Pular para o conteúdo principal

Florais de Bach não curam nada. É uma bobagem

Não há nenhuma prova científica que valide o suposto poder de cura dos medicamentos inventados pelo dr. Edward Bach

HARRIET HALL | Science-Based Medicine
médica que escreve
sobre pseudociência

Os chamados remédios florais de Bach contêm uma quantidade pequena de material floral em uma solução 50:50 de brandy (conhaque) ou álcool e água. Dizem que funcionam transmitindo uma energia por meio da memória da água (não é o mesmo que a homeopatia, mas igualmente implausível).

Esses supostos remédios foram desenvolvidos pelo médico Edward Bach, que nasceu em 24 de setembro de 1886, em Moseley, Inglaterra.

Bach se interessou por homeopatia, criando alguns nosódios, substâncias de materiais orgânicos derivados de produtos inativos de doenças, culturas de microrganismos (bactérias, vírus e fungos, por exemplo) ou parasitas, material infectado ou com alterações patológicas ou produtos de decomposição animal ou humana feitos seguros. Mas mudou o rumo de suas pesquisas.

Ele disse ter usado a intuição para obter uma "conexão psíquica" com as plantas. Colocava a mão sobre diferentes plantas para ver qual afetava seu estado emocional, coletando o orvalho delas para usar como remédio.

Ele começa assim o livro The Twelve Healers (Os 12 Curadores), publicado em 1936:

"Desde tempos imemoriais sabe-se que os meios providenciais colocaram na natureza a prevenção e a cura das doenças, por meio de ervas, plantas e árvores divinamente enriquecidas. Os remédios da natureza dados neste livro provaram serem mais abençoados que outros em seu trabalho de misericórdia; e que receberam o poder de curar todos os tipos de doenças e sofrimentos".

Não tenho ideia de onde vieram as provas de cura de tais medicamentos. Ele não oferece nenhuma evidência, nem mesmo depoimentos.

O livro explica como preparar essências florais por exposição à luz solar ou por fervura, e lista os remédios e suas indicações em 7 títulos:

Para medo

Para incerteza

Para interesse insuficiente nas circunstâncias atuais

Para solidão

Para hipersensíveis a influências e ideias

Para desânimo ou desespero

Por excesso de cuidado com o bem-estar dos outros

A natureza da doença é irrelevante, porque, para Bach, o mal só estaria na mente, desde a origem. A mente é tudo o que doente precisa considerar. Cure a mente e o corpo se curará.

O livro foi anunciado como “Uma explicação da verdadeira causa e cura da doença”. O “12” no título refere-se aos remédios originais. A descoberta de mais 26 “completou a série”.

Ele não explica como sabia não haver mais nada para ser descoberto. Eu só posso imaginar que uma pequena flor disse a ele.

Como um exemplo, Bach lista o larício em “Para desânimo ou desespero” com esta recomendação:

"Para aqueles que não se consideram tão bons ou capazes quanto aqueles ao seu redor, que esperam o fracasso, que sentem que nunca serão um sucesso e, portanto, não se aventuram ou fazem uma tentativa forte o suficiente para vencer."

As descrições soam mais como tipos de personalidade na astrologia do que como manifestações temporárias de doença.

Dr. Bach dizia
ter "conexão
psíquica" com
as plantas

Bach morreu de câncer aos 50 anos, Seus seguidores, contudo, afirmam que "ele morreu de exaustão e não da doença em si".

O Bach Center dá sustentação à pseudociência dizendo:

Não é nosso papel 'provar' que os remédios funcionam — em vez disso, simplesmente demonstramos como usá-los e deixamos que as pessoas provem o efeito em si mesmas.

Ainda assim, o Bach Center aponta para resumo de supostas evidências e para um estudo duplo-cego que está longe de ser persuasivo.

Também encontrei um estudo de dois geólogos italianos que usaram os remédios para melhorar as propriedades inerentes das rochas. Confesso não ter conseguido me forçar a lê-lo.

