Pular para o conteúdo principal

Casos de coronavírus são mais do que constam nos dados oficiais da China

Hospital de Wuhan está
sobrecarregado e há médicos
para os novos estabelecimentos

por Deutsche Welle

Um técnico de medicina de um hospital na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus, afirma que muitas mortes por coronavírus não entram nas estatísticas oficiais.

Segundo o funcionário, entrevistado pela Deutsche Welle sob condição de anonimato, hospitais, médicos e enfermeiros estão sobrecarregados e a população tem de esperar horas para receber tratamento.

DW: O senhor confia nos números oficiais de infecções e mortes?

Jiesi Luo (nome fictício): Acho que há muito mais infecções e mortes por coronavírus do que estão sendo divulgadas oficialmente. Quando os testes preliminares determinam que um paciente tem uma doença pulmonar, o teste de ácido nucleico (NAT), que detecta vírus, nem sempre pode ser realizado porque a lista de espera é muito longa. Então o paciente não é diagnosticado. Além disso, se alguém morrer de doença pulmonar e não tiver feito o teste de NAT, o óbito não é registrado na estatística como tendo sido causado pelo coronavírus.

Qual é o risco atual de uma infecção em Wuhan?

Os pacientes que apresentam sintomas muitas vezes têm de esperar horas antes de receber o tratamento. Os médicos prescrevem medicamentos, e os pacientes são enviados para casa para se autoisolarem. As salas de espera estão cheias de gente tossindo, e a população que tem que esperar nessas condições corre o risco de infecção.


Leva-se muito tempo para chegar a outro hospital. Quem não tem carro depende de táxis, mas só dois táxis são oficialmente designados para cada bloco habitacional. Apenas alguns voluntários levam os doentes para os hospitais. O telefone de emergência 120 está totalmente sobrecarregado e já não funciona. As pessoas são forçadas a caminhar para o hospital.

Há suficientes trajes de proteção, por exemplo, máscaras?

As máscaras de proteção e os desinfetantes estão esgotados. Os hospitais também têm um suprimento muito limitado. Neste meio tempo, muitas doações chegaram a Wuhan. Mas os regulamentos para os médicos trocarem máscaras e roupas de proteção a cada quatro a seis horas não podem ser cumpridos.

O primeiro de dois novos hospitais foi inaugurado em Wuhan. Isso é uma boa notícia?

As 2 mil camas extras nos hospitais recém-construídos não bastam, porque não há pessoal médico suficiente. Médicos e enfermeiros estão completamente sobrecarregados e o sistema que organiza os turnos está em colapso. O tratamento de longo prazo é necessário para o paciente se recuperar de uma doença pulmonar. As autoridades estão atualmente mobilizando funcionários de clínicas menores.

Jiesi Luo (pseudônimo) é técnico de medicina de um hospital de Wuhan. Ele se recusou a dar seu nome devido a preocupações com sua segurança.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. 



Sintomas do coronavírus são semelhantes aos da gripe, informa Drauzio Varella

Pastor americano diz que Deus enviou o coronavírus para 'eliminar' pecadores

Laboratório americano promete vacina contra coronavírus para junho

Corpo humano abriga trilhões de vírus, muito mais do que células




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos