Pular para o conteúdo principal

Novo estudo derruba estereótipo de que ateus não têm bússola moral

Pessoas que não acreditam em divindades possuem bússola moral tanto quando os religiosos. É o que comprova estudo que, a exemplo de outros recentes, derruba o estereótipo de que ateus são amorais ou imorais.

Tomas Ståhl, professor de psicologia da Universidade de llinois (EUA), fez o estudo comparando pesquisas dos Estados Unidos, país relativamente religioso, com as da Suécia, cuja população é fortemente secular.

Ateus e crentes, por exemplo, compartilham valores de justiça de que as pessoas vulneráveis devem ser protegidas.

A diferença, em alguns aspectos, é que a calibração da bússola moral dos ateus é um pouco diferente em relação à dos religiosos, diz Ståhl

Crentes tendem a pensar mais sobre as consequências de uma ação antes de decidir se é moral ou não, levando em conta Deus e autoridades, e os ateus não se prendem a esses referenciais.

De acordo com o estudo, os ateus, em suas decisões, não colocam em primeiro plano o respeito às autoridades, a unidade do grupo e compromissos com pessoas, a lealdade. Apresentam a propensão de julgamento moral caso por caso.

Comentários

Indivíduo disse…
Sem a existência de Deus, os ateus podem cometer suicídio, pois não existe castigo eterno e morto não precisa de dinheiro.
Anônimo disse…
E já que deus e o paraíso existe, vc pode partir agora e parar de encher o saco.
Emerson Santos disse…
Perdeu a chance de ter ficado calado pra não ter que ouvir essa ... kkkk
betoquintas disse…
os valores, com os quais os ateus foram criados, foram devidamente desenvolvidos e criados pelos povos antigos, todos religiosos. isso não explica, por exemplo, a existência de psicopatas ateus. tente de novo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Deputada do Amazonas tenta de novo aprovar punição a vilipêndio ao cristianismo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Padres pedófilos esvaziam igrejas de Arapiraca

Igrejas de Arapiraca tiveram de ser fechadas temporariamente por falta de fiéis, que ficaram chocados com as denúncias de pedofilia envolvendo pelo menos três padres da cidade. Batizados e casamentos foram adiados. Arapiraca é uma cidade alagoana de 209 mil habitantes que fica a 130 km de Maceió, a capital. O bispo Valério Brêdo afastou os sacerdotes Luiz Marques Barbosa, Edílson Duarte e Raimundo Gomes. Os três são acusados de terem relacionamento sexual com jovens que por eles teriam sido aliciados ainda na adolescência, quando eram coroinhas. O SBT transmitiu trechos de um vídeo (foto) no qual aparecem Barbosa, de 82 anos, e Fábio Ferreira, 20, fazendo sexo oral mútuo. Ferreira disse que sofre abuso desde os 9 anos e que, aos 10, se queixou à polícia, e nada foi feito. No vídeo, o sexo é consensual. As imagens repercutiram em todo o mundo, inclusive no Vaticano, já abalado pelas denúncias de que a prática de pedofilia tem sido comum entre os padres de países como a Irlan...

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Número de ateus no Brasil é de 2,1 milhões, 1% da população, revela pesquisa