Pular para o conteúdo principal

Ceticismo moldou o gênio científico de Albert Einstein

Cientista foi um “ateu funcional”

JAMES A. HAUGHT
Freedom From Religion Foundation

Todos, em todos os lugares, conhecem Albert Einstein como um símbolo mundial do gênio científico. O que é menos conhecido é seu ceticismo.

Einstein às vezes usava a palavra “Deus” para significar as incríveis leis do universo, mas ele era um ateu funcional. Por exemplo, ele escreveu no The New York Times em 1930: “Não consigo imaginar um deus que recompense e puna os objetos de sua criação, cujos propósitos são modelados de acordo com os nossos — um deus, em suma, que é apenas um reflexo do ser humano. Tampouco posso acreditar que o indivíduo sobreviva à morte de seu corpo, embora almas fracas abriguem tais pensamentos por medo e egoísmo ridículo.”

Até mesmo seu trabalho — o alcance e o brilho — é ironicamente pouco compreendido. Claro, muitas pessoas se lembram que sua famosa equação de 1905 E=MC 2 — mostrando que uma pequena quantidade de matéria pode ser transformada em uma quantidade estupenda de energia — abriu o caminho para a energia nuclear e bombas.

Mas, por outro lado, mesmo pessoas bem educadas muitas vezes são vagas sobre tudo o que Einstein fez para se tornar o cientista mais famoso do planeta. Li um livro simplificado, Essential Einstein, e destilei este esboço:

— Entre 1902 e 1909, enquanto morava em Berna, na Suíça, Einstein publicou 32 artigos científicos. Em 1905, seu “ano milagroso”, ele surpreendeu o mundo com quatro revoluções mais outro trabalho:

— Efeito fotoelétrico: ele confirmou a teoria quântica mostrando que a luz é quantizada, viajando em pacotes de energia individuais, fótons, que fazem os elétrons saltarem aleatoriamente de metal. Por isso, ele recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1921.

— Relatividade Especial: depois que o experimento de Michelson-Morley de 1887 mostrou que a velocidade da luz é absolutamente constante, Einstein deduziu que tudo mais deve variar à medida que a velocidade aumenta: o tempo diminui, a massa aumenta, as dimensões diminuem na direção do movimento. Isso tem implicações filosóficas profundas porque mostra que a realidade não é tão fixa e tangível quanto pensamos que é. Muitos testes modernos confirmaram as mudanças estranhas.

— Intercambialidade de matéria e energia, como demonstra sua renomada equação E=MC2.

— Movimento browniano: Einstein confirmou a teoria dos átomos mostrando que gases e líquidos consistem em um grande número de partículas invisíveis hiperpequenas que disparam e ricocheteiam.

— Dimensões das moléculas: Sua tese de doutorado mostrou como calcular o tamanho das moléculas e o número de Avogadro, a contagem de moléculas em uma quantidade de gás chamada mol.

Ceticismo explica
o ateísmo funcional
do cientista 

Nos anos seguintes, ele se envolveu em uma cavalgada de pesquisas igualmente inovadoras:

1906 — Um artigo sobre radiação de calor.

1907 — O Princípio da Equivalência, no qual Einstein mostrou que gravidade e aceleração são indistinguíveis nos efeitos que produzem.

1910 — Um artigo sobre opalescência, a dispersão do azul no céu diurno.

1911 — Sua famosa teoria de que a gravidade dobra as ondas de luz, que foi confirmada durante um eclipse de 1919, quando os astrônomos viram que as estrelas atrás da posição do sol mascarado pareciam ligeiramente fora do lugar.

1915 — Relatividade Geral, mostrando que a gravidade da matéria distorce o espaço ao seu redor.

1917 — Einstein começou principalmente no campo da cosmologia aplicando a Relatividade Geral a todo o universo. Esse trabalho continha previsões de buracos negros e do universo em expansão.

1925 — Condensado de Bose-Einstein: juntou-se ao físico indiano Satyendra Bose na hipótese de um quinto estado da matéria (após sólido, líquido, gás e plasma). Se a matéria for resfriada até quase o zero absoluto, eles previram, os efeitos quânticos assumirão o controle, dando-lhe um comportamento estranho, como sair de seu recipiente. Isso foi alcançado em 1995 por três físicos norte-americanos que ganharam o Prêmio Nobel de 2001 por isso.

1936 — Lente gravitacional: Einstein previu que a gravidade de galáxias inteiras ou aglomerados de galáxias curvaria tanto a luz que passava que estrelas distantes poderiam aparecer em vários lugares simultaneamente. Agora, esses “anéis de Einstein” e “cruzes de Einstein” são encontrados no céu.

Apesar de seu intelecto surpreendente, Einstein tinha uma humildade gentil e a capacidade de rir de si mesmo. O gênio desgrenhado — que usava ternos adequados quando jovem, mas progrediu para cabelos rebeldes e moletons — também é conhecido por suas atividades humanitárias, como suas campanhas antiguerra e tentativas de estabelecer um governo mundial.

Ele era talvez o maior exemplo da história de profunda capacidade da mente humana. E ele era um cético em cima disso.

> James A. Haught é jornalista e membro da FFRF (Freedom From Religion Foundation), organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa da separação entre o Estado e a Igreja.

Anônimo paga US$ 3 mi pela carta da descrença de Einstein


Pensamento analítico reduz convicção até de crente devoto


Comentários

Marco Antonio F disse…
Albert Einstein: O Farsante
-----------------------------------
Hoje em dia não há quem pense duas vezes quando se pergunta quem foi o maior físico da história, é unânime, Albert Einstein. Mas será que realmente conhecemos este indivíduo que tinha notas abaixo da média na escola, não sabia dirigir e sequer conseguia dar algumas pedaladas de bicicleta? Seria este o responsável por grandes descobertas tal como a teoria da relatividade e um dos maiores vencedores do prêmio Nobel? César Lattes, físico brasileiro que esteve prestes a ganhar, por duas vezes, o Prêmio Nobel de Física, por ter descoberto o méson pi, contesta firmemente este judeu-alemão que se tornou um ícone e até objeto de estudo por parte de cientistas que chegaram a analisar parte de seu cérebro. Em entrevista a um jornal, César Lattes afirma que Einstein plagiou a Teoria da Relatividade do físico e matemático francês Jules Henri Poincaré, em 1905. Alega que a Teoria da Relatividade não é invenção dele, que já existia há séculos, "Vem da Renascença, de Leonardo Da Vinci, Galileu e Giordano Bruno".
Paulo Lopes disse…
Gostaria que ter o link desta entrevista.
Marco Antonio F disse…
Entrevista com César Lattes em 05/08/96 no jornal Diário do Povo, Campinas.
https://inacreditavel.com.br/wp/entrevista-cesar-lattes-fala-sobre-einstein/

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...