Pular para o conteúdo principal

MPF pede quebra do sigilo do Youtube de Edir para apurar fake news sobre coronavírus

O MPF (Ministério Público Federal) pediu à Justiça a quebra do sigilo do perfil do bispo Edir Macedo no Youtube e Facebook em uma investigação para apurar se ele cometeu infração contra a saúde pública.

O líder da Igreja Universal postou em março de 2020 em sua rede social um vídeo no qual dizia que ninguém devia se preocupar com o coronavírus por se tratar de “mais uma tática de Satanás, que trabalha com o medo, o pavor”.

“E quando as pessoas ficam apavoradas, com medo, em dúvida, as pessoas ficam fracassando, débeis e suscetíveis.”

Na época, Edir Macedo fazia abertamente lobby contra o isolamento social anti-coronavírus, para não ter de fechar seus templos, deixando, portanto, de recolher dízimo e doações.


Ele chegou a reproduzir a fake news de um suposto patologista segundo o qual a Covid-19 não é letal, não causando sequer resfriado.

O contágio do coronavírus no Brasil estava então se acelerando e já havia previsões de que o número de óbitos iria ultrapassar os 100 mil.

Sem nunca desmentir o que tinha dito, Edir Macedo deletou o referido vídeo, mas cópia dele continua disponível na internet [ver abaixo].

Em março, o bispo, que tem 75 anos, foi internado por ter contraído o vírus e teve sintomas leves. Ele ficou em um hospital, o Moriah, do grupo de suas empresas, em São Paulo.

Até a tarde hoje (8 de agosto), a Igreja Universal não tinha conhecimento oficial da investigação do MPF, mas adiantou que Edir Macedo não cometeu nenhum crime.

O artigo 268 do Código Penal prevê detenção de um mês a um ano, além de multa, a infrator de medida sanitária preventiva. 



Com informação de Veja e de outras fontes.


Edir Macedo compra em Miami apartamento por US$ 9,65 milhões

Bispo Edir Macedo diz que só tem fé quem faz ‘oferta’

Macedo comete charlatanismo ao 'curar' gay e 'queimar' Aids

Edir Macedo investe em hospital e em plano de saúde

Comentários

deuses Existem? disse…
Leia mais em : https://theintercept.com/2020/04/14/coronavirus-igrejas-evangelicas/

Posts + acessados hoje

Igreja do 'santo' Maradona tem altar, cultos e mandamentos

Derrota de Crivella abala projeto de poder de Bolsonaro e o de Edir Macedo

'Penha me transformou em monstro', afirma ex-marido