Pular para o conteúdo principal

Como de Testemunha de Jeová me tornei ateu e fiquei livre do senso de manada

DAVI MENDONÇA  Fui criado como cristão, testemunha de Jeová. Antes dos vinte anos já tinha lido a Bíblia inteira, e sabia de cor muitos trechos bíblicos, até hoje ainda sei.

Aos vinte e poucos anos me afastei das testemunhas de Jeová, mas ainda considerava lá a única religião verdadeira. Aos poucos fui lendo livros e artigos que antes me eram proibidos, e isso, claro, me causava muito incomodo.

As trinta anos me aventurei em diversas religiões, igrejas evangélicas, adventistas e a tão temida por mim antes, os espíritas.

A coisa começou a mudar quando em contato com um teólogo, que me orientou a estudar a história de Roma, e como Constantino e seu clero fundaram a igreja católica e "inventaram" o personagem Jesus.

Imagine minha decepção ao descobrir que aquele Jesus dos evangelhos nunca existiu, confesso que fiquei uma semana em choque.

Esse teólogo, assim como pastores e padres que tive conversas francas, me disseram que muito do que eles ofereciam ao povo, eles mesmos não acreditavam. Estórias como a de Noé, Jonas, Mar Vermelho, para quem tem senso crítico não faz o menor sentido, mas eles me explicaram que o povo precisa dessas ilusões.

Isso me chocou muito. Mas como eles me disseram, bom vendedores não consomem dos produtos que oferecem, como ilusionistas, encantam o público com os seus truques, e os mantém cativos.

Livros como Deus é um Delírio, o Mundo de Sofia, entre outros, me ajudaram muito.

Bem, mas o toque final veio no meio ambiente de trabalho, trabalho em hospitais, enfermagem, e via muito sofrimento, e via também muita sinceridade nos clamores e orações dos pacientes. E isso de NADA ADIANTAVA.

Altas e óbitos aconteciam por causalidade e não suposta fé. Eu percebia que aquilo era só uma forma de se confortar, mas não tinha sentido prático nenhum. Deus não era garantia de nada, diferente de um plano de saúde ou seguro de vida.

O que me incomodava muito era a morte de crianças, num plantão estava aquela criança linda, por vezes sorridente em meio a soros e medicações, e no outro plantão já não estava, tinha ido a óbito.

A figura de deus de amor, que se importa, onipresente, onipotente e onisciente foi se diluindo, até hoje penso que, se existe um deus, ele é um grande FDP, e deve muitas desculpas a humanidade, se ele "é" todo poderoso, seria sádico e repugnante.

Confesso que foi um alívio tirar o peso do nome cristão das costas, afinal essa instituição tem muito sangue nas mãos, e, por fim, um alívio maior se livrar do amigo imaginário da vida adulta, Deus. Me sinto livre do senso comum, da manada.

"Se existe um deus,
ele é um grande FDP"

Esse texto e a foto foram publicados originalmente no Facebook.


Comentários

Deborah Andrade disse…
Parabéns pela jornada, pois é muito difícil se livrar da doutrina Testemunha de Jeová. Tenho uma história parecida, nasci e fui criada como TJ, abandonei na adolescência, passei a frequentar a igreja católica, depois evangélica e depois de muitos questionamentos e conflitos internos, fui desconstruindo a figura de deus até me tornar atéia convicta. Sou muito mais feliz e me sinto verdadeiramente livre hoje.
Anônimo disse…
Parabéns, Davi. Parabéns, Deborah.
Leandro disse…
Que bom que você se libertou. Parabéns!!



K disse…
O caminho pode ser feito nas duas direções:

https://www.jw.org/pt/biblioteca/livros/anuario-de-2015/historia/ex-ateu-serve-a-deus/

https://www.jw.org/pt-pt/biblioteca/revistas/wp201709/eu-nao-acreditava-que-deus-existia/

https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102010404
Anônimo disse…
O único Deus que deve ser venerado é o planeta que vivemos, é somente a partir dele q conseguimos sobreviver.
Ex-ateu porque não aprendeu a ter discernimento cético. Muitas pessoas abandonam a religião tradicional e se apegam a tal "Nova Era" em suas diversas modalidades, pseudociências etc, podendo até ser ateus, crentes em outras coisas. O DESEJO de simlesmente acreditar, com fé. Há outras pessoas que se apegam em sistemas político-ideológicos, p.ex.. Esse desejo da fé...
Ateismo deve ser blindado com Ceticismo e Racionalismo. Com esses dois, se fundamente soliudamente o Ateísmo. E quem é cético / racionalista em tudo, não só acaba sendo ateu, como repudia crenças diversas, inclusive os apegos em sistemas políticos-ideológicos etc.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...