Pular para o conteúdo principal

Monge reconhece que ódio em nome de Deus é o mais feroz

O religioso comenta ataque ao escritor Salman Rushdie

ENZO BIANCHI
monge italiano

Após a tentativa de assassinato de Salman Rushdie, ainda não sabemos a matriz desse terrível gesto, e não sabemos as razões precisas pelas quais o assassino, um jovem de origem libanesa, pode ter decidido subir ao palco para atingir aquele que estava prestes a proferir uma palestra no âmbito de um festival literário.

Sabemos bem que uma recompensa de três milhões de dólares estava sobre Salman, uma fatwa emitida pela autoridade político-religiosa do Irã, confirmada e renovada por Khomeini. Por quê?

Todos nos lembramos disso: Salman, escritor consagrado, publica um romance que se refere a alguns testemunhos sobre a vida de Maomé sujeita a tentações e um pacto com a idolatria que desmente seu proclamado monoteísmo.

O livro é considerado blasfemo em relação ao Profeta e, portanto, banido do Irã, e Khomeini lança aos muçulmanos o convite para matá-lo com a promessa de um pagamento de três milhões de dólares.

Desde então, a vida de Salman — como evidenciado pelo atentado a dois de seus tradutores e um de seus editores — tem sido uma vida a ser protegida: após uma fuga da Índia, Salman se refugia nos EUA, onde acredita estar bastante seguro, mas esse último evento mostra que a fatwa não foi esquecida. Um jovem sente-se autorizado a fazer justiça, a vingar a ofensa contra o Profeta a ponto de cometer o gesto de tentativa de homicídio.

É claro que nós ainda não tomamos plenamente consciência do poder violento da ideologia religiosa: hoje as religiões se encontram, fazem pactos e alianças num clima de diálogo e de paz, mas nunca deveríamos esquecer o potencial de violência que se aninha dentro delas, que não é fácil de identificar e que sempre pode reaparecer.

E isso deve ser dito de todas as religiões, porque mesmo o que acontece entre a Rússia e a Ucrânia muitas vezes traz à tona um fundamentalismo religioso, desta vez cristão, que depois passa a se expressar naquele fanatismo que abençoa canhões e mísseis em nome de Deus, amaldiçoa o inimigo e se entrega a uma barbárie que repudia toda a humanidade!

Quando a religião se torna política, quando ocorre essa mistura entre religião e ideologia de matriz nacionalista ou com pretensões culturais e morais, então se impõe a epifania da violência.

E deve-se lembrar que se os humanos sabem ser maus, os homens religiosos sabem ser muito mais, porque pensam que seu ódio seja autorizado por Deus e, portanto, não colocam freio à violência com a razão humana. 

Em todas as religiões, infelizmente, há homens que, em nome de sua própria autoridade religiosa, se arrogam o direito de condenar alguém, de expulsá-lo até destruir sua existência, e se pudessem chegariam até a mata-lo para não serem perturbados e contestados no exercício de seu poder e de seu domínio sagrado.

A Santa Inquisição

Com toda a probabilidade, esse jovem estadunidense de origem libanesa não obedeceu a um plano preciso, confiado a ele por alguém, mas sentiu-se obrigado por emulação a vingar o Profeta, a pôr remédio ao que os líderes religiosos haviam definido como "uma ofensa irreparável”.

Sim, aqui não se trata de acusar o Islã de intolerância e de violência, mas de exercer um discernimento para chegar a um entendimento sobre as religiões: nelas pode se albergar o germe de "Deus conosco!", da defesa inclusive violenta de uma verdade que ofusca até cegar, de uma verdade que quem acredita possuí-la quer honrar mesmo com a violência.

> Esse artigo foi publicado originalmente sem a ilustração acima no jornal italiano La Stampa com o título "O ódio em nome de Deus é o mais feroz". A tradução é de Luisa Rabolini para IHU Online.





Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica