Pular para o conteúdo principal

Católicos e evangélicos culpam Bolsonaro por mortes da pandemia e pedem impeachment

Lideranças católicas e evangélicas acusam o Jair Bolsonaro de ter incentivado atitudes que levaram pessoas à morte pela Covid-19 e pedem impeachment do presidente.

Em documento apresentado hoje (26) à Câmara dos Deputados, os religiosos acusam Bolsonaro de ter instrumentalizado a fé dos brasileiros para se eleger, adotando o slogan “Deus acima de todos”.

“E uma utilização absolutamente desonesta da religião, de Deus e da Fé”, diz Marcelo Barros, monge menonita ligado à Teologia da Libertação e um dos 380 signatários do documento.

Como na Câmara há mais de 50 pedidos de impeachment por vários crimes de responsabilidade, os religiosos se ativeram à questão da saúde pública.

“Além da desarticulação do Sistema Único de Saúde, que já vinha sendo posta em prática no primeiro ano de gestão [do governo], a pandemia da Covid-19 escancarou o desprezo do atual governo pela proteção à saúde”, diz o documento.

Entre as condutas criminosas de Bolsonaro, os religiosos destacam a divulgação de um “festival de desinformação”, para encobrir a sua incapacidade de combater a crise sanitária.

“Presidente da República, irresponsavelmente, oscilou entre o negacionismo, o menosprezo e a sabotagem assumida das políticas de prevenção e atenção à saúde dos cidadãos brasileiros.”

Para os religiosos, as ações criminosas do presidente representam neste momento de pandemia “agressões diretas aos diretos fundamentais”, o que inclui o direito à saúde.

O documento faz menção às ocasiões em que Bolsonaro minimizou a pandemia, tratando-a, por exemplo, como “uma gripezinha”.

“Bens inalienáveis, como a saúde e a vida, não podem ser tratados como algo desprezível, do qual se faz chacota ou se descarta”, diz.

Para os religiosos, Bolsonaro tem de ser afastado da Presidência porque, em resumo, “seu desequilíbrio e sua obsessão em disseminar mentiras, ódio e preconceitos, rejeitando a credibilidade de dados técnicos”, agravaram as consequências da pandemia.

Comentários

Anônimo disse…
Os religiosos finalmente acordaram pra realidade, finalmente entenderam que menos empenho do governo e cloroquina em vez de vacina, significa repetir o que acontece em Manaus, onde as igrejas mesmo sendo permitido abrir as portas, tiveram que fechar pois simplesmente não vai ninguém por causa da calamidade pública que ocorre no Amazonas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida