Pular para o conteúdo principal

Nova imagem mostra detalhes do campo magnético do primeiro buraco negro fotografado

> GUILHERME GAMA
Jornal da USP

Dois anos depois da divulgação da primeira fotografia de um buraco negro pelos astrônomos do Telescópio de Horizonte de Eventos (EHT) fazer história na ciência, uma nova imagem desse astro, localizado no centro da galáxia Messier 87 (M87), na constelação de Virgem, foi revelada pela equipe.

Desta vez, a melhor resolução exibe detalhes da natureza desse objeto misterioso e confirma a presença de um enorme campo magnético o envolvendo, o que sustenta modelos que há anos buscam explicar o que de fato ocorre nesse imenso devorador do Universo.

O EHT é um projeto de nível global que tem como foco estudar o horizonte de eventos ligados a buracos negros. Conta com cerca de 300 cientistas e uma rede de telescópios espalhados pelo planeta.

Segundo Rodrigo Nemmen, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, a gestação de um buraco negro se dá pela implosão de estrelas muito massivas, de massa acima de 20 Sóis, unidade de medida astronômica. 

Ao final, elas entram em colapso pelo próprio peso e, nesse processo, a gravidade se torna tão intensa que nenhuma força externa tem capacidade de frear esse adentramento em si, gerando um buraco de onde nada escapa de dentro, nem mesmo a luz — por isso o nome “buraco negro”.

Entretanto, Nemmen conta que, neste caso, o fotografado é do tipo supermassivo e a explicação para o seu tamanho, da ordem de 3 milhões de vezes maior que a Terra e de 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol, ainda não é clara.

 “Uma hipótese é que há bilhões de anos, a eclosão da primeira geração de estrelas no Universo, que eram supermassivas, tenha gerado buracos intermediários que, com o passar do tempo, acumularam massa durante a evolução cósmica”, afirma o professor.

A sua proporção é uma das razões pelas quais ele é objeto de pesquisa do EHT, voltado ao estudo do horizonte de eventos, a fronteira teórica ao redor do buraco negro. 

O projeto também observa outro buraco negro supermassivo, o Sagitário A, que é mil vezes menor, embora esteja mais próximo da Terra, no centro da Via Láctea, enquanto o alvo da imagem está a 53,5 milhões de anos-luz de distância do nosso planeta. 

Quem explica essa escala ao Jornal da USP é Lia Medeiro, única brasileira que participou da pesquisa, em 2019: “O tamanho, no céu, da foto do buraco negro seria equivalente a você pegar uma laranja, colocá-la na superfície da Lua e tentar tirar uma foto dessa laranja estando na Terra”.

Mas, mesmo assim, com a rede da EHT de oito radiotelescópios distribuídos pelo planeta, não é possível ver o objeto com detalhes na fotografia como vemos nesta nova imagem divulgada pelos astrônomos e, segundo Nemmen, não veríamos mesmo se estivéssemos bem próximos dele. 

O pesquisador explica que, na verdade, a imagem atual se trata de uma reconstrução criada a partir da sobreposição da primeira fotografia com a utilização de uma técnica chamada polarimetria, que mapeou o campo magnético ao redor do buraco e identificou os jatos de luz. O que vemos não é resultado de observação direta, é a chamada “cor falsa”. Afinal, campos magnéticos não são perceptíveis aos humanos, diferente de alguns animais, como tartarugas-marinhas, que são capazes de sentir o campo magnético terrestre e usá-lo como guia para migrar no oceano.

De acordo com ele, o mapeamento foi feito no disco de acreção (material composto de gás e poeira estelar que é “engolido” pela força gravitacional do buraco), onde foi possível observar a polarização da luz, ou seja, a ordenação das ondas de luz oscilando em uma direção, o que é representado pelas linhas curvas brilhantes. O princípio da polarização já é usado em óculos de sol, por exemplo, que filtram a luz solar e bloqueiam as ondas ultravioleta polarizadas em um sentido, impedindo que cheguem aos nossos olhos, protegendo-os.

Mas se a luz pode ser polarizada aqui na Terra, onde também temos campos magnéticos, por que não os vemos? A questão é que, neste caso, o campo magnético no centro da M87 é tão forte que polariza as ondas de luz. Se em 2019 soube-se da emissão de luz no disco, agora a observação não apenas prova a existência do campo magnético, mas traz medidas sobre sua forma, direção e intensidade. O que os cerca de 300 cientistas do EHT fizeram nestes dois anos foram complexas checagens autocomparadas entre as equipes do observatório para chegar a uma resolução espacial do fenômeno. “Um resultado fantástico”, comenta o professor.

Esses jatos de luz polarizada escapam nos arredores do M87 e viajam a cerca de 5 mil anos-luz de distância, de acordo com o EHT, mas Nemmen afirma que a resposta para como são produzidos e atuam esses raios ainda não é certa na astrofísica.

 “Nossos melhores modelos que explicam esse tipo de fenômeno se baseiam no campo magnético como responsável por produzir tornados de jatos e, por isso, esse mapeamento é extremamente importante. Assim, podemos estudar se a intensidade é suficiente para criar e explicar a origem dos raios”, diz.

Técnica reconstrói buraco
negro a partir da captação
do campo magnético

> Foto de EHT Collaboration.




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...