Pular para o conteúdo principal

Darwin Day 2021 ressalta a importância do pensamento científico; veja programação

JORNAL DA USP   Universidades de várias partes do mundo comemoram no dia 12 de fevereiro o aniversário de Charles Darwin, cientista nascido em 1809 que iniciou uma revolução científica com seus estudos que resultaram no livro A origem das espécies.

A obra é considerada a mais influente da ciência moderna por trazer o conceito da evolução biológica por meio da seleção natural. Por isso, a comemoração do Darwin Day pretende ser uma celebração global da ciência e do racionalismo, ajudando a divulgar o pensamento científico.

Durante toda a semana, de 8 a 14 de fevereiro, o Museu de Zoologia (MZ) da USP vai participar do Darwin Day com a divulgação de conteúdos temáticos relacionados à teoria evolutiva e sua relação com nosso cotidiano. 

Os materiais estarão disponíveis na página do museu, neste link, e também é possível acompanhar os canais do MZ nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube

Entre os conteúdos, por exemplo, há o vídeo em que a pesquisadora Jaqueline Battilana, do Laboratório de Biologia Molecular do MZ, conta a relação de suas atividades diárias com as ideias darwinianas (veja abaixo). Também há a indicação de leitura do livro Ensaios sobre evolução – Volume 1, que nasceu a partir do projeto de debates sobre história e filosofia da biologia realizado por quatro professores vinculados às Ciências Biológicas.

O Darwin Day da Sociedade Brasileira de Genética (SBG), que acontece de 10 a 13 de fevereiro, terá a participação de dois pesquisadores da USP. 

Na quinta, dia 11 de fevereiro, às 14h30, Fábio de Melo Sene, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), vai apresentar a conferência Como o pensamento central de Darwin “sobreviveu” a todos os conhecimentos da Genética.

No dia 12 de fevereiro, às 15h40, é a vez de Nélio Bizzo, da Faculdade de Educação (FE), participar de uma mesa-redonda sobre Negacionismo científico no Brasil. Para acompanhar o evento há uma taxa de inscrição que varia de R$ 30 a R$ 120 conforme a categoria (estudante ou profissional). A transmissão será pelo Canal da SBG no YouTube, com link enviado aos inscritos. A programação completa você confere aqui.

Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), haverá um evento on-line no dia 17 de março aberto a todos os interessados por meio de inscrição em formulário na internet

Às 14 horas, o pesquisador Tiago Bosisio Quental, do Instituto de Biociências (IB) da USP, falará sobre A origem e extinção das espécies em tempo geológico.

Depois, às 16 horas, o cientista Miguel Nicolelis, da Duke University & Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, vai tratar das Interfaces cérebro-máquina: da pesquisa básica às aplicações clínicas.

Confira a página do evento aqui. 





Comentários

Anônimo disse…
Muito bom, o Brasil que eu quero pro futuro é um Brasil que 12 de fevereiro seja feriado em celebração ao Darwin Day e 12 de outubro seja um dia comum de trabalho.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Solução ao problema dos três corpos (ainda) não existe. Exceto talvez na ficção da Netflix