Pular para o conteúdo principal

Com a postura criminosa de Bolsonaro, Covid-19 pode virar a peste negra do Brasil

Philipp Lichterbeck / Deutsche Welle / Opinião     Antes das eleições de 2018, escrevi aqui sobre a hostilidade do bolsonarismo em relação à ciência. Agora, está comprovado aonde isso leva. Direto para a catástrofe.

A situação no Brasil pode muito bem ser comparada à Idade Média na Europa. Naquela época, o fanatismo religioso fez com que fossem esquecidos os conhecimentos dos gregos e romanos no campo da higiene. Um resultado: a peste negra atravessou a Europa e matou milhões que nem sabiam como pegaram a doença, porque o veículo de transmissão — pulgas que passavam de ratos para humanos — era desconhecido.

A Covid-19 é a peste negra do Brasil. Se o novo coronavírus fizer com que milhares de brasileiros adoeçam nas próximas semanas e levar não apenas o sistema de saúde, mas também a sociedade brasileira à beira do caos, haverá para isso um principal culpado. O nome dele é Jair Bolsonaro, ele é chefe de Estado de 210 milhões de pessoas e disse que não se importa com o coronavírus. Ele age de forma criminosa.

O Brasil é liderado por um psicopata, e o país faria bem em removê-lo o mais rápido possível. Razões para isso haveria muitas. Também não parece mais absurdo que os generais já estejam fartos do caos que o presidente está causando, enquanto uma pandemia ameaça o Brasil.

O problema não é apenas a maldade do presidente, que, por vaidade e cálculo político, coloca em risco a vida de centenas de pessoas e desrespeita acintosamente as recomendações da Organização Mundial da Saúde. É, antes, sua limitação cognitiva.

A visão de mundo de Bolsonaro e de seus seguidores é, na sua primitividade, algo difícil de superar. Tudo o que é complexo demais para eles, descrevem como invenção da mídia e dos comunistas. Foi o que o bispo Edir Macedo, chefe da medieval IURD, acabou de dizer, literalmente, sobre o coronavírus.

Já em 2019 foi possível ver até onde a hostilidade à ciência do bolsonarismo pode levar, quando o presidente demitiu um dos cientistas mais respeitados do país ao ficar contrariado com seus dados sobre os incêndios florestais na Amazônia. Isso deveria ter sido um aviso. Porque decisões responsáveis são tomadas com base no conhecimento, e não no delírio.

Quando se trata de resolver problemas reais, como a pandemia do coronavírus, a verdade tem uma clara vantagem prática: ela funciona. E, da mesma forma: quem sabe muito, se torna humilde; quem sabe pouco, arrogante. E arrogância é, definitivamente, algo que não falta a este presidente e à sua turma.

Na Europa e, especialmente, na Ásia, vê-se agora como a ciência é importante para lidar com a pandemia do coronavírus. Aumenta novamente a demanda por cientistas e políticos sóbrios, enquanto os populistas, com suas mentiras e teorias da conspiração, são postos de lado.

A situação é extrema demais para ser relegada a extremistas. Mas no Brasil, o extremista ocupa o mais alto cargo do Estado.

O governo brasileiro teve tempo suficiente para evitar o pior quando os dois primeiros casos de Covid-19 foram notificados em São Paulo. Se o governo cuidasse do bem-estar dos brasileiros, rapidamente teria começado a restringir a vida pública e a preparar a população.

Hoje, se conhece, a partir dos exemplos de China, Itália, Espanha e França, a forma rápida e devastadora com que o coronavírus pode se espalhar. Também está claro que isso não interessa ao presidente e a seus seguidores.

O filósofo Harry G. Frankfurt escreve em seu livro On Bullshit (Sobre falar merda) que o "bullshitter" é pior que o mentiroso, porque este último ainda tem pelo menos uma conexão com a verdade que ele nega. Já o bullshitter não se importa com nada. Ele diz qualquer absurdo para agradar seus seguidores e satisfazer sua vaidade.

Se o bullshitter é seu vizinho José ou sua tia Márcia, pode até ser bastante divertido. Mas se o bullshitter é o presidente do Brasil e se, ao mesmo tempo, o país enfrenta uma pandemia, então realmente é possível que venha o pânico contra o qual todos estão alertando. O problema não se chama coronavírus. Ele se chama Bolsonaro. O tempo está voando.

Philipp Lichterbeck [@Lichterbeck_Rio] queria abrir um novo capítulo em sua vida quando se mudou de Berlim para o Rio, em 2012. Desde então, ele colabora com reportagens sobre o Brasil e demais países da América Latina para jornais na Alemanha, Suíça e Áustria. Ele viaja frequentemente entre Alemanha, Brasil e outros países do continente americano..

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. O título original do texto é 

Comentários

Emerson Santos disse…
Nao gosto de meter politica nesses pontos ... mas vamos la .. o nosso problema nao eh somente o bozo .. e se fosse por acaso um presidente da oposição ? .. o que teríamos eram clínicos genéricos cubanos vindo de avião trazendo a "cura" do coronavírus , como um de seus aliados jogou aos 4 ventos na mídia ... A situação é clara ... o brasileiro como povo não gosta de ciência .. eh terrivelmente alienado e sempre a "lei de Gerson" estará arraigada no sangue do povo o que termina conduzindo o destino do país. O bozo (situação) e a oposição .. são apenas reflexo da decadência que o Brasil chegou na politica ;. um pais fracassado na área de saúde e educação publicas... e onde o coronavírus ira terminar por encontrar uma casa confortável e duradoura ...
Róger disse…
Bolsonaro é o melhor presidente que ja tivemos. Me arrependo de nao ter votado nele. Ele ta certo em nao se preocupar com coronavirus, o homem foi enviado por Deus, é cheio de fé e coragem enquanto os outros estão com medo. Ou se tem fé ou se tem medo, os dois nao pode coexistir numa única pessoa. Covid19 não é isso tudo que estão falando, tuberculose e diarréia matam mais que coronavirus.
Bolsonaro é um gênio, varão valoroso. Se não fosse o Bolsonaro ganhando essas eleições o PT iria instaurar o verdadeiro caos nesse país. Agradece a Deus por ter enviado os Bolsonaros, todos eles são muito corajosos, verdadeiros guerreiros que lutam pelo bem do nosso país. Podem nao ser corretos em tudo, todo homem tem pecados e acabam falando besteira em algum momento, mas temos que olhar os pontos positivos, as qualidades. Ninguém governaria tão bem quanto Jair Bolsonaro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih