Pular para o conteúdo principal

Casos de coronavírus são mais do que constam nos dados oficiais da China

Hospital de Wuhan está
sobrecarregado e há médicos
para os novos estabelecimentos

por Deutsche Welle

Um técnico de medicina de um hospital na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus, afirma que muitas mortes por coronavírus não entram nas estatísticas oficiais.

Segundo o funcionário, entrevistado pela Deutsche Welle sob condição de anonimato, hospitais, médicos e enfermeiros estão sobrecarregados e a população tem de esperar horas para receber tratamento.

DW: O senhor confia nos números oficiais de infecções e mortes?

Jiesi Luo (nome fictício): Acho que há muito mais infecções e mortes por coronavírus do que estão sendo divulgadas oficialmente. Quando os testes preliminares determinam que um paciente tem uma doença pulmonar, o teste de ácido nucleico (NAT), que detecta vírus, nem sempre pode ser realizado porque a lista de espera é muito longa. Então o paciente não é diagnosticado. Além disso, se alguém morrer de doença pulmonar e não tiver feito o teste de NAT, o óbito não é registrado na estatística como tendo sido causado pelo coronavírus.

Qual é o risco atual de uma infecção em Wuhan?

Os pacientes que apresentam sintomas muitas vezes têm de esperar horas antes de receber o tratamento. Os médicos prescrevem medicamentos, e os pacientes são enviados para casa para se autoisolarem. As salas de espera estão cheias de gente tossindo, e a população que tem que esperar nessas condições corre o risco de infecção.


Leva-se muito tempo para chegar a outro hospital. Quem não tem carro depende de táxis, mas só dois táxis são oficialmente designados para cada bloco habitacional. Apenas alguns voluntários levam os doentes para os hospitais. O telefone de emergência 120 está totalmente sobrecarregado e já não funciona. As pessoas são forçadas a caminhar para o hospital.

Há suficientes trajes de proteção, por exemplo, máscaras?

As máscaras de proteção e os desinfetantes estão esgotados. Os hospitais também têm um suprimento muito limitado. Neste meio tempo, muitas doações chegaram a Wuhan. Mas os regulamentos para os médicos trocarem máscaras e roupas de proteção a cada quatro a seis horas não podem ser cumpridos.

O primeiro de dois novos hospitais foi inaugurado em Wuhan. Isso é uma boa notícia?

As 2 mil camas extras nos hospitais recém-construídos não bastam, porque não há pessoal médico suficiente. Médicos e enfermeiros estão completamente sobrecarregados e o sistema que organiza os turnos está em colapso. O tratamento de longo prazo é necessário para o paciente se recuperar de uma doença pulmonar. As autoridades estão atualmente mobilizando funcionários de clínicas menores.

Jiesi Luo (pseudônimo) é técnico de medicina de um hospital de Wuhan. Ele se recusou a dar seu nome devido a preocupações com sua segurança.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. 



Sintomas do coronavírus são semelhantes aos da gripe, informa Drauzio Varella

Pastor americano diz que Deus enviou o coronavírus para 'eliminar' pecadores

Laboratório americano promete vacina contra coronavírus para junho

Corpo humano abriga trilhões de vírus, muito mais do que células




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos