Pular para o conteúdo principal

Novo algoritmo descobre 50 planetas fora de nosso sistema solar

Luigi Bignami / Business Insider   Até o momento, foram descobertos mais de 4.200 planetas que estão localizados fora de nosso sistema solar, que giram em torno de estrelas de 3200 sistemas planetários. E seu número está sempre sendo atualizado. 

Encontrá-los não é simples, pois o uso do sistema mais popular, denominado "método de trânsito", ou seja, aquele que aguarda o enfraquecimento da luz de uma estrela distante devido à passagem de um planeta, leva tempo. 

Às vezes dias, se o planeta leva tão pouco para girar em torno de sua estrela, mas outras vezes anos, senão décadas, se o planeta tem órbitas muito distantes de sua estrela, como as de Júpiter ou Urano. 

Um único enfraquecimento da luz não é suficiente – simplificando, um eclipse – para garantir a descoberta de um novo planeta, mas são necessários pelo menos dois.

É por isso que para a continuação dessa pesquisa é muito bem-vinda a possibilidade de substituir humanos por computadores. Um resultado muito importante nesse sentido, que utiliza a inteligência artificial, foi alcançado por um pesquisadores da Universidade de Warwick. 

Eles desenvolveram um novo algoritmo de aprendizado de máquina com o qual foi possível confirmar a existência de 50 novos planetas identificados em primeira instância pelo telescópio espacial Kepler. 

O novo algoritmo foi desenhado para ser capaz de distinguir automaticamente planetas reais de "falsos positivos", ou seja, daqueles sinais que sugerem a existência de um exoplaneta, mas que no final são outra coisa. Outros algoritmos já foram desenvolvidos, mas esse é o mais rápido de todos. 

As características do algoritmo e seus primeiros resultados foram publicados em Monthly Notices da Royal Astronomical Society. 

Os dados que o telescópio espacial Kepler, que também utiliza o método do “trânsito” para identificar possíveis planetas, envia para a Terra são enormes e o perigo de falsos positivos está sempre à espreita. 

O algoritmo foi "treinado" para distinguir um verdadeiro exoplaneta de um falso positivo, submetendo-o aos dados previamente analisados por astrônomos, que haviam distinguido os verdadeiros planetas dos erros. Assim que o algoritmo entendeu como fazer essa distinção, foi alimentado com material que nunca havia sido analisado e em pouquíssimo tempo os resultados chegaram.

Visto que no futuro os satélites para a busca de exoplanetas serão cada vez mais numerosos – entre os quais o europeu PLATO – algoritmos similares serão cada vez mais necessários para facilitar esse tipo de pesquisa que tem entre seus objetivos o de procurar um planeta que mostre sinais de vida orgânica.

Muitos
novos
mundos




O que há do lado de fora do universo em expansão?

Universo é mais simples do que se imagina, diz última teoria de Hawking

Telescópio confirma Einstein ao captar estrela próxima de buraco negro

Teoria de Darwin pode ajudar a desvendar mistérios dos cosmos

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça