Pular para o conteúdo principal

Testemunhas de Jeová estão impedidas de tomar CoronaVac por falta de aval da Igreja

PAULO LOPES As Testemunhas de Jeová estão impedidas de se imunizaram com a CoronaVac porque os dirigentes da religião ainda não avaliaram a vacina, para saber se contém ou não sangue.

Os jeovás acreditam que a Bíblia proíbe que o homem tome do próprio sangue ou qualquer um de seus componentes primários (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma). Quem o fizer perderá a change de ir para o Paraíso.

Comunicado de 2 de fevereiro de 2021 do Corpo Governante, instância máxima da religião, diz que até agora três vacinas comprovadamente não contêm sangue: AstraZeneca, Moderna e Pfizer-BioNtech.

O Corpo Governante é composto por oito homens que se sentem guiados pelo Espírito Santo. Suas decisões são inquestionáveis.

Até o momento, a CoronaVac é a única vacina disponível no Brasil, sendo destinada, inicialmente, a profissionais de saúde e idosos. A AstraZeneca começa a ser aplicada nas próximas semanas.

Em meados de 2020, quando os óbitos pela Covid-19 cresciam rapidamente nos gráficos, setores da Igreja Católica ensaiavam uma resistência moral às vacinas por desconfiarem que em seu desenvolvimento houvesse uma linha celular derivada de um feto abortado. Aparentemente, essa preocupação se suprepunha o elevado índice de mortos pela doença.

Agora, na Igreja não se fala mais nisso porque os dois papas, Francisco e o emérito Bento XVI, tomaram a primeira dose da Pfizer em janeiro.

O Brasil já aplicou mais de 3 milhões de doses de vacinas, e ninguém virou jacaré, diferentemente do que afirmara o único presidente do mundo que não faz campanha pela imunização, Jair Bolsonaro.

Comunicado do
Corpo Governante
liberando três vacinas

Com fonte de comunicado das Testemunhas de Jeová no Twitter e de outras fontes.


Comentários

Emerson Santos disse…
Isso eh sério mesmo ?
K disse…
A autodeterminação é um direito humano básico. Cada pessoa, independentemente da religião, é responsável por fazer as suas escolhas em relação a cuidados de saúde. As Testemunhas de Jeová fazem aquilo que todos deveriam fazer. Primeiro, informam-se a respeito de cada tratamento disponível. Depois, cada um toma a sua própria decisão baseada no conhecimento adquirido. O mesmo se aplica no caso das vacinas. Artigos tendenciosos como este servem apenas para perpetuar o preconceito existente contra esta minoria religiosa. A palavra "jeovás" escrita no plural e com letra minúscula mostra bem o preconceito e a falta de rigor de quem escreve.
Anônimo disse…
Mentiroso
Paulo sua credibilidade esta muito falha. Simples isso NÃO é verdade. Esta parecendo coluna de fofoca!🤣🤣🤣
Emerson Santos disse…
Posta o link pra ajudar a esclarecer isso...
Anônimo disse…
Notícia que nasceu morta. Isso é que dá ficar pegando informações de haters norte-americanos. Cada país tem sua realidade. Ao que tudo indica, a Coronavac não parece ser uma vacina que será utilizada em solo estadunidense. Sugiro esquecer o discurso de ódio e se ater a fatos. A propósito, a Coronovac também não tem frações de sangue.
Paulo Lopes disse…
https://mobile.twitter.com/jw_truth/status/1356742890849005574
Ihrita disse…
Ou seja, pode morrer que tá tudo bem, contato que se mantenha na igreja em nome de "Deus", tenho certeza que de todas as religiões, está é a mais vergonhosa!
Emerson Santos disse…
Por favor mostre seu currículo e capacidade técnica pra dar opinião nesse assunto
K disse…
Ihrita, quem disse que "pode morrer que tá tudo bem"? Nenhuma Testemunha de Jeová quer morrer. Todos nós procuramos tratamento médico porque amamos a vida e acreditamos na medicina. Já ouviu falar em eritropoetina, hemodiluição, recuperação intraoperatória de células, etc? São apenas alguns tratamentos que, na opinião de muitos médicos, são muito mais seguros e eficazes que as transfusões de sangue. Você prefere aceitar transfusões de sangue? Então aceite. Nenhum de nós vai tentar impedir. Nós respeitamos as escolhas que os outros fazem. Mas nós também temos o direito de fazer as nossas próprias escolhas. Veja o que dizem vários médicos experientes sobre o assunto:
https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/canada/medicos-tratamentos-sem-sangue/
https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-luca-weltert/
https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-massimo-franchi/
https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-antonio-pinna/
Os exemplos acima são apenas uma pequena amostra.
E repare que todos os médicos estão devidamente identificados.
Há um tal "K" que demonstra sua dissonância cognitiva e hipocrisia, típica de crentes, e maior quando nessas vertentes terríveis, como TJs.
"Autodeterminação", sim, desde que seja legitimado ódio aos LGBTs, ateus etc, exTJs e inúmeros outros etcéteras de ruim por eles.
Religião é algo para ficar RESTRITO de forma absoluta nas questões pessoais e entre adultos. A institucionalização da religião somente trouxe problemas graves à humanidade. Deveriam se mancar e ficarem na sua. Vide exemplos da Umbanda, Wicca e outras que não ficam importunando as outras pessoas, desconsiderando questões PESSOAIS, mas nunca da religião em si.
K disse…
Caro MarceloDC,

Em primeiro lugar, penso que é possível debater este tipo de temas sem recorrer ao insulto. Você não sabe absolutamente nada sobre mim, a minha formação, o meu modo de vida, a minha família, etc. Portanto, é melhor não tornar isto pessoal.

Em relação àquilo que mencionou, um suposto ódio das TJ contra "LGBTs, ateus, exTJs", gostaria de lembrá-lo que, tanto nas nossas publicações como nas nossas reuniões, somos constantemente incentivados a amar todas as pessoas, independentemente daquilo que elas são, acreditam ou fazem. Poderia, por favor, indicar-me alguma das nossas publicações que incentive o ódio aos LGBTs? Alguma vez viu uma Testemunha de Jeová agredindo ou insultando alguém? Eu nunca vi isso. E visto que você mencionou "ódio", sugiro que faça um exercício simples. Leia minhas mensagens com atenção e, em seguida, compare com as suas. Quem revela ter ódio no coração? Sou eu? Pense nisso.

Um grande abraço de Portugal!
Ihrita disse…
Se a transfusão poder salvar sua vida vc não vai aceitar?! Eita negócio louco, tudo o que vi foi de um cara ex testemunha de Jeová:
https://youtube.com/playlist?list=PL4my5FaeoOb1Zqg8D8d25kJzh-R3IyhYB
K disse…
No meu comentário anterior partilhei várias entrevistas com médicos. Você assistiu à entrevista do Dr. Massimo P. Franchi? Em 30 anos de carreira, nunca viu uma Testemunha de Jeová morrer por não levar sangue. Por outro lado, quantas pessoas morrem em resultado de complicações relacionadas com transfusões de sangue?

Veja, por exemplo, o que diz o jornal médico "Just News" no parágrafo 10. O jornal menciona que aqueles que levam transfusão de sangue têm maior probabilidade de morrer. Pode confirmar isso no link abaixo:
https://justnews.pt/noticias/gesto-mais-eficiente-do-sangue-permitir-poupana-de-677-milhes-de-euros-no-sns#.WtRa2ojFLIU

Todos os tratamentos médicos, sem exceção, têm um certo grau de risco. As Testemunhas de Jeová estudam analisam os riscos e benefícios de cada tratamento, e então cada um decide por si mesmo o que vai aceitar em termos de cuidados de saúde. Isso é o que todo mundo deveria fazer.

Você deseja saber a verdade sobre as Testemunhas de Jeová? Então vá diretamente à fonte. Visite o site oficial JW.ORG, vá a um salão do Reino ou converse com um de nós. Se você continuar a dar ouvidos aos nossos opositores, só vai ouvir informações distorcidas. Pessoas movidas pelo ódio e pelo rancor nunca irão produzir algo bom e verdadeiro.
"Insulto"... dizer as verdades básicas das religiões desses tipos / religiosos é "insulto"... Então complemento, já que v mesmo exclareceu: há excessões (v pelo que diz) de pessoas e alguns grupos religiosos numa mesma vertente, mas não exclui a religião per se, na sua essência. SE fossem bons MESMO, deveriam ser implacáveis no quesito LAICIDADE, não apenas no Estado propriamente dito, mas na Educação, junto aos menores, NUNCA IMPORTUNAR as pessoas por aí batendo na porta ou campainha como muitos TJ fazem etc.
E então uns artigos dessa "coisa" TJ que insiste em defender:
-- "Ex-TJs vão às ruas para combater a discriminação" em
https://www.paulopes.com.br/2014/03/ex-tjs-sai-as-ruas-para-combater-discriminacao-religiosa.html
-- "Sete questões que governantes das TJs se recusam a esclarecer" em
https://www.paulopes.com.br/2016/12/sete-questoes-que-os-lideres-das-tjs-se-recusam-a-esclarecer.html
Dentre outros.
Resumindo: sigam suas religiões,mas deveriam FICAR NA SUA.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...