O incansável Edzard Ernst fez uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados com data desde 2010, concluindo que os ensaios mais confiáveis ​​não mostraram nenhuma diferença entre remédios florais e placebos.

Uma pesquisa no PubMed encontrou algumas revisões em periódicos de Medicina Complementar e Alternativa [CAM na sigla em inglês]. uma negativa e outra (uma análise retrospectiva de estudo de caso) afirmando que o valor das essências florais é fazer os pacientes contarem seus problemas.

Há pessoas que acreditam nesse lixo

Adeptos dos florais de Bach oferecem treinamento em mais de 40 países aos interessados em se qualificarem em tratamento com essas substâncias. Há listas de profissionais qualificados em mais de 60 países.

Acessei o site de alguém iniciado em florais de Bach que mora perto de mim, chama-se Karen. Seu site tem depoimentos de clientes agradecidos.

Ela oferece uma consulta pessoalmente, pelo telefone ou Skype por US$ 65, incluindo um frasco de remédios e frete.

Karen também pratica cura com cristais (para equilibrar a energia no corpo etérico) e terapia energética. Cita o Dr. Oz [médico conhecido por ser uma personalidade televisiva] dizendo que a medicina energética é a próxima grande fronteira na medicina.

O Bach Center dá esta hilariante resposta a uma pergunta frequente sobre o uso de radiestesia e cinesiologia aplicada para selecionar remédios:

[A radiestesia e cinesiologia podem ir] direto ao cerne do problema antes que o cliente esteja pronto para ir tão longe. Isso significa que o autoconhecimento, um dos objetivos do tratamento com os remédios, nunca é alcançado adequadamente.

Insiste ser essencial selecionar remédios pela técnica de entrevista prescrita pelo dr. Bach.

Até existe na Oceania uma ramificação dos florais com plantas da Austrália. Recomenda meditar durante o tratamento. Mas tem de cantar “OM HUM NAMAHA”.

Uma universidade americana fundamentada em naturopatia, a Bastyr, ensina a terapia floral de Bach e vende um livro sobre remédios florais para animais.

Aparentemente, o NCCAM (sigla em inglês para Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa dos EUA), que geralmente aceita a medicina alternativa, ainda não se convenceu sobre o poder de cura dos florais. Não encontrei nenhuma menção aos remédios de Bach em seu site.

Até mesmo o Banco de Dados Abrangente de Medicamentos Naturais afirma "não haver informações confiáveis ​​suficientes disponíveis sobre a eficácia dos florais de Bach".

A Colaboração Cochrane  organização não governamental sem fins lucrativos de revisão de estudos científicos, não lista nenhuma abordagem sobre florais elegíeis para financiamento. O que indica que ela está segura sobre a ineficácia dos remédios do dr. Bach.

É improvável que esses remédios causem reações adversas. E a quem tiver alergia à flor? Sem problemas, garante o Bach Center:

“As essências não contêm nenhuma substância material derivada de flores; portanto, elas não contêm alérgenos. Elas carregam apenas as informações energéticas de cada Flor.”

A única coisa que pode ter algum efeito real é o conhaque usado para diluí-las, mas é improvável que um paciente ingira o suficiente para ter muito efeito.

Tudo isso é uma bobagem. Mas, pensando bem, nada jamais se mostrou tolo demais para as pessoas que querem acreditar.

O termo “idiota florescente” vem à mente, mas essas pessoas não são idiotas, são apenas equivocadas. É deprimente. Eles provavelmente me diriam que eu deveria tomar um remédio floral para o desespero. Vou passar minha vez.   

Com informação de Science-Based Medicine e adpatação e edição de Paulopes para o português.

• Saiba por que o espiritismo kardecista é a alma da pseudociência no Brasil

• SUS adota o Reiki, uma pseudociência de cura pelas mãos

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...