Pular para o conteúdo principal

Divulgador científico viral, Átila Iamarino, adverte que Brasil vai ter que alternar entre mitigação e supressão

Com 675 mil inscritos em seu canal (no dia 22 de março de 2020), o biológo Átila Iamarino (Currículo Lattes),  até 15 dias conhecido num estreito círculo de jovens do ScienceBlogs Brasil e do Nerdologia e, após a eclosão da Covid-19, com uma explosão de quase 4,5 milhões de acessos no seu canal no Youtube, está viralizando.

Na última live, ele fala Porque é Importante ficar em Casa,   estabelecendo diferenças entre o que é "mitigação" e "supressão". "Mitigação", o procedimento  correto nessa  altura, é o que o Brasil está fazendo, na redução da circulação de pessoas, mantendo apenas os serviços essenciais. "Supressão" é quando nenhum comércio abre, o que é o que a China já fez em Wuhan  no momento maior da crise,  e o que os brasileiros deverão viver em breve.   


Segundo ele, "se o Brasil não adotar essas normas rígidas haverá mais de 1 milhão de mortos. Felizmente, o Brasil está adotando". 

Sem entrar em opiniões políticas diretamente, ele deixa claro que   é  um absurdo pressionar o Governo para voltar às atividades econômicas.  "Estamos falando de vidas.  O Brasil não pode seguir o exemplo da Itália, que demorou para tomar medidas de isolamento total", alerta.


1 em cada 100 pessoas com Covid-19 morre

Segundo ele, "sendo generoso, de cada 100 pessoas que pegam Coronavírus, 1 delas morre, cerca de 14 dias depois dos primeiros sintomas".

Ele aponta, em seu vídeo,  as razões de contágio de  a pandemia crescer e com base em projeções já adverte que a Espanha terá proporcionalmente mais perdas que a Itália.

Para fazer essas previsões, ele se baseia  em um documento que o próprio Iamarino posta em seus vídeos:  Impacto de intervenções não farmacêuticas (NPIs, na sigla em inglês) para reduzir a mortalidade e a demanda de cuidados de saúde com COVID-19.  documento público, disponível no site do Imperial College, divulgado  por uma plêiade de cientistas da WHO (OMS):  Collaborating Centre for Infectious Disease Modelling,  MRC Centre for Global Infectious Disease Analysis, Abdul Latif Jameel Institute for Disease and Emergency Analytics e, claro, o  Imperial College of London


Divulgação Científica

Átila Iamarino se alinha a Drauzio Varella como divulgador científico sério, comprometido com temas caros à população, numa linguagem menos hermética,  e desprovido  de qualquer crença que não seja na Ciência.

O que é muito bom, tendo em vista que o Brasil sempre careceu de quem faça a ponte entre Comunicação e Ciência. Mesmo os cursos acadêmicos de  Jornalismo Científico formam muito mais pessoas versadas num  discurso  purista do que um "tradutor" de teses, vocabulário e ideias da Ciência para uma versão mais palatável.

Ainda que mais digeríveis,  os vídeos de Iamarino  ainda possuem  uma abordagem com certa  complexidade e são um pouco longos, para uma população ávida por informações e numa época em que a atenção só se prende  numa argumentação expositiva por até 15 minutos.

Tanto que colaboradores de Átila  fazem a divisão do tempo do vídeo em temas. Como esse  índice, repetido aqui abaixo, do vídeo de 22 de março.

01:03 - Curso da doença 
20:50 - Interpretando os números 
31:00 - O que o Brasil está fazendo? 
43:35 - Recados finais 
44:00 - Átila solicitando que parem de distorcer a mensagem dele

Por causa da sua experiência em podcasts e lives, às vezes suas apresentações são atrapalhadas e interrompidas com saudações, olás e salves aos fãs, no chat. Afortunadamente,  nos dois últimos vídeos, com temas   bem graves, esses cumprimentos foram abandonados.




Átila Iamarino é Biólogo,  bacharelado (2006), doutor em microbiologia (2012) pela Universidade de São Paulo e divulgador científico na internet. Fez pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e pela Yale University em Virologia  (Ebola, Zika, HIV) e espalhamento de vírus. 

Fundador da maior rede de blogs de ciência em língua portuguesa, o ScienceBlogs Brasil, ele atualmente  faz comunicação de ciência no Nerdologia e no próprio canal no YouTube para mais de 2 milhões e meio de pessoas. 

Na mesma linha editorial  deste blog Paulopes, vale a pena também assistir:  O que é o espírito na minha visão de cientista 

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida