Pular para o conteúdo principal

Internado por Covid, morre o guru bolsonarista Olavo de Carvalho

Negacionista, o "filósofo" se sobressaiu como divulgador de fake news  

As redes sociais do influenciador e escritor Olavo de Carvalho anunciaram sua morte as 74 anos, sem citar causas. Carvalho morreu 8 dias após ser internado por Covid, num hospital de Richmond, Virgínia, EUA.

Cardiopata, Olavo de Carvalho que morava  em Petesburg, Virginia, EUA, desde 2005, veio para o Brasil para se internar no Incor em 8 de julho de 2021. Voltou a se internar novamente em agosto, mantendo-se hospitalizado.  Em outubro passou por cateterismo.  Só recebeu alta médica em novembro, tendo então retornado aos Estados Unidos.  

Embora criticasse ácida e  grosseiramente os cientistas, a  intelectualidade e as universidades brasileiras, Olavo de Carvalho veio se tratar no Brasil, pelo SUS,  e no Incor —  o Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a USP. 

Além da  insuficiência no coração, Carvalho  sofria da Doença de Lyme (a doença do carrapato) e era tabagista. 

Olavo se tornou referência
do governo de extrema direita

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho — que nasceu em Campinas, em  29 de abril de 1947 —  se auto-intitulava filósofo. Também nunca estudou Jornalismo e se dizia jornalista, embora só tenha trabalhado como revisor na década de  1980 para o extinto suplemento Folhetim, da Folha de S. Paulo

Ele próprio informava que estudou apenas até a "4ª série do Ginásio", hoje,  8º ano do ensino fundamental.  Acabou  não tendo nenhuma formação acadêmica. 

Embora já fosse autor de mais de uma dezena de livros até 2010, Olavo de Carvalho era um ilustre desconhecido para o grande público. 

Foi na onda do inchaço das redes sociais que ele se tornou um influenciador, vociferando, xingando,  humilhando, fumando muito diante das câmaras, falando palavrões e fazendo citações  de filósofos para um público embasbacado com a sua "coragem" — que é como se interpretou a atitude de  gritaria, vitupérios e palavrões. 

Sugestionando esse círculo que se deleitava com esse seu estilo imprecativo, Carvalho passou a aproveitar a internet para ministrar cursos online focados em filosofia e ideologia. 

E assim se assumiu como um líder intelectual que "mais lutou" para o Brasil ter "uma direita", embora dissesse depois  que a "nova direita" brasileira era "burra, jeca, caipira e ignorante". 

Seu estilo desbocado, falando palavrões, insultando seus desafetos e mesmo pessoas a quem ele não conhecia pessoalmente, levaram-no a responder uma série de processos judiciais por injúria,  difamação e calúnia. Perdeu a maioria deles, sendo que no último foi condenado a pagar R$ 3,7 milhões a Caetano Veloso.  

Desde a declaração pandemia de Covid-19 pela OMS,  Olavo de Carvalho se utilizava também das redes para criar discussões acerca da vacinação declarando-se  ser contra os imunizantes, criticando  os cientistas da Fiocruz, do  Butantan, a China, os médicos, os epidemiologistas,  a Organização  Mundial de Saúde (OMS), e aconselhando as pessoas a não se vacinarem.  

Curiosamente,  foi contra o chamado "kit Covid" e a cloroquina. 
 
> Com informação da rede social e de outras fontes.
 
Vídeo: Olavo de Carvalho diz que ninguém morreu de Covid





Comentários

Anônimo disse…
Uma pena que esse senhor, tão intelectualmente irrelevante, tenha ganhado destaque nos jornais brasileiros. Há pouco morreram verdadeiros intelectuais, como Alfredo Bosi, Roberto Romano, José Arthur Giannotti, Ivo Barroso, e não ganharam tanto espaço quanto o pseudo-filósofo.
Anônimo disse…
Existe um lugar no céu reservado aos grandes pensadores. O Olavo pode lavar banheiro lá.
Anônimo disse…
Roberto Romano sim que era um filósofo de verdade e não esse Olavo que nem uma dose da vacina tomou e faleceu de Ômicron. Só se for filósofo formado na empresa Facebook esse bozopata, cardiopata e sociopata, kkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Filósofo acredito que nunca foi. O cálculo é simples, se o cabra acredita em terra plana, não pode ser um filósofo.
Paul Muadib disse…
Nem para isso tem pedigree...
Foi tarde filósofo de araque e PSICOPATA. Olavo NAPOLEÃO DE HOSPÍCIO Foi filosofar nos QUINTOS DOS INFERNOS.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor