Pular para o conteúdo principal

Ateus e agnósticos comemoram o Natal como feriado em família

Ateus estão acostumados a conviver com pessoas de diferentes religiões

SAYONARA MORENO
Rádio Nacional

No fim de ano, cristãos de toda a parte celebram o nascimento de Jesus Cristo. As reuniões familiares, confraternizações, eventos religiosos e turísticos marcam o tradicional Natal. Mas existem pessoas que não acreditam em um Deus, ou qualquer divindade, os ateus.

Uma mistura de crenças e a não crença atravessa o Natal do publicitário Wendell Fernandes, que mora em Feira de Santana, na Bahia, e se considera ateu. Na família dele, além de ateístas, tem católicos, evangélicos, espíritas e candomblecistas. No fim das contas, a data é aproveitada por Wendell, para conviver com a família, como mais um feriado.


A convivência entre ateus e pessoas com alguma crença é mais comum do que se imagina, sobretudo em datas religiosas. O professor Carlos Frederico, especialista em Ciência da Religião, explica que varia como cada um enxerga o Natal, assim como cada pessoa religiosa vive a fé de formas diferentes.

Para agnósticos,  não dá para afirmar ou comprovar a existência de entidades sobrenaturais, a exemplo do “deus do cristianismo”.

De acordo com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, apesar de não crerem em um deus, algumas dessas pessoas enxergam a religiosidade como algo positivo ou inofensivo, e existe quem  enxergue a religião como um mal. Também é possível que agnósticos tenham espiritualidade associada à natureza, por exemplo.

Ateus e agnósticos são perfis mais comuns do que se imagina. Muitos famosos se declararam assim, caso de John Lennon integrante dos Beatles, que era ateu e do renomado físico Albert Einstein, que se dizia agnóstico. Ambos defendiam a paz e a humildade diante da natureza.

No Brasil, o censo de 2010 mostrava que 15 milhões de pessoas se diziam sem religião, entre elas, menos de um milhão se considerava ateia. Hoje em dia, o especialista estima que esse número pode chegar a 20 milhões, com o resultado do Censo 2022.

Com informação da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos. A Rádio Nacional é uma empresa estatal.

• No Uruguai, Natal não é de Jesus, mas dia de comemorar a família

• Natal é a celebração de uma grande mentira cristã

• Ninguém precisa de Cristo para comemorar o Natal, diz outdoor



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa