Pular para o conteúdo principal

Coronavírus se espalha por mais de 40 países e territórios e mata mais de 2.700 pessoas

A MAIORIA DOS CASOS DE
CONTAMINAÇÃO E MORTE
OCORRE NA CHINA

por Deutsche Welle

O novo coronavírus já se espalhou por mais de 40 países e territórios, causou a morte de mais de 2.700 pessoas e infectou mais de 80 mil, das quais cerca de 30 mil se recuperaram.

A maioria dos casos foi registrada na China, onde está o epicentro do surto. Mas novos casos e uma rápida propagação na Europa, no Oriente Médio e na Ásia elevaram os temores de contágio.

Na Europa, a maioria dos casos é de pessoas que visitaram recentemente a Itália, como também é a infecção confirmada no Brasil.

Além da China, onde o surto começou no final de 2019, Irã, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan registraram mortes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 (nome da doença respiratória causada pelo novo coronavírus) uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino dos casos na Itália, na Coreia do Sul e no Irã nos últimos dias.

A OMS também observou que, nesta terça-feira, pela primeira vez foram registrados mais casos fora da China do que dentro do país asiático.

Esta é a situação na manhã desta quarta-feira (26/02), pelo horário de Brasília:

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira, trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, que viajou a trabalho à Itália de 9 a 21 de fevereiro.

A Coreia do Sul registrou 284 novos casos do novo coronavírus nesta quarta-feira, incluindo um soldado americano estacionado no país. O total chegou a 1.261 casos de infecção, mas deverá aumentar ainda mais. Onze pessoas morreram. A maioria das 11 mortes ocorreu num hospital no condado de Cheongdo, perto de Daegu, onde uma série de infeções foi detectada numa ala psiquiátrica.

Dos novos casos, 134 foram registrados na cidade de Daegu, onde fica um ramo da igreja Shincheonji Church of Jesus, que foi associada à propagação do vírus pelas autoridades. Todos os 200 mil fiéis da igreja deverão passar por testes, já que a maioria dos casos tem relação com a igreja.

O soldado americano infectado tem 23 anos e está na base militar de Camp Carroll, a cerca de 20 km de Daegu. Ele está de quarentena em sua residência.


A Tailândia registrou três novos casos nesta quarta-feira, elevando o total no país para 40. Dois dos novos pacientes, ambos cidadãos tailandeses, estiveram de férias na ilha japonesa de Hokkaido e mantiveram contato com o terceiro paciente, um menino de 8 anos, disseram as autoridades.

O número de casos registrados na China nesta terça-feira chegou a 406, uma queda ante os 508 do dia anterior. O país tem 78.064 pessoas infectadas. Mais 52 morreram nesta terça-feira, a maioria em Wuhan. Na segunda haviam sido 71. Todos moravam na província de Hubei, onde fica Wuhan, assim como 401 dos 406 novos casos. Em todo o país já morreram 2.715 pessoas em decorrência do vírus.

As autoridades chinesas colocaram em quarentena 94 passageiros de um voo que chegou a Nanjing, oriundo da capital sul-coreana, depois de três passageiros terem acusado febre, informou a imprensa estatal.

O Irã confirmou mais quatro mortos pela doença, elevando o total de vítimas a 19. Já são 139 os casos confirmados de Covid-19. Os 44 novos casos de contágio foram registrados principalmente na província de Qom, epicentro da enfermidade no Irã, onde houve 15 novos registros.

Os temores se elevaram ainda mais no país depois de o chefe da força-tarefa criada para combater o vírus, o vice-ministro da Saúde, Iraj Harirchi, ter admitido que ele mesmo contraíu a doença. Harirchi havia tossido e suava muito durante uma entrevista ao lado do porta-voz do governo, Ali Rabiei, na segunda-feira. Ele havia gerado polêmica ao negar que 50 pessoas morreram por causa do vírus em Qom.

O Kuwait registrou mais 13 novos casos, e o total no país chegou a 25, segundo as autoridades de saúde. O balanço anterior era de 18 casos. Todos os novos casos "estão relacionados a viagens ao Irã", comunicou o Ministério da Saúde.

Na Alemanha, um homem que contraiu o vírus está em estado crítico e foi levado para um hospital em Düsseldorf. Ele mora no vilarejo de Heinsberg, perto da fronteira com a Holanda, onde as autoridades estão de alerta porque o paciente alemão visitou a província de Limburg na semana passada. O segundo novo caso no país, um homem de 25 anos, está em estado estável no estado de Baden-Württemberg.

Na Itália já há 374 casos confirmados, incluindo quatro menores de idade na região da Lombardia, na qual há 259 infectados, confirmaram autoridades nesta quarta. O número de mortos em todo o país, que é o epicentro do surto na Europa, chegou a 12. As regiões mais afetadas são Lombardia e Vêneto. A morte mais recente é de um homem de 69 anos, com doenças respiratórias, morador da província de Lodi, na região da Lombardia.

A França confirmou a primeira morte de um cidadão francês em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde. Trata-se de um homem de 60 anos. O país tem 17 casos registrados da doença, três dos quais nesta terça-feira. O primeiro morto na França foi um turista chinês de 80 anos, em 14 de fevereiro.

Oito pessoas foram confirmadas como portadoras do novo coronavírus na Espanha desde terça-feira, em lugares diversos, como as Ilhas Canárias, a Catalunha, a Comunidade Valenciana e Madri. A maioria delas está relacionadas com o surto detectado na Itália.

Em um hotel em Tenerife, nas Canárias, há quatro pessoas de nacionalidade italiana que estão passando férias. São elas um médico, a esposa e dois amigos próximos. As autoridades de saúde espanholas ordenaram o isolamento preventivo de todos e o acompanhamento dos mais de 700 hóspedes, que estão isolados no local.

Uma mulher de 36 anos de nacionalidade italiana, mas residente em Barcelona, e que viajou para o norte da Itália, é o primeiro caso confirmado de Covid-19 na Catalunha. Em Madri, o primeiro caso de infecção pelo Sars-CoV-2 é o de um jovem de 24 anos que viajou para o norte de Itália. O segundo caso na capital foi divulgado nesta quarta-feira: o paciente também é uma pessoa que esteve recentemente na Itália.

O oitavo caso foi confirmado pelas autoridades de saúde da Comunidade Valenciana, no leste da Espanha. Trata-se de um homem que foi ao hospital em Vilarreal com sintomas compatíveis com a doença. Este seria o único dos casos confirmados não relacionado com o surto detectado no norte da Itália.

Esses registros se juntam aos da semana passada no país: um alemão que viajou para La Gomera, nas Ilhas Canárias, e um britânico em Palma de Maiorca. Ambos já foram dispensados. O contágio em todos os casos ocorreu fora da Espanha.

A Grécia confirmou nesta quarta-feira seu primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus. A paciente é uma mulher de 38 anos que recentemente viajou para o norte da Itália. Ela apresenta sintomas leve e não está em situação de risco.

Este é o número de casos em outros países e territórios nesta quarta-feira:

Hong Kong: 81 casos, 2 mortes

Macau: 10 casos

Japão: 864 casos, incluindo 693 do navio cruzeiro Diamond Princess, ancorado em Yokohama, 5 mortes

Cingapura: 91 casos

Estados Unidos: 57 casos

Taiwan: 32 casos, 1 morte

Austrália: 23 casos

Malásia: 22 casos

Bahrain: 26 casos

Vietnã: 16 casos

Emirados Árabes Unidos: 13 casos

Reino Unido: 13 casos

Canadá: 11 casos

Iraque: 5 casos

Filipinas: 3 casos, 1 morte

Índia: 3 casos

Rússia: 2 casos

Israel: 2 casos

Omã: 2 casos

Croácia: 2 casos

Áustria: 2 casos

Líbano: 1 caso

Bélgica: 1 caso

Nepal: 1 caso

Sri Lanka: 1 caso

Suécia: 1 caso

Cambodja: 1 caso

Finlândia: 1 caso

Egito: 1 caso

Argélia: 1 caso

Afeganistão: 1 caso

Suíça: 1 caso

Deutsche Welle é uma emissora da Alemanha que produz jornalismo em 30 idiomas.



Contraprova confirma primeira ocorrência de infecção por coronavírus do Brasil

Pastor americano diz que Deus enviou o coronavírus para 'eliminar' pecadores

Saiba como se proteger do coronavírus

Ministro diz que Indonésia não tem caso de coronavírus 'por causa do poder das orações'




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...