Pular para o conteúdo principal

Cientistas já sabem muito sobre Marte com a análise de meteoritos encontrados na Terra

JAMES SCOTT     O rover Perseverance da NASA pousou com sucesso em Marte hoje (18 de fevereiro), começando a enviar imagens. Sua missão é encontrar vestígios de vida extinta.

Mas as pessoas podem se surpreender ao saber que houve outras 48 missões ao planeta vermelho até agora. Destes, mais da metade falhou nos estágios da decolagem à implantação — incluindo o Mars Climate Orbiter de 1999, que foi destruído na entrada de Marte porque alguém deixou de  converter medições em unidades inglesas para o sistema métrico.

As missões bem-sucedidas incluem a Mars Insight, que está estudando o interior por meio da medição de “marsquakes”, e o rover Curiosity , que pousou em 2012 e está examinando a geologia do Monte Sharp.

Embora não tenha havido missões de retorno, há muito que podemos aprender sem viajar para Marte  dos mais de 260 meteoritos marcianos que caíram na Terra.

Imagens tiradas por sondas de óbitas de Marte revelam que o planeta tem mais de 40.000 crateras, cada uma formada por um asteróide que colidiu com a superfície. Você pode explorar essas crateras por conta própria acessando o Google Earth, alternando o modo Google Mars e aumentando o zoom.

Se alguns dos destroços dos grandes impactos atingissem a velocidade de escape da atmosfera (cerca de 5 km em Marte), eles poderiam rumar em direção à Terra, queimando-se na nossa atmosfera ou até atingindo a superffice.

A maioria dos meteoritos marcianos encontrados na Terra foi coletada na Antártica ou nos desertos do noroeste da África. Em ambos os casos, a crosta negra que se forma quando o meteorito queima parcialmente ao passar pela atmosfera da Terra destaca-se claramente contra o gelo ou a areia.

Em 1996, um meteorito marciano, ALH84001, foi considerado controversamente por conter bactérias fossilizadas.

Algumas das sondas mais antigas podem ter levado bactérias da Terra para Marte, uma vez que não foram purificadas antes do lançamento.

Bolha

Planetas pequenos esfriam rapidamente e há muito se suspeita que o núcleo de Marte tenha se cristalizado em grande parte, mas não totalmente. Isso significa que Marte perdeu quase todo o campo magnético protetor que desvia a radiação cósmica.

Mas temos certeza de que Marte já teve um oceano, contendo água como a conhecemos. A temperatura estava acima de zero e as condições eram adequadas para a vida.

A eliminação do campo magnético no início da história de Marte significa que este oceano se foi há muito tempo e a temperatura média é agora de -65 ℃, mas permanecem geadas, nuvens e calotas polares.

Não tendo a sorte de vagar pelos desertos da África ou pelos planaltos gelados da Antártica, encontrei meu primeiro meteorito marciano em um armário em uma loja de joias na pequena cidade de Akaroa, na Nova Zelândia.

Usando um microscópio eletrônico de varredura, meu exame revelou que era um shergottite, um dos meteoritos marcianos mais comuns — equivalente ao que conhecemos na Terra como basalto. Se for basalto, como sabemos que é de Marte?

Existem várias maneiras de reconhecer um meteorito marciano. Um é de seu conteúdo de gás. Quando um meteorito atinge a superfície de Marte, as rochas “alvo” estão sujeitas a pressões tão grandes que parcialmente derretem e prendem a atmosfera marciana dentro de bolhas de gás. Algumas dessas rochas são então ejetadas do planeta — tornando-se eles próprios meteoritos.

Os gases nesses meteoritos podem ser medidos na Terra e comparados com a conhecida atmosfera marciana, que compreende 95% de dióxido de carbono e concentrações distintas de gases nobres .

Os milhares de crateras marcando a superfície de Marte significam que ele é antigo. Isso foi confirmado quando um meteorito foi datado como tendo 4,4 bilhões de anos. Propriedades de alguns outros meteoritos marcianos mostram que Marte se formou em 13 milhões de anos após a formação do Sistema Solar. Isso, por sua vez, significa que parte da primeira crosta planetária que se formou em Marte provavelmente ainda existe na superfície.

Velho e frio, mas não morto

Essa inferência, junto com algumas propriedades isotópicas e minerais do meteorito, implica que Marte não foi moldado por placas tectônicas — o processo global que formou os continentes, cadeias de montanhas e bacias oceânicas na Terra.

E, como a maioria dos meteoritos marcianos datados têm menos de 1,5 bilhão de anos, o vulcanismo continuou ao longo de sua história. Marte pode estar frio, mas não está morto.

Os meteoritos marcianos também contêm pistas sobre como as pessoas um dia poderão sobreviver no planeta.

Embora viver em tubos de lava escavados no basalto marciano possa atrair alguns colonos interplanetários esperançosos, no final das contas precisaremos construir abrigos para nos proteger da radiação cósmica e das vastas tempestades de poeira que engolfam o planeta.

Os meteoritos marcianos mostram que a olivina, um mineral de silicato de magnésio, é comum. Experimentos estão em andamento para avaliar o uso de um componente de degradação, carbonato de magnésio, para formar um aglutinante de concreto a partir do qual poderíamos construir edifícios.

Primeira foto enviada
pelo rover Perseverance

> James Scott é presidente da Sociedade de Geociências da Nova Zelândia. Esse artigo foi publicado originalmente no site The Conversation.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...