Pular para o conteúdo principal

EUA finalmente despertam para o fato de que deuses são contos de fadas

'Há uma percepção de que as religiões são contos de fada impróprias para pessoas inteligentes; há um despertar para o ateísmo' 


JAMES HAUGHT
Jornalista, escritor e colaborador da
Freedom From Religion Foundation
org americana sem fins lucrativos

Na década de 1960, o programa de TV “Essa foi a semana que foi” encantou os espectadores cínicos. Um episódio mostrou membros do Partido Democrata escolhendo um companheiro de chapa para o presidente Lyndon Johnson. A discussão foi assim:

“Precisamos de um bilhete equilibrado. O sr. Johnson é sulista, então precisamos de um nortista para veep [referência a uma comédia na televisão]. E Johnson é conservador, então precisamos de alguém mais progressista. E Johnson é religioso, então precisamos de alguém menos. E Johnson está sóbrio, então precisamos de alguém um pouco mais solto.

“Então, o que precisamos é: um bêbado do Norte, liberal e ateu.

“Agora a pergunta é: qual?”

A esquete era engraçada porque continha uma pepita de verdade: os norte-americanos progressistas estavam perdendo a crença em deuses e demônios sobrenaturais e ignorando as restrições da igreja contra o álcool e outros tabus puritanos.

A história cultural da América é fascinante. Houve um Grande Despertar evangélico em meados de 1700 que atraiu multidões de crentes para as igrejas. Então, um Segundo Grande Despertar no início de 1800 fez o mesmo. Em seguida, um Terceiro Grande Despertar no final de 1800, idem.

Bem, acho que a América está desfrutando de um Quarto Grande Despertar — uma mudança racional da religião, uma percepção crescente de que deuses e demônios, céus e infernos, milagres e profecias, são apenas contos de fadas, impróprios para pessoas inteligentes e educadas. Estamos vivendo um Despertar Final, um despertar para o ateísmo.

Despertar da consciência

Uma nova Era Secular está se formando em torno de nós. Milhares de relatórios foram escritos sobre o colapso notavelmente rápido da religião nas democracias ocidentais.

Os pesquisadores geralmente citam três causas:

— A transformação de evangélicos brancos em uma ala tacanha de um partido partidário é tão repulsiva que aliena os jovens modernos.

— Os padrões de vida tornaram-se tão confortáveis ​​e seguros que menos pessoas precisam de deuses sobrenaturais para implorar por ajuda.

— O declínio de jovens casais com filhos reduz o segmento básico da membresia da igreja.

Todas essas explicações certamente oferecem partes da verdade. Mas proponho uma quarta causa:

— A crescente inteligência, educação e visão científica alteraram a cultura até que mais pessoas duvidem das alegações mágicas das igrejas.

As pessoas mais inteligentes veem que a religião simplesmente não é verdade. Nenhum deus invisível criou o universo e câncer, terremotos, furacões, etc.

Nenhum deus invisível engravidou uma virgem para fazer um filho meio humano, meio divino. As pessoas não vivem depois que morrem, indo para um céu feliz ou um inferno horrível. Isso é tudo não tem sentido.

Estamos em uma era científica, quando histórias sobrenaturais não podem ser engolidas sem evidências.

Durante séculos, os pensadores mais brilhantes viram essa realidade. Na Grécia Antiga, Pródico disse: “Os deuses da crença popular não existem.” Desde então, alguns escritores e líderes importantes viram essa verdade.

Farei 90 no próximo mês. Estou triste por não testemunhar por muito mais tempo a evolução da cultura ocidental. Mas espero que o Quarto e Final Grande Despertar continue rolando até que a religião seja geralmente considerada um mito bobo.

> James A. Haught foié jornalista e membro da FFRF (Freedom From Religion Foundation), organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa da separação entre o Estado e a Igreja. Mais sobre o autor.



Comentários

Desde que sejam CÉTICOS e Racionalistas. Afinal, deixar de crer em algo com apelo do sobrenatural, ou fortemente sobrenatural NÃO exclui outras crenças. Pode haver ainda algo religioso mais "leve", sem tosqueiras evanjas, chatólicas e afins bem conhecidos, mas que "é necessário um Deus, e até uns vieses moralistas que humanos religiosos 'iluminados' fazem 'pelo bem'". Ou...
Pseudociencias diversas, Vegan, Nacionalismos etc. Logicamente Teorias de Conspiração entram nisso. Muitas dessas crenças podem ter nenhum apelo ao sobrenatural.
Nunca subestimemos a fé, com os ateus do tipo: modinha, mamão com açúcar, Nutella, leite com pêra... Façam upgrade ara Ceticismo, mas de forma ampla. Esmigalhando até ideologias políticas, instituições além das religiosas...
betoquintas disse…
Citando:
Pródico disse: “Os deuses da crença popular não existem.
Mentir é feio. Pouco se sabe da obra de Pródico. Isso foi dito por Filomeno, sem qualquer referência ou contexto.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Médico acusado de abuso passa seu primeiro aniversário na prisão

