Pular para o conteúdo principal

Bispo se irrita ao saber que católicos não creem que pão e vinho sejam Jesus

Pela doutrina católica, o pão
 e o vinho são o corpo de Cristo,
 e não uma simbologia. Assim,
 em tese, quem acredita nessa
doutrina é antropófogo


por Mark Pattison
para Catholic News Service,

Um novo estudo sobre o nível da crença católica na presença real de Jesus na Eucaristia mostrou que a maioria dos católicos não acredita que o pão e o vinho usados na missa se tornam o corpo e o sangue de Cristo.

O relatório recebeu uma forte repreensão de Robert Barron, bispo auxiliar de Los Angeles, que postou no Twitter no dia 6 de agosto: “É difícil descrever como me sinto irritado depois de ler o que o estudo mais recente do @pewresearch revela sobre a compreensão da Eucaristia entre os católicos. Isso deveria ser um chamado a despertar para todos nós na Igreja”.

Em um vídeo que acompanhou o tuíte, a raiva de Dom Barron não se dirige ao Pew, mas para dentro. “Estou culpando a mim mesmo, aos bispos, aos padres e a qualquer um” que seja responsável por transmitir a fé, disse ele. “Somos todos culpados.”

E acrescentou: “Tem sido um maciço fracasso da Igreja carregar a sua própria tradição”.

O estudo do Pew, divulgado no dia 5 de agosto de 2019, mostrou que 69% de todas as pessoas que se identificam como católicas disseram acreditar que o pão e o vinho usados na missa não são Jesus, mas sim “símbolos do corpo e do sangue de Jesus Cristo”. Os outros 31% acreditam na presença real de Jesus na Eucaristia, conhecida como transubstanciação.

“A maioria dos católicos que acredita que o pão e o vinho são simbólicos não sabem que a Igreja afirma que a transubstanciação ocorre”, disse Gregory Smith, diretor-associado de pesquisa do Pew Research Center, em Washington. 

“No geral, 43% dos católicos acreditam que o pão e o vinho são simbólicos e também que isso reflete a posição da Igreja.”

“Mesmo assim, um em cada cinco católicos — 22% — rejeita a ideia da transubstanciação, mesmo sabendo sobre o ensinamento da Igreja”, disse Smith.

O número de pessoas que acreditam na transubstanciação é maior entre os católicos que vão à missa pelo menos uma vez por semana, mas dificilmente são esmagadores. Cerca de cinco em cada oito católicos que frequentam a igreja acreditam no ensinamento da Igreja sobre transubstanciação.

Entre os 37% que não acreditam que o pão e o vinho da Comunhão realmente se tornam o corpo e o sangue de Cristo, estão divididos 23% que não sabem qual é o ensinamento da Igreja e 14% que conhecem o ensinamento da Igreja, mas não acreditam nele, disse Smith.

De acordo com os números do Pew, a maioria dos entrevistados em todas as faixas etárias acredita que o pão e o vinho usados na missa são simbólicos, e a maioria cresce à medida que a faixa etária se torna mais jovem. Os católicos com Ensino Médio ou menos têm menos probabilidade de acreditar na transubstanciação; os católicos hispânicos acreditam menos nela do que os brancos; e as mulheres acreditam menos na transubstanciação do que os homens.

Barron parecia admirado com as descobertas. “Qualquer católico que se preze sabe que esse é um ensinamento central”, disse ele no vídeo. “É um princípio básico do catolicismo.”

Ele disse que alguns são obrigados a reagir: “Ah, bem, quem se importa? Contanto que estejam comprometidos com os pobres ou comprometidos com a justiça social. Isso não é importante?”. Mas Dom Barron chamou isso de “uma redução da religião à moral, que é repugnante ao catolicismo”.

Ele citou uma lista de santos e pessoas veneráveis — entre eles Dorothy Day, Santa Katharine Drexel, Jacques Maritain e São Vicente de Paulo – que, disse, tinham “um profundo entendimento e amor pela Eucaristia”, e disse que, se alguém lhes perguntasse se a Eucaristia é um bom símbolo de Jesus?, “haveria uma rebelião aberta”.

“Tirem os ensinamentos centrais da nossa Igreja no nível doutrinal e, acreditem em mim, tirarão o nosso compromisso com os pobres”, disse Dom Barron. “Tudo isso faz parte, como um todo.”




Primeiros cristãos promoviam sacrifício humano, diz livro

Universal chama hóstia de 'pão do mal'; Igreja Católica reage

Bizarro: hóstia consagrada é o próprio corpo de Cristo

Vegetariano pode tomar hóstia, que é o corpo de Cristo?


Comentários

deuses Existem? disse…
“Ainda que o gosto sensível do que comungamos seja de pão, a hóstia consagrada não é pão, mas o Corpo de Cristo; ainda que se perceba o gosto de vinho, o que se bebe do cálice sagrado não é vinho, mas o sangue de Cristo. Mesmo hoje essas palavras podem parecer muito duras aos ouvidos dos mais céticos (cf. Jo 6, 60). Isso, todavia, não pode minimizar a grandeza do "mistério da fé":

"Minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida" (Jo 6, 55).

“Deus é um comediante atuando diante de uma platéia assustada demais para rir”

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese