Pular para o conteúdo principal

Água de cebola não cura gripes ou resfriados. Só dá mau hálito

Não há evidências convincentes de que as preparações de cebola são eficazes contra infecções virais


Edzard Ernst
professor emérito da Escola de Medicina da Península, na Universidade de Exeter, Inglaterra

A água de cebola parece estar na moda. Seus defensores afirmam na rede social que é um remédio natural para gripes e resfriados que pode ajudar o corpo a se curar mais rapidamente e eliminar sintomas como tosse e congestão. 

E muitos consumidores que se sentem ameaçados pela gripe, Covid e outras infecções respiratórias acreditam neles.

Mas o que diabos é água de cebola? 

É exatamente o que parece: cebola imersa em água. A preparação começa com o corte de cebolas vermelhas ou amarelas cruas, colocando-as em uma tigela e adicionando água. A cebola fresca e a mistura de água devem ficar de molho por cerca de 12 horas. Depois disso, a água da cebola está pronta para consumo.


A única evidência
é que bafo de
cebola afasta
pessoas

Além de ser uma receita para dar mau hálito, a água com cebola pode realmente aliviar algum sintoma ou ajudar o corpo a se curar de infecções?

Uma revisão das evidências concluiu que “o efeito da cebola e seus constituintes no estresse oxidativo, no sistema inflamatório e imunológico foi demonstrado, indicando seu valor terapêutico no tratamento de várias doenças associadas ao estresse oxidativo, inflamação e desregulação imunológica”.

Isso pode parecer encorajador, mas a revisão foi baseada principalmente em evidências pré-clínicas, e a questão, portanto, permanece: existem bons dados de estudos?

Outra revisão recente incluiu ensaios clínicos (quando disponíveis) e concluiu que “possíveis efeitos broncodilatadores e preventivos da cebola e outras doenças respiratórias obstrutivas. Os efeitos da planta e seus constituintes no câncer de pulmão, infecções pulmonares e distúrbios alérgicos também foram relatados em estudos experimentais e clínicos. 

No entanto, antes de preparar medicamentos à base de A. cepa e seus constituintes para a prática clínica, são necessários outros ensaios clínicos padrão.”

Em outras palavras, não existem evidências convincentes de que as preparações de cebola são eficazes contra infecções virais.

E a homeopatia?

Os homeopatas frequentemente usam cebola potencializada como remédio para condições que fazem os olhos lacrimejarem (porque 'semelhante cura como'). Existe alguma evidência sólida de que os remédios homeopáticos da cebola são melhores do que um placebo? 

Você provavelmente adivinhou: a resposta é NÃO!

Portanto, não há boas evidências para cebola, cebola potencializada, água de cebola ou qualquer outra preparação de cebola. Meu conselho, portanto, é continuar usando as cebolas na cozinha e não no armário de remédios.

Esse texto foi publicado originalmente no site do autor sob o título Onion water for viral infections? (Or just for bad breath?). Edzard Ernst autorizou Paulopes a traduzir e publicar o artigo.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Cientistas brasileiros e mexicanos descobrem pequena espécie de morcego

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à coleta de esgoto, mostra IBGE

Padres afirmam que rezam para que papa Francisco vá logo para o céu

Padre autor do mosaico de Aparecida é acusado de invocar a Trindade para ter sexo a três

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Quatro séculos tentando provar a existência de Deus. E fica cada vez mais difícil

'Matem todos porque o Senhor conhece aqueles que são seus!' França, 22 de julho de 1209

Igrejas católicas alemãs estão sendo derrubadas. É a demolição da própria religião