Roger Abdelmassih (reprodução acima), médico acusado de violentar pelo menos 56 pacientes, completou hoje (3) 66 anos de idade na cela 101 do pavilhão 2 da Penitenciária de Tremembé (SP). Foi o seu primeiro aniversário no cárcere. Filho de libaneses, ele nasceu em 1943 em São João da Boa Vista, cidade paulista hoje com 84 mil habitantes que fica a 223 km da capital. Até ser preso preventivamente no dia 17 de agosto, o especialista em reprodução humana assistida tinha prestígio entre os ricos e famosos, como Roberto Carlos, Hebe Camargo, Pelé e Gugu, que compareciam a eventos promovidos por ele. Neste sábado, a companhia de Abdelmassih não é tão rica nem famosa e, agora como o próprio médico, não passaria em um teste de popularidade. Ele convive em sua cela com um acusado de tráfico de drogas, um ex-delegado, um ex-agente da Polícia Federal e um ex-investigador da Polícia Civil. Em 15 metros quadrados, os quatros dispõem de três beliches, um vaso sanitário, uma pia, um ch...

TJ impede que cidade gaste dinheiro com Marcha para Jesus

O TJ (Tribunal de Justiça) do Estado de São Paulo impediu pela segunda vez que a prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste libera verba ou funcionários para a realização da Marcha para Jesus. Os organizadores desse evento da Igreja Renascer estavam pleiteando R$ 25 mil, além do apoio logístico da prefeitura. A cidade tem 180 mil habitantes e fica a 138 km de São Paulo. O prefeito é Mário Celso Heins (PDT). Nenhuma instância de governo pode ter gasto ou se envolver com atividades religiosas porque a Constituição determina que o Estado brasileiro é laico. Além disso, para o TJ, Marcha para Jesus não tem nenhuma ligação “com tradições históricas, culturas ou turísticas da cidade”, porque se trata de um evento “exclusivamente religioso”. Tweet Com informação do Liberal .  Justiça manda tirar Marcha para Jesus do calendário de Brasília. julho de 2011 Marcha para Jesus.      Religião no Estado laico.

Mara Maravilha diz que quem não paga dízimo rouba de Deus

Mara não quer  saber  o que o   pastor  faz com o dinheiro Eliamary Silva da Silveira (foto), 42, a apresentadora Mara Maravilha de programas infantis dos anos 80, disse que entrega à Igreja Universal todo o mês 10% do que ganha porque “quem não paga o dízimo rouba de Deus”. “Se o pastor vai fazer o certo ou o errado [com o dinheiro], isso não mais cabe a mim”, disse. Mara atualmente é cantora gospel e tem uma loja de produtos evangélicos. No auge de sua carreira, posou para a Playboy. Tornou-se evangélica aos 26 anos, após se livrar das drogas. O seu marido é também evangélico. A omissão de Mara sobre o que é feito com o dízimo é comum entre evangélicos das várias denominações. É como se os pastores pudessem se enriquecer com o dinheiro dos fiéis sem ter de prestar contas à lei dos homens e à de Deus. Carol Celico, 23, mulher do jogador Kaká, conseguiu superar essa alienação. Ela e o marido deixaram a Igreja Renascer em 2010 porque, entre out...

Polícia recebe denúncia anônima sobre paradeiro de Abdelmassih

O ex-médico fugitivo afirma ser inocente A Polícia Civil de São Paulo recebeu uma denúncia anônima sobre o paradeiro do ex-médico Roger Abdelmassih (foto), 68, especialista em fertilização in vitro condenado em 2010 em primeira instância a 278 anos de prisão por ter estuprado pacientes. O delegado Waldomiro Milanesi, da Divisão de Capturas, disse que a denúncia foi a primeira em quase 11 meses de  sumiço do médico. Ele afirmou à Folha de S.Paulo que as poucas pistas existentes até agora foram obtidas por seus policiais. O Ministério Público Estadual, que também investiga o desaparecimento de Abdelmassih, não recebeu uma única denúncia. Milanesi afirmou que a falta de denúncias demonstra que a “elite” da sociedade da qual Abdelmassih faz parte não está disposta a colaborar. "Quem eram as pessoas próximas e tinham contato com o Roger? Era uma elite muito mais longe da própria sociedade", disse. O delegado não forneceu detalhe da denúncia para não atrapalhar as ...