Pular para o conteúdo principal

Reitor da Unesp faz defesa da 'Democracia sempre!'

Professor defende formação de frente plural e apartidária para reagir aos ataques ao regime democrático

PASQUAL BARRETTI
médico e reitor da Unesp

No bicentenário da Independência do Brasil e às vésperas da nona eleição direta para a Presidência da República após a reabertura política, assistimos a manifestações e chamamentos públicos que tentam desestabilizar o Estado Democrático de Direito e desafiam o mais importante projeto nacional das últimas quatro décadas: o regime democrático no país, assentado na Constituição Federal de 1988.

Assim como o nosso Brasil, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho — a Unesp — é uma grande construção comunitária advinda de batalhas que travamos ao longo de toda a nossa trajetória.

Combatemos a ocupação da Unesp por tropas de choque da Polícia Militar; participamos do movimento pela democratização da nossa universidade na época em que os reitores eram nomeados pelo governador, sem consulta à comunidade; e estivemos presentes na conquista da autonomia universitária em São Paulo. Não há espaço para qualquer ameaça à democracia.

O ambiente criado por ataques infundados ao funcionamento das urnas eletrônicas, desacatos às instituições da República e ameaças ao Estado Democrático de Direito forjou os dois manifestos em defesa da democracia que serão lidos neste 11 de agosto no Largo São Francisco: um assinado por centenas de milhares de brasileiros como eu, médico e professor universitário; e outro subscrito por mais de cem pessoas jurídicas, entre as quais entidades representativas do empresariado nacional, dos trabalhadores, do terceiro setor e do mundo acadêmico, como a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

 
Como reitor da Unesp e defensor dos valores internacionais definidores da missão das universidades, tenho absoluta certeza de que a autonomia intelectual, a busca pelo conhecimento baseada no pensamento crítico e a investigação científica realizada com integridade e ética em prol do desenvolvimento humano sustentável ressoam com os ideais perseguidos pelos regimes políticos democráticos.

Nesse sentido, a defesa da democracia assentada em nossa “Constituição Cidadã” estará sempre interligada à defesa stricto sensu da autonomia universitária e, em sentido mais amplo, à luta por uma sociedade menos desigual, sem espaço para narrativas negacionistas nem para acordos que ferem a essência do pacto republicano.

No atual cenário, é extremamente necessária uma frente plural e apartidária que reaja a investidas que fragilizem o equilíbrio institucional do país ou ataquem quem guarda os fundamentos conquistados por quem lutou por soberania, pluralismo político e dignidade da pessoa humana. Em qualquer outro cenário político que não seja o respeito às eleições diretas, ficaremos à mercê de uma janela de ventos autoritários que poderão soprar para qualquer lado e anunciar um inverno sem data para terminar.

A Carta Magna de 1988 resultou em conquistas que criaram condições para o avanço de programas sociais e o estabelecimento de políticas públicas essenciais para a universalização do ensino fundamental e a construção do Sistema Único de Saúde.

Com a democracia em dia, seguirão coexistindo o nacionalismo do 7 de Setembro de 1822 e o modernismo expresso um século depois, na Semana de 22, e o Brasil ainda poderá fazer correções de rota necessárias, buscar o protagonismo científico-tecnológico e desempenhar com propriedade o papel de destaque que lhe cabe globalmente.

> Texto publicado originalmente em O Globo sob o título Democracia Sempre!

Democracia retrocede e religião avança no mundo, revela estudo




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...