologicamente todo o núcleo familiar de paciente

• Em 2022, idosos representaram 10,5% da população, informa IBGE

• Terapia com laser é alternativa para tratamento de zumbido do ouvido

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias