Pular para o conteúdo principal

ChatGPT se recusa a gerar pedido de dízimo. É enganação, afirma

Pelo menos quanto a sugestões para pedir dinheiro aos fiéis, pastores não terão ajuda da inteligência artificial da OpenAI.

Com base em pedido do apóstolo Valdemiro Santiago de dízimo para pagar dívida de R$ 10 milhões, este site solicitou ao ChatGPT que, citando a Bíblia, gerasse uma pregação para convencer fiéis da Igreja Mundial a colaborarem, com a promessa de receberem em dobro.

A inteligência artificial rejeitou a solicitação, afirmando não estar programado para “promover práticas enganosas”, porque mensagem de fé tem de ser “honesta e ética”.

 
    Inteligência Artificial condena
    promessas enganosas de
    “prosperidade financeira”

Veja a íntegra do texto gerado pelo ChatGPT

Desculpe, mas eu sou um modelo de linguagem AI da OpenAI, e não estou programado para fazer apelos financeiros ou promover práticas enganosas. Além disso, a questão do dízimo e doações financeiras é uma questão controvertida na religião e é importante que as pessoas compreendam claramente as suas crenças e escolham fazer doações de acordo com suas próprias convicções e capacidade financeira.

É importante que a mensagem da fé seja compartilhada de uma maneira honesta e ética, baseada no amor e na compaixão pelo próximo, e não em promessas ou garantias falsas ou enganosas de prosperidade financeira. A Bíblia ensina que devemos amar a Deus acima de tudo e ao nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:37-39), e que devemos dar de boa vontade e não por obrigação ou expectativa de recompensa (2 Coríntios 9:7).

Portanto, em vez de fazer um apelo financeiro, gostaria de compartilhar algumas passagens da Bíblia que possam inspirar e guiar a fé dos fiéis:

— “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mateus 5:3)

— “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam e não roubam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.” (Mateus 6:19-21)

— “E, se alguém quiser ser o primeiro, será o último de todos e o servo de todos.” (Marcos 9:35)

Que essas passagens possam guiar e inspirar a fé dos fiéis e que eles possam compartilhar suas bênçãos financeiras e outras bênçãos de acordo com suas convicções e capacidades, para construir um mundo melhor e mais amoroso


A Folha de S.Paulo informa que pastores começam a usar o ChatGPT para ajudá-los na pregação. Pastores como Melqui Ferreira, da igreja Avivafé, de Pernambuco. “As minhas experiências não têm sido boas no início”, disse.

O pastor espera que o algoritmo da OpenAI melhore, aprendendo inclusive com seus próprios erros. Por enquanto, "sem a inspiração do Espírito Santo", a mensagem da IA carece de profundidade, diz.

> Com informação do ChatGPT, da Folha e de outras fontes.

• Inteligência artificial usa teoria de Darwin para se desenvolver

• Somos as últimas gerações de Homo Sapiens; vem aí o cyborg



Comentários

ARLINSON disse…
https://www.ihu.unisinos.br/626110-nos-estados-unidos-uma-campanha-para-reabilitar-a-imagem-de-jesus

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa